TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ALCOOLISMO NAS POPULAÇÕES INDÍGENAS

Por:   •  17/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

ALCOOLISMO NAS POPULAÇÕES INDÍGENAS.

Adriene Coelho Guimarães¹

Bruna Borges Santos²

Laura Raquel Silva da Costa³

Rayllane Barbosa Gomes4

Viviane de Souza Bernardes5

Bahiyyeh Ahmadpour6

Introdução: O uso abusivo do álcool é um problema de saúde pública e se caracteriza como uma das doenças mais comuns que acometem os índios, tendo como agravante principal o contato entre indígenas e não-indígenas.¹*Com o desequilíbrio na questão cultural, o álcool deixou de fazer parte dos rituais tradicionais para se tornar um vício.² Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo geral identificar os aspectos que  envolvem o consumo de álcool nas comunidades indígenas e como objetivo específico verificar as causas e consequências do alcoolismo entre os índios. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura com pesquisa nas bases de dados: Lilacs, Pubmed e Scielo, através das seguintes palavras-chave: alcoolismo, índio e saúde pública. Os critérios utilizados foram: língua portuguesa, tema de interesse e artigos entre os anos 2006 à 2016 disponíveis na íntegra. Foram encontrados apenas 10 artigos dentro dos critérios de inclusão e exclusão abrangendo regiões como: Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Noroeste Amazônico. Resultados: os artigos abordados continham os seguintes dados: na etnia Kaingang do Paraná 26,8% consumia bebidas alcoólicas e a prevalência era no sexo masculino 40,1%; entre os Terena do Mato Grosso do Sul 18,8% ingeriam álcool, maioria homens, 28,7%. Os fatores que levam ao alcolismo: o processo de fusão da cultura entre índios e brancos, tristeza, problemas econômicos, ociosidade, entre outros*. Os óbitos por cirrose hepática aumentaram, além da violência contra mulheres, adolescentes e crianças, resultando em desestruturação familiar.³ Conclusão: A revisão de literatura evidencia que antes do contato com os brancos o uso de bebidas era associado ao contexto religioso e profano*, agora há utilização de destilados sem contexto cultural, vinculados à diversão e ao lazer.* Portanto, o profissional de saúde tem papel importante frente a essa problemática devendo atuar diretamente no combate e prevenção do alcoolismo entre as comunidades indígenas

Descritores: Alcoolismo, Índio, Saúde Pública.  

REFERÊNCIAS

1 - Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Brasília, 2000.

2 - Maximiliano S, Suely D, Luiza G. Modos de vida e modos de beber de jovens indígenas em um contexto de transformações. Ciência & Saúde Coletiva, 2010; 15(3): 709-716.

3 - Juliana M, Silvana M, Rita de Cassia O, Antonia S. Implicações do uso do álcool na comunidade indígena Potiguara. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2011; 21(1): 319-333.

Ari J, Esther L. Reflexões sobre estratégias de intervenção a partir do processo de alcoolização e das práticas de autoatenção entre os índios Kaingang, Santa Catarina, Brasil.  Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2014; 30(6):1-10.

Liliana G, Sonia G. Alcoolismo e violência em etnias indígenas: uma visão crítica da situação brasileira. Psicologia & Sociedade. 2007; 19(1): 45-51.

*Maximiliano S, Luiza G. Desconstruindo o alcoolismo: notas a partir da construção do objeto de pesquisa no contexto indígena. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund. 2006; (2): 279-292.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com