TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curso de Bioética Para Leigos: Relato de Experiência

Por:   •  30/3/2020  •  Artigo  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 9

Curso de Bioética para leigos: Relato de experiência

Renata Rabello de Oliveira Peloi

RESUMO: Este artigo traz um relato da experiência da idealização de um curso de Bioética para leigos em Londrina-PR. O impacto dos avanços biotecnológicos tem sido objeto de debate nos dias atuais principalmente pelas suas implicações éticas e sociais. Porém, as informações verdadeiras e que levam à população a uma real reflexão não chegam ao mesmo passo que estas transformações. O curso de Bioética para leigos é um programa que foi concebido voltado à orientação e à formação de leigos interessados no estudo e discussão de temas éticos atuais em Bioética. Este primeiro curso se desenvolveu em seis semanas com um encontro semanal de três horas. O número total de participantes foi de 15 com idades entre 40 a 65 todos com escolaridade superior. Os participantes elegeram alguns temas éticos, previamente apresentados, a serem tratados e discutidos. Todos os encontros foram mediados por profissionais bioeticistas. Os resultados foram satisfatórios onde todos os participantes foram unânimes em expor que o curso trouxe uma reflexão mais clara sobre os temas e que mediante estes conhecimentos adquiridos se sentem mais preparados para argumentar, opinar e discutir sobre os temas polêmicos. Ainda se faz necessária a conscientização de projetos educacionais em Bioética voltados para esta população para a formação do caráter moral e ético da sociedade.

Palavras-chave: Bioética, ética, moral, dilemas, discussão, reflexão.

ABSTRACT: This article brings a case report of the idealization of a Bioethics course for laypeople in Londrina-PR. The impact of the biotechnological advances has been object of debate nowadays mainly for its ethical and social implications. However, true information does not come in the same pace. This course is a program that was conceived to inform and to prepare laypeople who are interested in the study and discussion of current ethical dilemmas. This first course was developed in six weeks with a three hour weekly meeting. The number of participants was of 15 with ages between 40 and 65 all of them with bachelor degree. The participants chose some ethical subjects to be discussed which were previously presented. All the meetings were mediated by professional bioethicists. The results were satisfactory where all the participants had been unanimous in displaying that the course brought a clearer reflection which led them to feel more prepared to think and to argue on the controversial subjects. There is an urge of more educational projects in bioethics for this population in order to help forming moral and ethical character of the society.

Keywords: Bioethics, ethics, moral, dilemmas, discussion, analysis.

INTRODUÇÃO

Frente aos rápidos avanços biotecnológicos e crescentes situações de cunho moral, faz-se necessária a criação de uma consciência ética da população em geral.  “Parte-se do conceito (...) de que a tumultuosa evolução das tecnologias e seu cada vez maior poder (...) tornam indispensável que toda pessoa responsável ganhe um conhecimento básico e uma capacidade de análise dos fundamentos do agir que lhe permitam intervir de modo decisório (...) frente aos dilemas que a tecnociência traz” (OSSWALD, 2006).  

Rego (2005) aponta a necessidade de agir de forma sistemática e concreta no campo da educação moral, favorecendo formas do sujeito agir com autonomia e sua capacidade de fazer uso crítico da razão e desenvolver seu compromisso com o diálogo e o respeito aos outros.

Em tempos de urgência de valores morais na sociedade atual, não se pode permitir que as discussões bioéticas se limitem apenas no campo acadêmico. A Bioética precisa ser conhecida e entendida por pessoas leigas no seu contexto para que estas possam se pocisionar frente aos dilemas apresentados no cotidiano.

A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos preconiza que “para alcançar uma melhor compreensão das implicações éticas dos avanços científicos e tecnológicos, (...), os Estados devem envidar esforços para promover a formação e educação em Bioética em todos os níveis, bem como estimular programas de disseminação de informação e conhecimento sobre Bioética” (UNESCO, 2005, p. 11).

Para tal, foi concebido um curso de Bioética para leigos voltado à orientação e formação de pessoas interessadas no estudo e discussão de temas éticos atuais em Bioética. O programa segue uma metodologia de estudo a partir de um enfoque científico, antropológico, religioso, moral e ético. Oferece a possibilidade de uma formação que complementa o uso teórico dos diferentes tipos de conhecimento que são necessários dentro do estudo da Bioética.

Segundo Silva (2011), abordar a educação e formação em Bioética é, antes de tudo, abordar a educação em valores, ou ainda, educar na cidadania.

O curso de Bioética para leigos se apresenta como complemento necessário para enriquecer o conhecimento intelectual de todos os interessados nos temas da área da Bioética, especificamente no estudo das bases gerais desde o uso das principais fontes de conhecimento até o domínio do discurso e do método de estudo da Bioética.

Este curso tem como objetivo proporcionar, através do estudo da Bioética, conhecimentos e informações necessários para a realização de discussões de temas éticos vigentes no campo da medicina, sociologia, ecologia, educação e religião.

TEMÁTICA

Os temas apresentados para possíveis discussões foram selecionados seguindo critérios de repercussão destes na mídia e redes sociais e de maior impacto nos últimos anos. Dos temas apresentados, os participantes puderam eleger os de maior interesse atendendo ao cronograma do curso.

“A discussão em grupos de dilemas morais poderia promover a ascensão dos membros do grupo a estágios de moralidade superiores. Tal técnica de discussão deveria ocorrer em ambiente descontraído, sem coerção, assegurando a todos os membros oportunidade de expressar sua opinião de forma democrática. (...) Assim, por meio de um confronto de opiniões gera-se um conflito cognitivo que, por sua vez, leva a maior maturidade de julgamento moral”. (Silva, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com