TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de Conclusão de Curso

Por:   •  24/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  9.748 Palavras (39 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 39

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE[pic 1]

CONSELHEIRO LAFAIETE

CURSO DE PEDAGOGIA

CHELAINE SILVEIRA DE SOUZA

RELATO DE FORMAÇÃO:

TÓPICOS ESPECIAIS EM PEDAGOGIA

CONSELHEIRO LAFAIETE

2019

CHELAINE SILVEIRA DE SOUZA

  1. RELATO DE FORMAÇÃO:
  2. TÓPICOS ESPECIAIS EM PEDAGOGIA

Relato de Formação, apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Presidente Antônio Carlos, como requisito parcial para aprovação na Disciplina de Tópicos Especiais em Pedagogia, 7º período, à Prof.ª Simone Regina de Miranda. 

CONSELHEIRO LAFAIETE

2019

Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível.

Ensinar exige compreender que a educação é uma

forma de intervenção no mundo.

Ensinar não é transferir conhecimento.

Paulo Freire

RELATO DE FORMAÇÃO

O seguinte relato de formação vem estabelecer e relatar minhas experiências, vividas durante todo o curso de graduação, nas disciplinas e nos trabalhos propostos em Tópicos Especiais em Pedagogia, essa formação inicial que contribui para a minha formação de identidade profissional, onde eu Chelaine Silveira de Souza, estudante do 7° (sétimo) período de Pedagogia, através de teorias e práticas desenvolvo e evoluo minha identidade, desmistifico crenças e adquiro subsídios  para um início profissional.

Adentrarei em tópicos especiais visto nesta disciplina, assim como em níveis e modalidades da educação, estas que são regulamentadas tanto pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) quanto por suas diretrizes curriculares específicas. Todo este resgate da formação inicial de um estudante de Pedagogia é parte desta formação de identidade, assim como ser mulher, mãe, estudante de escola pública, enfim, minhas subidentidades e toda a formação contínua.

Abordarei os temas que foram discutidos neste período do qual a professora solicitou que os grupos fizessem uma pesquisa a partir de temas de grande importância, este inerentes a educação, relacionando também com a prática, tal trabalho se baseou em uma metodologia ativa, visto que fomos os sujeitos da aprendizagem, pesquisamos os teóricos e consolidamos isso em sala de aula.  Na segunda etapa deste trabalho ocorreu a mesa redonda que visamos discutir as etapas da educação básica e as modalidades que o pedagogo pode atuar, levando convidados a fim de abordarem com diferentes perspectivas e discutirem a respeito dos temas, nos apresentando a partir de suas vivências e conhecimentos como funciona cada etapa ou modalidade, afim de tirarmos as nossas dúvidas e nortearmos nosso caminho.

Relacionarei referenciais e teorias, afim de associar o que foi visto nesta disciplina com todas as outras estudadas durante o curso, além das experiências e práticas que vivenciei nestes últimos trabalhos quanto nesta caminhada de formação humana, relacionando o referencial teórico estudado com o que me identifico ou  qual caminho pretendo seguir,  nesse propósito que firmei a mim mesma, de ser transformadora e trabalhar em prol da educação.

Um período de graduação é um período de novidades e descobertas, onde como estudante, comecei o processo de explorar, investigar, observar e participar, relacionando tudo que é visto em  teorias com práticas contidas no curso, e também nos estágios. É um momento muito enriquecedor, pois, é quando nos encontramos num clima novo, de conhecimentos, de troca e descobertas, de dúvidas e incertezas, que ao longo da graduação vão se quebrando e quando a etapa final chega, concentra-se um sentimento de gratidão, de possibilidades, dúvidas a qual caminho seguir.

Sendo assim, diante de sentimentos e vivências, experiências e quebra de crenças que vou construindo minha identidade, chegando com a identidade inicial, de uma estudante que quer adquirir conhecimentos para ser um profissional, porém sem a certeza se era essa a área que seguiria com meu propósito de trabalho e vida.

O querido filósofo e educador, Mário Sérgio Cortela (2016) com a seguinte afirmação nos faz refletir: Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço. Sendo assim me assumo como sujeito de exercer um trabalho com propósito, e este precisa estar conectado a interesses, identificações e ações prazerosas, não apenas financeiramente, mas também         nos retornos humanos e na diferença que possa ser feito nas vidas das pessoas.        
           É através de nossa identidade que nos percebemos, nos vemos e queremos que nos vejam.  É um processo de construção de sujeitos enquanto profissional se refere a como o profissional se define e define os outros, é todo seu contexto e sua formação, esta que é contínua e sempre agregará valores e conhecimentos no qual o pedagogo se desenvolverá e evoluirá; envolve tanto o profissional como seu contexto, há subidentidades que se relacionam entre si, com relação a diferentes contextos e vivências.

Segundo Garcia, Hypólito e Vieira (2005):

A identidade profissional dos docentes é entendida como uma construção social marcada por múltiplos fatores que interagem entre si, resultando numa série de representações que os docentes fazem de si mesmos e de suas funções, estabelecendo, consciente ou inconscientemente, negociações das quais certamente fazem parte de suas histórias de vida, suas condições concretas de trabalho, o imaginário recorrente acerca dessa profissão [...]

        É necessário autoreflexão, autoconhecimento, buscar uma visão delicada e sensível para perceber pequenos detalhes que podem fazer total diferença. Percebi-me perdida no começo do curso, visto que minha dúvida era imensa, a Pedagogia não era algo que sempre sonhei ou visava como propósito. Além do que esse propósito como citei acima, na verdade inicialmente era apenas visando o retorno financeiro, por isso quase ingressei no curso de Engenharia de Produção (o que seria uma lástima).

        Hoje sei que estou no rumo certo e me identifiquei dentro do curso, uma área de humanas e que agrega conhecimentos para a formação humana, embora meu sentimento seja satisfatório nesta minha escolha, há muitos desafios para eu me perceber como profissional, perceber qual área quero me aprofundar e exercer a profissão.

        Neste momento de confecção deste relato de formação é mais uma etapa de construção dessa identidade, já que há um resgate de tudo que aprendi: as disciplinas, as teorias, as práticas dentro e fora de sala.  Para quem não tinha perspectiva profissional em anos atrás, hoje me vejo de frente a inúmeras possibilidades, o desafio agora é vivenciá-las, colocando em prática todas as teorias aprendidas em sala e absorver tal realidade profissional para que eu possa escolher de acordo com o que eu me identificar, e assim exercer satisfatoriamente a profissão de pedagoga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.6 Kb)   pdf (333.3 Kb)   docx (63.8 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com