TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Câncer de Mama

Por:   •  28/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.462 Palavras (10 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 10

Câncer de mama

O câncer de mama é um tipo de câncer que se desenvolve a partir de células da mama. Geralmente começa no revestimento interno de dutos de leite ou glóbulos que abastecem o leite. Um tumor maligno pode se espalhar para outras partes do corpo. É conhecido como carcinoma lobular invasivo, enquanto um que se desenvolveu a partir dos dutos é chamado carcinoma dotal.

O câncer de mama é o câncer invasivo mais comum em mulheres em todo o mundo. É responsável por 16% de todos os cânceres femininos e 22,9% dos cânceres invasivos em mulheres e 18,2% de todas as mortes é causado por câncer de mama.

As taxas de câncer de mama são muito maiores nos países desenvolvidos em comparação com os países em desenvolvimento. Há várias razões para isso, com expectativa de vida, possivelmente sendo um dos fatores-chave. O câncer de mama é mais comum em mulheres idosas; mulheres nos países mais ricos vivem muito mais tempo do que nas nações mais pobres. Os diferentes estilos de vida e hábitos alimentares de mulheres em países ricos e pobres também são fatores contribuintes, os especialistas acreditam.

A anatomia de uma mama feminina

[pic 1]

                                                                             1. Parede torácica. 2. Músculos peitorais maiores. 3. Lóbulos (glândulas que fazem leite). 4. Superfície bico do peito. 5. Aréola. 6. Tubo duto lactífero que transporta leite para o mamilo. 7. Tecido adiposo. 8. Pele.

A mama feminina madura consiste em gordura, tecido e milhares de lóbulos conjuntivos - pequenas glândulas que produzem leite. O leite de uma mãe que amamenta passa por minúsculos dutos (tubos) e é entregue através do mamilo.

A mama, como qualquer outra parte do corpo, é composto de bilhões de células microscópicas. Estas células se multiplicam de forma ordenada - novas células são feitas para substituir as que morreram. No câncer, as células se multiplicam de forma incontrolável, e existem muitas células, progressivamente mais e mais do que deveria ser.

Câncer que começa no duto lactífero (ducto de leite), conhecido como carcinoma dotal, é o tipo mais comum. Câncer que começa nos lóbulos, conhecidos como carcinoma lobular, é muito menos comum.

Sinais e sintomas do câncer de mama

Os primeiros sintomas do câncer de mama são geralmente uma área de tecido engrossado na mama da mulher, ou um caroço. A maioria dos pedaços não é cancerosa; no entanto, as mulheres devem levá-los verificado por um profissional de saúde.

  • Um nódulo em um peito
  • A dor nas axilas ou de mama que não parece estar relacionado com o período menstrual da mulher
  • Colocando ou vermelhidão da pele da mama; como a pele de uma laranja.
  • Uma erupção em torno de (ou sobre) um dos mamilos
  • Um inchaço (caroço) em uma das axilas
  • Uma área de tecido da mama engrossada numa
  • Um dos mamilos tem uma descarga; às vezes pode conter sangue.
  • O mamilo muda na aparência; pode tornar-se afundado ou invertido.
  • O tamanho ou a forma das alterações da mama
  • O mamilo-pele pode ter casca, escala ou flocos.

[pic 2]

Causas de câncer de mama

Os especialistas não têm certeza do que causa o câncer de mama. É difícil dizer por que uma pessoa desenvolve a doença, enquanto outra não. Sabemos que alguns fatores de risco podem ter um impacto sobre a probabilidade de desenvolver câncer de mama.

  • Envelhecer - quanto mais velha a mulher fica, maior é o seu risco de desenvolver câncer de mama; a idade é um fator de risco. Mais de 80% de todos os cânceres de mama feminina ocorrem entre mulheres com idade entre 50 anos (após a menopausa).

  • Genética - as mulheres que têm um parente próximo que tem / tinha de mama ou câncer de ovário são mais propensos a desenvolver câncer de mama. Se dois membros próximos da família desenvolver a doença, não significa necessariamente que eles compartilhavam os genes que as tornam mais vulneráveis​​, porque o câncer de mama é um câncer relativamente comum.
  • As mulheres que transportam os genes BRCA1 e BRCA2 têm um risco consideravelmente maior de desenvolver mama e / ou do ovário. Estes genes podem ser herdados. TP53, outro gene, também está ligado a um maior risco de câncer de mama.
  • A história de câncer de mama - mulheres que tiveram câncer de mama, câncer, mesmo não invasivo, são mais propensas a desenvolver a doença de novo, em comparação com as mulheres que não têm histórico da doença.
  • Tendo tido certos tipos de nódulos mamários - as mulheres que tiveram alguns tipos de benignos (não cancerosos) nódulos mamários são mais propensas a desenvolver câncer mais tarde.
  • Tecido mamário denso - mulheres com tecido mamário denso mais tem uma maior chance de desenvolver câncer de mama.
  • Exposição a estrogênios - as mulheres que começam os seus períodos mais cedo ou entraram na menopausa mais tarde do que o habitual tem um risco maior de desenvolver câncer de mama. Isto é porque os seus corpos foram expostos ao estrogênio durante mais tempo. Exposição de estrogênio começa quando os períodos de começar, e cai drasticamente durante a menopausa.
  • Obesidade - pós-menopausa as mulheres obesas e com sobrepeso podem ter um risco maior de desenvolver câncer de mama. Os peritos dizer que existem níveis elevados de estrogênio em mulheres na menopausa obesos, que podem ser a causa do maior risco.
  • Altura - mais alto do que a média as mulheres têm uma probabilidade ligeiramente maior de desenvolver câncer de mama do que as mulheres mais curtas do que a média. Especialistas não tem certeza por que.
  • O consumo de álcool - quanto mais álcool uma mulher bebe regularmente, maior o seu risco de desenvolver câncer de mama é.
  • Exposição à radiação - passando por raios-X e tomografias computadorizadas podem aumentar o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama ligeiramente.

Diagnóstico de câncer de mama                

As mulheres geralmente são diagnosticadas com câncer de mama depois de um rastreio de rotina de câncer de mama, ou após a detecção de determinados sinais e sintomas e vendo o seu médico sobre eles.

Se uma mulher detecta qualquer um dos sinais de câncer de mama e sintomas descritos acima, ela deve falar com o seu médico imediatamente. inicialmente, irá realizar um exame físico e, em seguida, encaminhar o paciente para um especialista, se ele / ela acha que é necessária uma avaliação mais aprofundada. Testes e procedimentos de diagnóstico para câncer de mama:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (226.3 Kb)   docx (96.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com