TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Pesquisa Biomedicina

Por:   •  10/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  5.525 Palavras (23 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 23

                                                                

FACULDADE MULTIVIX – VITÓRIA

ALEXSANDER ALBUQUERQUE

GEL CRIOTERÁPICO COMO COADJUVANTE NA MELHORA DA DISFUNÇÃO LIPODISTRÓFICA ABDOMINAL

PROFESSOR: PEDRO SOUSA

VITÓRIA-ES

2021

ALEXSANDER ALBUQUERQUE

GEL CRIOTERÁPICO COMO COADJUVANTE NA MELHORA DA DISFUNÇÃO LIPODISTRÓFICA ABDOMINAL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade MULTIVIX de Vitória para apreciação.

Orientadora:

VITÓRIA-ES

2021

RESUMO

Introdução: A gordura corporal em excesso é descrita como um problema de relevância global acometendo pessoas de diversas faixas etárias. Esse aumento de gordura na região pélvica é também conhecido como Lipodistrofia Localizada, pode ser entendida como o aumento na densidade e na espessura do tecido adiposo da hipoderme. A crioterapia tem sido aplicada para redução de medidas baseada na aplicação do gel crioterápico que ativa o metabolismo causando um resfriamento superficial da pele, estimulando a termogênese para que aconteça a lipólise, gerando calor e energia, com consequente gasto calórico. É um potencializador da formação de fibras de colágeno e elastina, reduzindo a flacidez de pele. Objetivo: Avaliar o tratamento do gel crioterápico na gordura localizada abdominal em mulheres adultas. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico, realizado na Clínica Bela Derme Estética e Saúde. O estudo será constituído por 34 mulheres entre 20 a 40 anos através da pesquisa que será divulgada através das redes sociais. A seleção será feita conforme os critérios pré-estabelecidos de inclusão e exclusão. O tamanho de amostra foi calculado para realização de comparação do IMC, perimetria, adipometria, e bioimpedância antes e após o tratamento. O perfil sociodemográfico e o grau de satisfação das mulheres será analisado por métodos da estatística descritiva como frequências, percentuais, média, mediana e desvio padrão. A comparação das variáveis será realizada por testes estatísticos pareados. Riscos: Este estudo apresenta risco mínimo para sujeitos da pesquisa, que serão minimizados através do treinamento prévio dos pesquisadores e do compromisso da pesquisadora principal. Os riscos em geral são: irritação, ardências, lacrimejamento, rigidez, redução da destreza, aquecimento local, vermelhidão, leve prurido, pinicação, hipotensão, hipersensibilidade a algum ativo do produto, queimadura solar e hiperemia. Benefícios: Os procedimentos utilizados têm por intuito estimular a oxigenação do tecido aumentando a quantidade de nutrientes que contribuem para a regeneração celular através da estimulação da microcirculação sanguínea. Inicialmente o frio vai gerar uma vasoconstrição local diminuindo o metabolismo e o fluxo sanguíneo limitando o edema. Promove também a eliminação da hiperemia e relaxamento muscular. Promove o gasto energético utilizando a reserva energética para equilibrar a temperatura local, consequentemente vai ocorrer o gasto calórico local, a redução da gordura localizada e a diminuição das medidas da circunferência abdominal desenvolvendo firmeza, elasticidade

e hidratação da pele. Além de agir esteticamente, favorece a autoestima proporcionando um bem-estar físico e mental.

Palavras-chave: Saúde da mulher, Lipodistrofia, Crioterapia.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

1.1 HIPÓTESE        9

1.2 JUSTIFICATIVA        9

2 OBJETIVOS        10

2.1 OBJETIVO GERAL        10

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        10

3 MATERIAIS E MÉTODOS        10

3.1 TIPO DE ESTUDO        10

3.2 LOCAL        10

3.3 AMOSTRA        11

3.3.1 Cálculo do tamanho da amostra        11

3.3.2 Critérios de Inclusão        11

3.3.3 Critérios de exclusão        11

3.4 MÉTODOS/ PROTOCOLO        12

3.4.1 Avaliação        12

3.4.2 Protocolo        13

3.5 ANÁLISE DE DADOS        14

3.6 COMITÊ DE ÉTICA        14

3.6.1 Riscos        14

3.6.2 Benefícios        15

4 RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS        16

4.1 DESFECHO PRIMÁRIO        16

4.2 DESFECHO SECUNDÁRIO        16

5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        16

6 ORÇAMENTO FINANCEIRO        17

REFERÊNCIAS        18

APÊNDICES        20

APÊNDICE A - Termo de consentimento livre e esclarecido        20

APÊNDICE B- Ficha de avaliação do Gel Crioterápico        22

ANEXOS        27

ANEXO A - Questionário de Satisfação        27

1 INTRODUÇÃO

A gordura corporal em excesso é descrita como um problema de relevância global acometendo pessoas de diversas faixas etárias, visto que sua prevalência permanece alta, assim como a crescente procura por tratamento. Este excesso de gordura corporal está diretamente relacionado ao estilo de vida sedentário e a má alimentação. A distribuição da gordura no sexo feminino pode ser classificada com ginecoide, ela é prevalente na região pélvica, coxas e nádegas (BRAGA, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (263.7 Kb)   docx (350.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com