TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionalismo

Ensaios: Funcionalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  2.399 Visualizações

Página 1 de 4

1- Qual a diferença entre a visão de James e Wundt a respeito da consciência? Para James, qual o propósito da consciência?

1-R: De acordo com James, as subestruturas físicas da consciência formam uma parte básica da psicologia.

A consciência deve ser analisada no seu ambiente natural, que é o físico do ser humano. Essa noção biológica da ação do cérebro sobre a consciência é uma característica exclusiva da abordagem de psicologia de James. Ele rebelava-se contra a artificialidade e a estreiteza da posição de Wundt. Acreditava serem as experiências conscientes simplesmente experiências conscientes e não grupos ou conjuntos de elementos. A descoberta de elementos mínimos da consciência, por meio da análise introspectiva, não demonstrava que eles existiam independentemente de um observador treinado. Os psicólogos realizam leituras da experiência com base na sua posição sistemática e com o seu ponto de vista. James destacou, também, a função ou propósito da consciência.

Acreditava que ela desempenhava alguma função biológica, de outro modo não teria sobrevivido ao tempo. A função da consciência e proporcionar a capacidade de adaptação ao ambiente, permitindo-nos escolher.

Para desenvolver essa idéia, James fazia distinção entre a escolha e o hábito; acreditava que os hábitos eram involuntários e não conscientes. Quando estamos diante de um novo problema e temos de escolher uma forma de enfrentá-lo, a consciência entre em cena.

2- Quais os métodos considerados adequados por James para o estudo da consciência? Qual o valor do pragmatismo na nova psicologia?

2-R: São utilizados novos métodos, novos instrumentos e uma renovada vontade de pesquisar fenômenos subjetivos num esforço de dar um fundamento científico às especulações filosóficas de James.

Estados alterados de consciência podem ser provocados por hipnose, meditação, drogas psicodélicas, preces profundas, privação sensorial e por um ataque de psicose aguda. Privação de sono ou jejum podem induzi-los. Epiléticos e pessoas que sofrem de enxaqueca,experiência uma consciência alterada na aura que precede os ataques.

A monotonia hipnótica, como vôos a elevadas altitudes feitos a sós, pode fazer emergir um estado alterado. A estimulação eletrônica do cérebro, o treinamento de ondas cerebrais alfa e teta, a clarividência ou penetrações telepáticas, o treinamento de relaxamento de músculos, o isolamento (como na Antártica) e a estimulação fótica (a luz piscando a determinadas velocidades) podem trazer agudas modificações à consciência. James enfatizava a importância do pragmatismo na psicologia, afirmando a validade de uma idéia ou conceito mediante a análise das conseqüências práticas. A expressão do pragmatismo diz que, se funcionar, é verdadeiro.

3- De que forma Titchener contribuiu para a fundação da psicologia funcional? Por que o funcionalismo não era dotado de uma forma única assim, como o estruturalismo?

3-R:Os pesquisadores associados à fundação do funcionalismo não tinham a ambição de criar uma nova escola de Psicologia. Eles protestavam contra as limitações da Psicologia de Wundt e do estruturalismo de Titchener, mas não desejavam substituí-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com