TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cuidados Paliativos

Por:   •  23/8/2016  •  Seminário  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

Cuidados

Paliativos

Módulo: Clínica da dor

Historicamente cuidados paliativos se confundem com o termo hospice. Na idade media, durante as cruzadas cristã, as hospices eram lugares q abrigavam doentes, órfão, mulheres em trabalho de parto, leprosos e pessoas pobres. Esta forma de hospitalidade tinha como característica o acolhimento, a proteção, o alivio do sofrimento, mais do que a busca pela cura.

O alívio do sofrimento, a compaixão pelo doente e seus familiares, o controle impecável dos sintomas e da dor, a busca pela autonomia e pela manutenção de uma vida ativa enquanto ela durar: esses são alguns dos princípios dos Cuidados Paliativos que, finalmente, começam a ser reconhecidos em todas as esferas da sociedade brasileira.

 O controle da dor é uma das medidas mais de urgência e preocupação para os cuidados paliativos, pois deve se basear em avaliação cuidadosa com elucidação de suas possíveis causas e seus efeitos na vida do paciente, investigando fatores desencadeantes e atenuantes, além dos psicossociais, que possam influenciar o seu impacto. Nesse sentido, as equipes multiprofissionais dedicadas aos Cuidados Paliativos devem estabelecer precocemente vias de comunicações claras para assistência. O familiar é um pilar fundamental para incentivar a adesão ao tratamento, já que uma analgesia insuficiente se traduz em sobrecargas física e psicológica para o paciente e sua família.

Para este trabalho ser realizado é necessária uma equipe mínima, composta por: um médico, uma enfermeira, uma psicóloga, uma assistente social e pelo menos um profissional da área da reabilitação (a ser definido conforme a necessidade do paciente). Todos devidamente treinados na filosofia e prática da paliação.

Os sintomas físicos mais comuns que os cuidados paliativos tratam são a dor, fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos, falta de ar e insônia. Muitos deles podem ser controlados com medicamentos ou por meio de outros métodos, como a terapia nutricional, fisioterapia ou técnicas de respiração. Além disso, a quimioterapia, radioterapia ou cirurgia podem ser realizadas para reduzir o tamanho de tumores que estão causando dor ou outros problemas.

Nos anos 90 apareceram no Brasil os primeiros serviços organizados que tem como a intenção aliviar sobre tudo a dor do paciente, mas, atualmente as atividades paliativas ainda precisam ser regularizadas em forma de lei. Ainda se precisa avançar muito sobre a importância dos cuidados da dor o Brasil, pois, ainda muito confundem este com a eutanásia.

Para se ter uma noção foram feitas varias pesquisas que mostram a importância dos cuidados paliativos e que seus muitos componentes são benéficos para saúde e bem-estar do paciente e da família. Além disso, nos últimos anos uma series de estudos demonstraram que os pacientes têm seus sintomas controlados e são capazes de comunicarem suas necessidades emocionais tem uma melhor qualidade no controle da dor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (139.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com