TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Idosos e Colapso de Memoria

Por:   •  6/10/2022  •  Dissertação  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 6

    Com o passar dos anos, diversos pesquisadores estenderão suas atenções ao processo de envelhecimento da população, buscando entender através de uma visão social e biológica. Esses estudos são importantes, visto que a população denominada “terceira idade” vem naturalmente aumentando de maneira muito mais rápida quando comparada a população jovem (SCHIRRMAHER, 2005). Esse aumento da população idosa (pessoas com 60 anos ou mais) é algo que deve ser tratado com bastante atenção, pois se a população idosa era de aproximadamente 4,2% em 1950, atualmente esse número se estendeu de forma impressionante, pois estima-se que para 2022 a população idosa representa por volta de 14% do total de brasileiros. Importante ressaltar que que no cenário atual aos idosos tem aumentado cada vez mais a -expectativa de vida, cada vez mais aumentou o numero de idosos com mais de 80 anos, dessa forma mostra que a população esta cada vez mais longeva (CAMARANO ET AL, 2005).

   O envelhecimento da população é reflexo da ocorrência de alguns fenômenos como a redução da mortalidade, ao aumento na expectativa de vida dos idosos, a contribuição da medicina, onde cada vez mais ocorrem melhorias que auxiliam na saúde e as condições de vida que nitidamente melhoraram com o passar dos anos (NERI,2001, p.22)

   Vale ressaltar que há uma diferença quando falamos de envelhecimento e velhice, visto que as atribuições de ambos estão intimamente relacionadas, a velhice é considerada como um momento da vida que o o homem passará, já os envelhecimentos estão diretamente associados ao processo que ocorre em seu organismo durante a sua vida (PAPALÉO NETTO, 2006).

    A velhice consiste no momento da vida do indivíduo onde acontecem manifestações somáticas, ou seja, se dá pela diminuição em sua capacidade funcional, se nota a redução no seu rendimento em trabalho, mudanças em sua aparência física, perca de resistência, solidão, e alterações gradativamente em suas coordenações motoras e afetivas (PAPALÉO NETTO, 2006).

     Ao falarmos de envelhecimento não há um consenso sobre o que se resume, porém podemos conceituar algumas condições das quais são fundamentalmente relacionadas a mudanças que decorrem da idade: devem ser deletérias, ou seja, reduzir a funcionalidade do indivíduo, assim ocorre a perca da capacidade biológica e emocional em resolver questões advindas pelo processo de envelhecimento. Devem acontecer de forma progressivas, cada vez mais desenvolve problemas quais relacionam-se a entrada na fase do envelhecimento. Importante que ocorre sem a influência de fatores ambientas, portanto devem ser intrínsecas. E também devem ser universais, todos os seres das espécies devem apresentar essas mudanças gradativas com o passar dos anos (JECKEL-NETO e CUNHA, 2006).

     NERI (2001, p30) deduz quais são os tipos de envelhecimento, sendo eles o patológico e o normal, onde o patológico consistem nas ocorrências de doenças funcionais, descontinuação do desenvolvimento são recorrentes do envelhecimento patológico. Já o envelhecimento normalmente se dá através de alterações comuns e inevitáveis do envelhecimento

       É importante relatar o conceito de velhice bem sucedida, levando em conta que esse processo ocorre com o devido equilíbrio entre as limitações e potencialidades do idoso. Freire (2000) destaca que o envelhecimento bem sucedido retrata a capacidade em se adaptar frente aos desafios biológicos, mentais quais são resultados do processo do envelhecimento (FREIRE, 2000).

     O processo do envelhecimento pode acontecer de modo que o indivíduo perceba alterações em suas capacidades tanto físicas quanto cognitivas, quais podem ser decorrentes das suas características e hábitos adquiridos durante a vida. Com tudo não ficam evidenciado que houve mudanças em todas suas funções cognitivas, algumas atividades são mais perceptíveis que outras, como as que exigem do idoso agilidade e raciocínio. As quais comprometem diretamente a memória do indivíduo, tema que será abordado a seguir (ARGIMON e STEIN, 2005, p64).

      Designada como a função de aquisição, armazenar e recuperar fatos dos quais já ocorreram em algum momento da vida, a memória se apresenta com função essencial no papel do ser humano, definindo a sua personalidade, dessa forma ao ter um colapso de memória automaticamente o indivíduo está perdendo também toda a sua história de vida (IZQUIERDO, 2002, p.9).

      A memória do homem esta diretamente associada a todo aprendizado e experiências vividas durante a sua vida, visto que a retenção das memorias e recuperação de todas informações quais foram adquiridas se dão através das experiencias e aprendizados, estas são resultados da aquisição de memorias (GAZZANIGA; IVRY: MANGUN, 2006; IZQUIERDO, 1989)

     Com cada vez mais o avanço das medicinas que são responsáveis pelos estudos do campo da neurociências, houve alteração no termo ‘memória’, onde passou a ser chamado de ‘memorias’ (plural), pois cada vez foi se descobrindo diversos tipos de memória. Dessa forma ressalta-se que a capacidade cognitiva ocorre em diversas áreas do sistema neurológico (IZQUIERDO, 1989).

    Para Izquierdo (2002) a memória se reparte em três processos: codificação, onde se entende como o responsável por processar informações que serão armazenadas pela primeira vez; o armazenamento, que como o próprio nome já diz, é o que irá reter as informações e também manterá a conservação da mesma; e a evocação, onde entendesse que ocorre a recuperação do que foi armazenado. A falha que acontece durante o processo de recuperação é chamada de esquecimento, o qual pode ocorrer de várias maneiras, sendo as mais tradicionais: a extinção, considerada o abandono de uma resposta; repressão, uma forma de evitar a recuperação de uma memória causadora de desconforto; e o esquecimento real, que consiste no desaparecimento das informações que foram adquiridas (Izquierdo, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com