TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREOTEÇÃO RADIOLOGICA EM RAIO X

Por:   •  11/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]COLTEC - Colégio Técnico da UFMG[pic 2]

Proteção Radiologica em Raio- X Medico

Luiz Eduardo de Oliveira e Franco Junior

                               

  Belo Horizonte

2015

Luiz Eduardo De Oliveira e Franco Junior

Metodologia Científica I

Trabalho apresentando à Disciplina Metodologia Científica I do quarto módulo do curso de Radiologia do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais

Profª. Nátalia Gonzaga

  Belo Horizonte

2015


SUMÁRIO

  1. RESUMO        05
  2. INTRODUÇÃO        06
  3. PRINCIPIOS BÁSICOS        07

3.1    Justificação        07

  1. Otimização...................................................        07
  2. Limitação de dose        07
  1. FATORES DE RADIOPROTEÇÃO        08

        4.1    Tempo        08

        4.2    Blindagem        08

      4.3    Distancia        08

      4.4    Sinalização         09

  1. Monitoração        09
  1. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL        10
  2. PROTEÇÃO DO PACIENTE E IOE        11
  3. DOSE IOE        12
  4. CONCLUSÃO        13
  5. REFERÊNCIAS        14


LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Cartazes para locais de exposições à radiação        ......09

RESUMO

          Este trabalho tem por objetivo citar a Radioproteção entorno da Medicina, mostrando através das diretrizes básicas de proteção radiológica, citando leis e normas, além de prover exemplos de execuções e outros meios na Radiologia com boas práticas de radioproteção à luz da legislação nacional. Os fatores práticos e teóricos que acercam a proteção radiológica nos setores médicos, com ênfase no Raio-x, com dicas para melhorar a proteção, será os temas abordados neste relatório.


  1. INTRODUÇÃO

O uso médico de fontes radioativas envolve pacientes, indivíduos ocupacionalmente expostos e indivíduos do público. Existe muita informação e consenso geral a cerca dos riscos de exposições a altas doses de radiação. Entretanto, pouco ainda se sabe sobre os efeitos causados por baixas doses recebidas pelos trabalhadores ou pacientes. Desde a descoberta dos efeitos danosos da radiação, notou-se uma necessidade de regulação e controle no uso de fontes radioativas no Brasil ao qual se baseada na Portaria 453 onde regulamenta o uso desta prática, que forma um padrão aos quais atendem a 3 princípios da radioproteção: justificação, otimização e limitação da dose individual. O propósito primário da proteção radiológica é fornecer um padrão apropriado de proteção sem limitar os benefícios da prática.

Este relatório está organizado em 5 partes: a primeira parte fala sobre os princípios básicos da radioproteção, a segunda abrange os fatores da proteção radiológica, na terceira os equipamentos individuais, na quarta parte optei por abordar as proteções tanto para o paciente quanto para os profissionais, na quinta parte as doses máximas para os trabalhadores.

A metodologia utilizada foi a pesquisa via internet, textos utilizados em sala e conhecimentos agregados durante o curso.

  1. Princípios Básicos

Os princípios básicos da proteção radiologica são divididos em 3 categorias segundo a portaria 453, são eles:

3.1 Justificação

Estabelece que nenhuma prática ou fonte adscrita a uma prática deve ser autorizada, a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade. Isto significa que toda prática deve se obter um beneficio maior que o risco de exposição do paciente.

3.2 Otimização

Estabelece que as instalações e as práticas devem ser planejadas, implantadas e executadas de modo que a magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais sejam tão baixos quanto razoavelmente exeqüíveis. Significa que, as instalações e as condiçoes devem ser planejadas e analisadas para menor exercício da radiação fazendo com que exponha menor quantidade de pessoas.

3.3 Limitação de doses

Os limites de doses individuais são valores de dose efetiva ou de dose equivalente, estabelecidos para exposição ocupacional e exposição do público decorrente de práticas controladas, cujas magnitudes não devem ser excedidas. Significa que, nenhuma pessoa deve ser irradiada excedendo o valor estabelecido pela lei.

  1. Fatores de radioproteção

Os fatores da radioproteção são subdivididos em 3 são eles: Tempo, Blindagem e Distancia. A alguns métodos que dentre estes supracitados ajudam na redução da exposição como: Sinalização e Monitoração.

  1.  Tempo

O tempo de exposição pode ser diminuído trabalhando-se o mais rápido possível próximo a fontes de radiação e na manipulação das mesmas, o que pode ser conseguido com treinamento adequado na manipulação dos equipamentos, planejando e discutindo a tarefa a ser realizada antes de entrar na área e usando apenas o número de trabalhadores necessários para a tarefa.

      4.2 Blindagem

A blindagem deve ser usada sempre que possível, pois minimizam todos os tipos de radiação como: radiação espalhada, biombo de chumbo e os aventais.
São exemplos de blindagens que ajudam na redução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (105 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com