TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Simplificando “um programa em execução”.

Artigo: Processos Simplificando “um programa em execução”.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Artigo  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

Processos  Simplificando

“um programa em execução”.

os processos representam tarefas em execução, mas nem todas têm relação direta com algum aplicativo. Muitas delas são executadas em pano de fundo e mantêm o sistema trabalhando - gerenciando redes, memória, disco, checagem antivírus, etc. Logo, podemos definir processos como softwares que executam alguma ação e que podem ser controlados de alguma maneira, seja pelo usuário, pelo aplicativo correspondente ou pelo sistema operacional.

Um processo passa por diferentes estados desde sua criação até seu término.Quais são ?

New: processo está sendo criado

Running: instruções do processo estão executando

Waiting: processo está esperando ocorrência de algum

evento

Terminated: processo terminou a execução

O sistema operacional reúne todas essas informações através de estruturas específicas chamadas PCB (sigla de Process Control Blocks, o que em tradução livre seria Blocos de Controle de Processos).

O que são Processos (conceito)

• Processos, processos são software que executam alguma ação e que podem ser controlados de alguma maneira, seja pelo usuário, pelo aplicativo correspondente ou pelo sistema operacional .É uma atividade (ou tarefa) de um programa, que contém o código e dados de uma atividade, essas são: leitura de dados, escrita de dados, cálculos no processador, comunicação com o usuário, comunicação com um BD, comunicação com a rede interna ou externa, entre outras.

• O conceito de processo, pode ser definido como sendo o conjunto necessário de informações para que o sistema operacional implemente a concorrência de programas.

A Estrutura

• Um processo, é formado por três partes, conhecidas como: contexto de Hardware, contexto de Software e Espaço de endereçamento, que juntos mantêm todas as informações necessárias á execução de um programa.

• Contexto de Hardware: Quando um processo está em execução, o seu contexto de hardware está armazenado nos registradores do processo, no momento em que o processo perde a utilização da UCP, o sistema salva as informações no contexto de Hardware do processo, ou seja o contexto de Hardware armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP , além dos registradores de uso específico.

• Contexto de Software: No contexto de software são especificadas características e limites dos recursos que podem ser alocados pelo processo, como o número máximo de arquivos abertos simultaneamente, prioridade de execução e tamanho do buffer para operações de E/S.Características do processo incluídas na execução de um programa, divididas em:

o Identificação – Principalmente número (PID) de identificação e identificação do processo ou usuário (UID) que o criou.

o Quotas – Limites de cada recurso do sistema que um processo pode alocar

o Privilégios – o que o processo pode ou não fazer em relação ao sistema e aos outros processos.

• Espaço de endereçamento: É a área de memória pertencente ao processo onde instruções e dados do programa são armazenados para execução. Cada processo possui seu próprio espaço de endereçamento, que deve ser devidamente protegido do acesso dos demais processos.

Estados do processo

• Em um sistema multiprogramável,um processo não deve se alocar exclusivamente a UCP, de forma que exista um compartilhamento no uso do processador. Os processos passam por diferentes estados ao longo do seu processamento, em função de eventos gerados pelo sistema operacional ou pelo próprio processo.

• Um processo ativo pode encontrar-se em três diferentes estados. Execução (running) – O processo está sendo executado pela CPU. Pronto (ready) – O processo está pronto e esperando para ser executado pela CPU. Espera (wait) – O processo está esperando algum evento externo ou por algum recurso para poder prosseguir seu processamento. (Bloqueado) – O processo está esperando por algum recurso do sistema que

Criação e Eliminação de processos

• Processos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com