TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensinar e Aprender em Paulo

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Centro de Educação, Filosofia e Teologia.

RESENHA DE UM ARTIGO DA FIDES REFORMATA VOLUME XIII. NÚMERO 2 2008. EDIÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO – ENSINAR E APRENDER EM PAULO.

José Nailton da S Bernardo

MAT. 31480578

SÃO PAULO

2014


UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Centro de Educação, Filosofia e Teologia.

RESENHA DE UM ARTIGO DA FIDES REFORMATA VOLUME XIII. NÚMERO 2 2008. EDIÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO – ENSINAR E APRENDER EM PAULO.  

[pic 1]

SÃO PAULO

2014

Augustos Nicodemos Gomes Lopes é ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, teólogo calvinista, professor e escritor natural da Paraíba. Foi chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie no período de 2003 a 2013, cargo que visa manter a confessionalidade presbiteriana da instituição. Atualmente é vice-diretor e professor de Novo Testamento no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, da Igreja Presbiteriana do Brasil, em São Paulo, além de vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Fez mestrado na África do Sul, e seu doutorado em interpretação bíblica nos Estados Unidos e na Holanda. Também escreve artigos para a revista fides reformata.  

O Dr. Augustus Nicodemos apresenta-nos de forma riquíssima, ensinos que são ressaltantes para a educação cristã. Este artigo é de suma importância e relevância para nossa sociedade nos dias atuais, por enumeras razões: Entre elas o ensinar e aprender em Paulo tem como objetivos proporcionar o desenvolvimento do indivíduo como um todo e lhe oferecer condições de crescer em sua vida espiritual, no conhecimento de Deus e das Escrituras. Esse crescimento leva em conta o ser humano em seus aspectos físicos, emocionais, espirituais e sociais. Nosso exemplo maior de desenvolvimento integral é o próprio Jesus. O Dr. Nicodemos mostra-nos de forma densa uma análise baseada nos ensinos do apóstolo Paulo que nos levará a refletir que o ensino já naquela época era o principal meio de instrução das comunidades cristãs.

 A abordagem que o autor faz é de forma grandiosa, o ensino é uma das palavras chaves desse texto. O Dr. Nicodemos aborda como a educação era feita na época do apóstolo Paulo, as crianças já eram ensinadas desde cedo, elas seguiam seus preceitos encontrados na própria Escritura quanto à educação. Quando o aluno se demostrava desobediente, automaticamente eram-lhes aplicado correção e disciplina. Neste ambiente de autoridade em que os filhos eram ensinados não apenas pelos pais, mas, também pelos mestres de Israel as crianças avançavam no conhecimento da lei e dos costumes judaicos. O apóstolo Paulo usa pelo menos dezesseis vezes em seus escritos o verbo “educar” que é traduzido por ensinar “didásko”. Essa era a missão que Paulo havia recebido da parte de Deus como apóstolo, a missão de ensinar. Para o apóstolo Paulo, o ensino tem como alvo a mudança de comportamento. Em Romanos 2.21  o apóstolo Paulo chega a dizer: “Tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Observemos que Paulo tinha esse alvo prático em sua mente, em suas cartas a palavra ensinar aparece com frequência, daí a conceito de aprender, conduzir a mente para o alvo.

Acordamos com o Dr. Augustus quando sita o apóstolo Paulo, mostrando-nos o uso que ele faz em suas cartas usando verbos que manifestam a ideia de ensinar e aprender. Basta uma rápida observação dos ensinos cristãos da igreja moderna, para constatarmos que há uma discrepância do ensino em determinadas denominações cristãs e os ensinos fundamentais da Palavra de Deus. Uma hermenêutica incorreta dos textos sagrados tem dado base para justificar biblicamente as filosofias humanas e seus desejos pessoais. Diante deste quadro temos ouvido alguns ensinos que levam o cristão a uma vida alienada dos princípios bíblicos. Para o apóstolo Paulo o ensino era o principal meio de instrução das comunidades cristãs, Paulo empregou os termos para educação visando o ambiente eclesiástico. Para ele a educação cristã é uma forma particular de educar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com