TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Patologia

Nome

JÉSSICA FERREIRA MORAES

RA

129951148

Atividade de Autodesenvolvimento

        


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Patologia

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Patologia, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

INTRODUÇÃO

O Infarto do miocárdio pode ser definido pela morte de parte do tecido muscular cardíaco, pela falta de oxigênio.

Esta doença é multifatorial, ou seja, pode ser causada por vários fatores, desde uma carga de estresse, até a obstrução da artéria coronária, a qual passa o suprimento de fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco.

Os principais sintomas desta doença são: dor na região retroesternal, acompanhada de sensação de queimação, opressão e peso. Há também, sudorese, náuseas e ate vomito, sensação de morte iminente.

Neste caso, a equipe de enfermagem deve observar estes sinais e sintomas, e agir rapidamente, pois os primeiros minutos de socorro são de suma importância.

Deve-se realizar a anamenese, o exame físico, o eletrocardiograma, fazer a monitorizarão cardíaca, colocar o paciente no oxigênio.

O eletrocardiograma e os exames laboratoriais são importantíssimos, para que se possa fazer um melhor diagnóstico, e prestar a melhor assistência ao paciente que sofreu um IM.

DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM

Ao receber no hospital um paciente do sexo masculino, com sinais e sintomas de IM. A equipe de enfermagem deve agir rapidamente, pois sabe-se que cada minuto é crucial para a recuperação deste paciente.

Dessa forma, após realizar a anamenese e o exame físico, deve encaminha-lo imediatamente para realizar o ECG. Após realizar a anamenese, e equipe identificou que o paciente é tabagista e tem hipertensão, os quais são fatores de risco em caso de IAM. O cigarro acelera a aterosclerose e torna mais instáveis o quadro de insuficiência coronariana. Além de aumentar a frequência cardíaca e o risco de espasmos dos vasos sanguíneos.

Após realizar o ECG, pode-se verificar que houve um supradesnivelamento do segmento ST maior que 1 mm em pelo menos duas derivações contiguas, ou seja, um infarto com supra.

Podem ocorrer lesões nas artérias coronárias, como mostra a figura abaixo:

De acordo com os resultados dos exames laboratoriais, os quais avaliaram os níveis de colesterol e triglicerídeos. Observou-se que todos estavam bastante alterados, embora o HDL (colesterol bom) estivesse em um nível adequado, o LDL, colesteróis totais e triglicerídeos estavam muito elevados, o que pode contribuir significadamente para o aumento do risco de infartos. E com certeza foi um dos fatores que o levaram a desencadear esta doença.

Também foi observado nos exames, o alto nível das enzimas mioglobina e tropanina, as quais são muito consideradas no caso de paciente com IAM.

A mioglobina é uma hemoproteina citoplasmática que transporta oxigênio, quando o tecido do miocárdio esta lesionado, ela é liberada rapidamente entre 1 e 2 horas após o inicio dos sintomas.

A tropanina é especifica para o tecido miocárdico, e só é detecdata em pacientes que sofreram infarto, e pode permanecer elevada de 7 a 10 dias após o acontecido. Portanto estas enzimas são importantes para diagnosticar o IAM.

        Depois de realizado todos os exames, procedimentos, e diagnosticado que o paciente sofreu um infarto agudo do miocárdio. A melhor medida a ser feita é encaminha-lo para uma angioplastia com implante de stent, pois há oclusão coronariana.

A angioplastia tem por objetivo aumentar o fluxo de sangue para o coração, desobstruindo a ateria coronária, com o stent mantém a artéria aberta. Este procedimento é inserido pelo braço ou perna e guiado até o coração, chegando ao local da obstrução é inserido um fio guia na artéria, e após inflado o stent comprimindo a placa contra a parede do vaso e assim liberando a passagem de sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (175.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com