TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFISSIONAL CONTÁBIL FRENTE A SEU CÓDIGO DE ÉTICA

Por:   •  17/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  11.757 Palavras (48 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 48

1. INTRODUÇÃO

Em todas as profissões, existe o código de ética profissional. Desde os primórdios sabemos da luta, dos desafios das grandes descobertas sobre nosso costumes, hábitos e normas que nos foram impostas e até mesmo vividas com liberdade. E dentro de todas elas, de nossos ensinamentos que percebe-se o quanto é importante analisar e focar com responsabilidade o estudo da ética.

Na área contábil, a ética vem ao encontro da necessidade de confiança recíproca, pois a vida empresarial ou física é depositada nas mãos dos contabilistas e sem o respeito à ética, podem levar as mesmas ao caos ou ao sucesso absoluto.

A Ocorrência de Grandes fraudes contábeis estão relacionadas a contabilidade fraudulentas sendo direta ou indiretamente, onde se pergunta o papel do contador está sendo exercido com eficiência? O código de ética é suficiente para resolver as fraudes contábeis? O problema está no profissional ou no código de ética que está desatualizado? No desenvolver deste trabalho será abordado vários temas e também assuntos relacionados a estas perguntas.

1.1 Objetivo

Geral – A importância da ética dentro da profissão. E o Código de ética do Contabilista como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das atividades pelo profissional.

Específicos – A classe profissional que segue seu código de ética, deve ter o apoio da maioria para que todos se sintam obrigados a cumprir as regras do Código de ética.

A responsabilidade do profissional contábil com exercício da profissão, constituir e observar determinadas regras de conduta, no intuito de manter o respeito da sociedade para com sua profissão.

1.2 – Justificativa

Hoje em dia o que se ver mais falar na mídia é das posturas antiética de políticos, dos empresários e dos profissionais vinculados a profissão regulamentada, neles incluídos os contabilistas. Na contabilidade em especial mostra que as práticas antiética estão relacionadas com os escândalos ocorridos no ambiente contábil, e em muitos casos com a conivência do contador, e podem causar expressivo impacto social, acarretando perdas para a sociedade e  a culpa em toda a classe profissional, sendo que os delitos foram praticados por poucos.  

1.3 – Metodologia

A pesquisa do trabalho foi baseada em Livros, artigos científicos, vários conceitos e Leis especificas da contabilidade.

O método utilizado inicialmente foi buscar a idéia inicial do tema. Posteriormente no desenvolver do trabalho foi analisado e colocado em ordem os assuntos de maior interesse sobre o tema buscando seus objetivos principais. E por final um esclarecimento conclusivo agregando as penalidades que são cometidas e assim possibilitado o objetivo geral do trabalho.

2 O QUE É ÉTICA

   

Da Grécia antiga aos dias de hoje, não tem ninguém que tem não tenha noção sobre o que é bem ou mal, de certo e errado, a ética é um conceito que sempre esteve presente em todas as sociedades e sempre foi se aprimorando conforme o desenvolver das civilizações.

Conforme descreve Sánchez, (1997 p.12) “a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano”.

Mas também se chama a ética de a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.

2.1 Qual a definição de ética

A definição de ética é muito difícil, tradicionalmente ética é entendida como um estudo ou uma reflexão, cientifica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes, ou sobre as ações humanas. Didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos: num os problemas gerais e fundamentais como liberdade consciência, bem, valor lei e outros e no segundo, os problemas específicos, de aplicação concreta, como os problemas de ética profissional, ética política, ética sexual, de ética matrimonial etc.

É um procedimento didático ou acadêmico, pois na vida real eles não vêm assim separados.

É claro que de qualquer maneira a ética tem pelo menos também uma função descritiva: precisa procurar conhecer, apoiando-se em estudos de antropologia culturais e semelhantes, os costumes das diferentes épocas e dos diferentes lugares. Mas ela não apenas retrata os costumes: apresenta também algumas grandes teorias, que não se identificam totalmente com as formas de sabedoria que geralmente concentram os ideais de cada grupo humano.

Os costumes, para partimos do real e não do ideal propriamente dito, é preciso reconhecer desde logo uma séria restrição: a humanidade só reteve por escrito depoimento sobre as normas de comportamentos dos últimos milênios, embora os homens já existam há muito mais tempo.

As grandes teorizações há documentos importantíssimos pelo menos desde os gregos antigos, há uns dois mil e quinhentos anos. Mas é importante então lembrar que as grandes teorias éticas gregas também traziam a marca do tipo de organização social daquela sociedade. Tais reflexões não deixavam de brotar de uma certa experiência de um povo, e num certo sentido, até de uma classe social.

Segundo Valls (1994, p.22),

neste grande rio se movimentam grandes pensadores do porte de Platão e Aristóteles, Santo Agostinho e Santo Tomaz de Aquino, Maquiavel e Spinoza, Hegel e Kierkegaard, Marx e Sartre, enfim, quase todos os grandes pensadores que nós, ocidentais, conhecemos, assim como, nos meio deles, todos nós, que a cada dia enfrentamos problemas teóricos e práticos, éticos ou morais. e que temos de resolve-los com ou sem ajuda, mas de preferência com algumas ajuda daqueles que mais pensaram sobre tais questões. há muitos pensadores importantes, principalmente hoje em dia, que considera que o estudo da ética é a região mais difícil, e aquela para a qual o pensamento, reflexivo e discursivo, está atualmente menos preparado.

Quem sabe seria melhor simplesmente ignorar as questões éticas, cuidando apenas dos assuntos técnicos, tais como: arranjar dinheiro, arranjar-se na vida, progredir força suficiente para dominar e não ser dominando. Ou quem sabe não seria melhor ainda simplesmente deixar-se levar pelo sistema e pelos acontecimentos.       Mas, neste caso, o homem estaria, renunciando a anseio de liberdade que lhe é passado.

2.2 Ética e Historia

As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedade como respostas após problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens e em particular, pelo seu comportamento moral efetivo. Por isto, existe uma estreita vinculação entre os conceitos morais e a realidade humana, social, sujeita historicamente a mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.1 Kb)   pdf (352.7 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com