TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Bioquímicos

Monografias: Processos Bioquímicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

1. Descreva o processo de como ocorre, considerando as reações químicas os seguintes processos:

A. Quimiossíntese

B. Respiração celular aeróbica

C. Respiração celular anaeróbica

• Introdução:

Neste trabalho iremos explicar como ocorre o processo da quimiossíntese, da respiração celular aeróbica e da respiração celular anaeróbica.

A quimiossíntese é extremamente importante para a sobrevivência das bactérias nitrificantes, também é bastante relevante ao homem.

A principal diferença entre a respiração aeróbica e a respiração anaeróbica e que a respiração anaeróbica é aquela que não utiliza o oxigênio (como a fermentação), enquanto a respiração aeróbica ocorre na presença de oxigênio. A energia produzida é utilizada pelo organismo para a realização de trabalho que mantém as células vivas. No organismo humano, a maior parte da energia é utilizada no trabalho muscular, tanto da musculatura voluntária, quanto da involuntária.

A. QUIMIOSSÍNTESE

A quimiossíntese é um processo que utiliza substâncias inorgânicas e não necessita de luminosidade para ocorrer, sendo realizada por algumas bactérias autótrofas.

A quimiossíntese é um processo no qual ocorre produção de matéria orgânica a partir de gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas (como amônia, ferro, nitrito e enxofre), sem a utilização de energia luminosa. Por não necessitar de energia luminosa, esse tipo de bactéria pode realizar a quimiossíntese em ambientes desprovidos de luz e matéria orgânica, já que a energia utilizada em seu desenvolvimento é obtida através de oxidações inorgânicas.

- Primeira etapa:

Composto Inorgânico + O2 → Compostos Inorgânicos oxidados + Energia Química

- Segunda etapa:

CO2 + H2O + Energia Química → Compostos Orgânicos + O2

RESPIRAÇÃO CELULAR:

Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos,respiração anaeróbia (sem utilização de oxigênio) e respiração aeróbia (com utilização de oxigênio).

B. RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBICA

- Equação Geral da Respiração Aeróbica

C6H12O6 + 6 O2 + 36 ADP ===> 6 CO2 + 6 H2O + 36 ATP

A respiração aeróbica (muitas vezes chamada, apenas, de respiração celular) é dividida em 3 etapas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória.

• Glicóse: Essa etapa da respiração aeróbica é praticamente idêntica à fermentação. Todas as etapas da glicose acontecem no hialoplasma. Inicialmente, a molécula da glicose recebe 2 grupos fosfato, convertendo-se em frutose 1,6-P:

glicose + 2 ATP ===> frutose 1,6-P + 2 ADP

A seguir, essa molécula é fragmentada em duas moléculas com 3 átomos de carbono cada.

frutose 1,6-P + 4 ADP ===> 2 ácido pirúvico + 4 ATP

• Ciclo de Krebs: Todas as etapas desse ciclo acontecem no interior das mitocôndrias, mais especificamente na matriz mitocondrial.

Esse ciclo remove os átomo de hidrogênio, que são ricos em energia do acetil Co-A, há liberação dos átomos de carbono na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com