TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

        

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

ESPERANTINA-PI

SUMÁRIO[pic 16]

1. APRESENTAÇÃO..................................................................................................03

2. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................04

3. OBJETIVOS...........................................................................................................06

3.1 GERAL.................................................................................................................06

3.2 ESPECÍFICOS.....................................................................................................06

4. PÚBLICO ALVO.....................................................................................................07

5. METAS...................................................................................................................07

6. METODOLOGIA.....................................................................................................08

7. RECURSOS HUMANOS.......................................................................................09

8. RECURSOS MATERIAIS......................................................................................09

9. PARCEIROS..........................................................................................................09

10. CRONOGRAMA...................................................................................................10

12. AVALIAÇÃO.........................................................................................................11

13. REEFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..................................................................12

1.      APRESENTAÇÃO

 

Este projeto de Intervenção é uma proposta para a disciplina de Estágio Supervisionado II do Curso de Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. O estágio foi realizado no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, está situado na Rua Marechal Deodoro, 341, no Centro da cidade de Esperantina-Piauí, o estágio será realizado no período de 04 de março a 27 de maio de 2015, onde o projeto será desenvolvido com os acompanhantes dos usuários atendidos no HEJH.

Temos como objetivo principal trabalhar a importância do papel do acompanhante no processo de tratamento do paciente. O Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman (HEJH) constitui-se numa unidade pública onde o mesmo é vinculado administrativamente à Secretaria Estadual de Saúde do Piauí é mantido administrativamente com recursos do Fundo Estadual de Saúde e com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde).

O Hospital tem como prioridade atendimentos de urgência e emergência, trabalho de forma adequada para atender as demandas do município de Esperantina e demais municípios vizinhos garantindo o acesso da população aos serviços de saúde da instituição. O mesmo dispõe de vários profissionais como: (Médico Clínico Geral, Ortopedista, Oftalmologista, Enfermeiro, Assistente Social, Nutricionista, Técnica de Enfermagem e Bioquímico), funciona 24h, são realizados atendimento em pequenas cirurgias, partos normais, cesarianas, internações e realizam exames laboratoriais.

O Serviço Social na instituição é essencial, pois abrange o trabalho em parceria com outros profissionais, portanto a importância da consciência coletiva é de todos, para que o bem-estar dos pacientes seja o foco principal.  A atuação do Assistente Social no ambiente hospitalar implica em reforçar as noções de cidadania e de direito à saúde e as demais políticas sociais junto aos pacientes e familiares. A Assistente Social trabalha com parceiros como: o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistente Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e Conselho Tutelar.

Este projeto de ação com o tema intitulado: “ACOMPANHANTE FAMILIAR: VOCÊ É IMPORTANTE. ”emergiu a partir das atividades realizadas na instituição durante o estágio.

2. JUSTIFICATIVA

Através desse projeto destaca-se a importância do acompanhante familiar que se apresenta de fundamental importância para auxiliar o paciente em suas necessidades. Tendo em vista isso, a família possui um papel essencial no estabelecimento e manutenção da saúde de seus membros e se configura de extrema importância que o acompanhante seja da família e que já conheça o paciente para assim não haver certas peculiaridades.

Atualmente, no Brasil, o direito à permanência de acompanhante está regulamentado em leis e decretos para alguns grupos específicos. Se tratando de crianças e adolescentes, a Lei nº 8.069/90, que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente, dispõe, no artigo 12, sobre os acompanhantes, preconizando que “os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsáveis nos casos de internação de criança ou adolescente”. No caso dos idosos, a Lei N.º 8.842/94, em seu Art.4º, inciso VIII, e o Art. 17, do Decreto N.º 1.948/96 regulamenta que o idoso terá autorização para acompanhante familiar em hospitais públicos e privados conveniados ou contratados pelo SUS.

Portanto, não importa a situação, nem a idade do paciente, o que importa realmente é a condição do acompanhante familiar que deve estar à disposição do paciente, para atender todas suas necessidades, com peculiaridades ou não.

Para entender a importância do acompanhante familiar é preciso analisar sucintamente quais os deveres do acompanhante familiar dentro do Hospital Estadual Júlio Hartman, em Esperantina-Piauí, entendendo como o acompanhante influencia no tratamento do paciente internado, de forma a humanizar seu tratamento, tornando seu tempo de internação menos pesaroso e mais confiante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com