TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FISIOLOGIA E ENDOCRINOLOGIA DA PUBERDADE EM NOVILHAS

Por:   •  26/12/2017  •  Monografia  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 9

FISIOLOGIA E ENDOCRILOGIA DA PUBERDADE EM NOVILHAS

Quando se trata de desenvolvimento de novilhas de bovino, a importância de maximizar a proporção de novilhas que nascem no início da estação de parto não pode ser enfatizada demais. Os dados da Universidade de Nebraska relataram que as novilhas nascidas nos primeiros 20 dias, em comparação com o segundo ou terceiro 20 dias da estação de parto, apresentaram maiores pesos de desmame, pesos pré-escorrentores e pesos precalentadores; mais novilhas ciclistas até o início da época de reprodução; e taxas de gravidez mais elevadas.1,2 A criação de novilhas para parir aos 2 anos de idade é geralmente considerada não ser um problema para as raças Bos Taurus.

No entanto, quando você considera que a época de reprodução para novilhas freqüentemente começa 2 a 3 semanas antes das vacas e que a fertilidade das novilhas criou seu estro puberal

é 15% menor do que o terceiro estro, 3 novilhas precisam atingir a puberdade pelo menos 6 a 10 semanas antes de começar a criar as vacas para aumentar a proporção de novilhas que se concebem cedo. Como o início precoce da puberdade é de importância crítica para o desenvolvimento da vaca, o objetivo deste artigo é descrever a maturação fisiológica e endócrina que controla o início da puberdade no gado bovino. Esses conceitos serão úteis na compreensão das mudanças fisiológicas (por exemplo, uterina e ovariana) e endócrinas (por exemplo, diminuição do feedback negativo de estradiol) que ocorrem em uma novilha quando ela se aproxima da puberdade e na compreensão de como produtos de sincronização estral específicos (por exemplo, , progestinas) são capazes de induzir e sincronizar o estro e a ovulação em novilhas.

DEFINIÇÃO DA PUBERTY

O início da puberdade coincide com a primeira oportunidade para uma novilha conceber e

deve ser definido como o primeiro estro ovulatório seguido por uma fase luteal do normal

duração. Embora o estro puberal seja a primeira oportunidade para conceber uma novilha,

a fertilidade não é ótima neste momento.3 É importante lembrar que a expressão de estro e ovulação pode ocorrer de forma independente em novilhas peripúberas. A ovulação sem expressão de estro ocorre normalmente entre 7 a 10 dias antes do primeiro estro ovulatório e a secreção de progesterona durante a fase lútea curta após a primeira ovulação é importante para o estabelecimento de ciclos estrais normais (discutido mais adiante neste artigo). Além disso, não é incomum que as novilhas exibam um estro não-púbero, que é definido como estro parado sem função lútea subsequente.4 A incidência de estro não-púberes pode variar de 17% a 63%, 4,5 e os mecanismos associados ao não-púberes estrus não são conhecidos. A expressão de estro não-púbero pode ser afetada por raça, idade, estação ou fotoperíodo.4 A detecção de estro não deve ser o único critério para estabelecer o início da puberdade em novilhas.

MUDANÇAS FISIOLÓGICAS EM ÓRGÃOS REPRODUTIVOS

Embora a diferenciação sexual comece durante a vida fetal, o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos (por exemplo, o útero) continua bem após o estro puberal. As seções a seguir descrevem brevemente as alterações fisiológicas no útero e os ovários, bem como uma ferramenta de manejo (RTS) que pode ser usada para avaliar a maturidade sexual de uma novilha antes da primeira estação de reprodução.

CRESCIMENTO UTERINO

O diâmetro do útero aumenta rapidamente de 2 a 10 semanas de idade (de 9 para

14 mm), então continua a crescer mais devagar até 24 semanas de idade (16 mm), na qual

platina de diâmetro do útero no tempo6. O diâmetro uterino começa a aumentar novamente de 32 a 60 semanas de idade (até 21 mm). Este padrão de crescimento bifásico tem uma forte correlação positiva com o tamanho do folículo maior, 6 sugerindo que o aumento do estradiol dos folículos maiores impulsiona o crescimento eo desenvolvimento do útero. O comprimento e o peso do útero aumentam desde o nascimento (7,7 cm e 6 g, respectivamente) até os 12 meses de idade (24,3 cm e 150 g, respectivamente) .7 Existe um aumento rápido do peso uterino, ARN e teor de proteína após 6 meses de idade em novilhas, mas a quantidade de DNA (sugerindo número de células) permanece inalterada.7 O peso uterino, o RNA e o teor de proteína atingem um patamar após 10 meses de idade, o que pode marcar o final do desenvolvimento prepúber rápido do útero. As glândulas uterinas foram detectadas após 5 meses de idade e as glândulas se tornaram progressivamente maiores após 6 meses. As glândulas uterinas, que produzem histotrofes para desenvolvimento embrionário precoce, foram detectadas após 5 meses de idade e as glândulas se tornaram progressivamente maiores após 6 meses. No entanto, o desenvolvimento da glândula uterina foi inibido em 65% nas novilhas que receberam implantes contendo progesterona e estradiol no nascimento8 e administração de implantes que promovem o crescimento entre o nascimento e 30 dias de idade diminuiu as taxas de gravidez nas novilhas durante a primeira estação de reprodução (ver seção sobre RTSs para mais informações9).

DESENVOLVIMENTO OVARIANO

Desjardins e Hafs7 relataram um período de aumento rápido no peso de ovário durante a primeiros 5 meses em novilhas, seguido de um planalto até 8 meses e uma retomada do crescimento (embora não tão rápido) até aos 12 meses de idade. Honaramooz e colegas6 também relataram um padrão de crescimento bifásico para o diâmetro e o comprimento do ovário. O comprimento e o diâmetro aumentou de 2 a 14 semanas de idade e o comprimento cresceu novamente de 34 a 60 semanas, enquanto o diâmetro aumentou de 30 a 44 semanas de idade.

Durante os primeiros 2 ou 3 meses de idade, há um aumento no número de folículos maior ou igual a 3 mm presente nos ovários, seguido de pouca alteração na número de folículos antrópicos totais.6,7,10 O tamanho dos folículos e o número de folículos antrópicos grandes aumenta à medida que as novilhas amadurecem (veja a seção sobre as ondas do folículo mais adiante neste artigo). No gado B taurus, existe uma correlação positiva entre a reserva ovariana (número total de folículos) eo número de folículos antrilosos.11,12 Além disso, a contagem de folículos antrópicos (3 mm) é repetível dentro de um animal, mas altamente variável entre os animais. 13 Fatores que afetam a contagem do folículo antral não são claros; No entanto, há evidências para apoiar um efeito do ambiente materno. As novilhas nascidas de barragens que estavam restritas a 60% dos requisitos de manutenção durante o primeiro trimestre tiveram uma contagem de folículo antral inferior em 60% às novilhas nascidas de barrages que receberam 100% de seus requisitos de manutenção.13 Portanto, a contagem de folículo antral em novilhas pode ser afetada pela nutrição materna durante a gestação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com