TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação saudável na adolescência: O que comer na puberdade?

Por:   •  28/8/2017  •  Ensaio  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Alimentação saudável na adolescência: O que comer na puberdade?

A adolescência é a fase intensas transições na vida do ser humano. Ocorrendo assim mudanças, físicas psicológicas e também nutricionais.                                                                               Com tantas mudanças no corpo torna-se necessário que haja uma mudança na alimentação.

Na puberdade a necessidade nutricional é marcada por vários processos, inclusive aumento de peso e tamanho. Esse desenvolvimento requisita uma quantidade generosa de energia e nutrientes.

Para montar uma dieta nutricional nesse período de vida é necessário ter a consciência que a alimentação é um dos itens que mais contribui para o seu desenvolvimento. Hábitos alimentares na adolescência é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como obesidade, cardiovasculares, diabetes e hipertensão, essas patologias pode afetar o seu crescimento e desenvolvimento.

 A qualidade de vida e saúde nesse período também é sinal de adulto saudável. A família é a principal instituição que tem influência nos hábitos alimentares desse individuo, sendo que é nessa fase que construímos a adquirimos nossos hábitos alimentares.

Alimentação na medida certa é essencial durante a adolescência

A qualidade das refeições durante esse período não significa apenas ter uma boa saúde mas também ter rendimento escolar melhor, concentração, bom humor, entre outros benefícios .

Durante essa fase é normal o surgimento de novos hábitos por vários motivos, entre eles: psicológicos, socioeconômicos com o seu poder de compra, sociais, influência da mídia e dos novos ciclos de amizade, e o hábito em fast-foods. Os padrões alimentares desses jovens costumam ser caótico.

O principal objetivo é tornar as refeições atrativas e equilibradas ao mesmo tempo, valorizando a variedade dos alimentos e a participação dos nutrientes.    "Fazer de 5 a 6 refeições diárias mantém o organismo funcionando adequadamente, evita ataques de fome e previne que haja o consumo de alimentos altamente calóricos sem necessidade, evita que o músculo seja utilizado como fonte de energia ao corpo, além de fazer com que o organismo utilize de maneira mais eficaz os nutrientes que são ofertados", explica Laura.                           

A Importância do cálcio durante a puberdade

O cálcio é um nutriente essencial, para a execução de diversas funções vitais no nosso organismo. Aproximadamente 99% do cálcio presente encontra-se na massa óssea, sendo a adolescência uma fase de acelerado crescimento ósseo as necessidades de cálcio aumentam de forma bastante expressiva nesse período de vida. Seu consumo indicado é de 13000mg ao dia.

Alguns alimentos devem se incluídos na sua dieta, entre eles de origem animal: leite, iogurte, sardinha e queijo. E de origem vegetal: espinafre, feijão, quiabo, brócolis, grão de bico, entre outros.

Tão importantes quanto o cálcio são as vitaminas e outros minerais, e por isso é essencial que o adolescente tenha uma alimentação equilibrada para uma qualidade de vida saudável .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com