TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os principais componentes do sistema nervoso central (SNC) e suas principais funções?

Seminário: Quais são os principais componentes do sistema nervoso central (SNC) e suas principais funções?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Seminário  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Quais são os principais componentes do (SNC) e suas principais funções?

Medula espinhal: a medula espinhal tem como função conduzir impulsos nervosos das regiões do corpo até o encefalo produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos.

Bulbo: controla ações autonomas do corpo e retransmite sinais entre o cerebro e a medula espinhal, alem de estar associado ao equilibrio, a audição, a deglutição, a tosse, aos vomitos, a salivação, aos movimentos linguais, a respiração e a circulação.

Ponte: serve como condutor para importantes vias ascendentes e descendentes, alem de estar ligada a mastigação, aos movimentos aculares, a expressão facial, ao piscar dos olhos, a salivação, ao equilibrio e audição.

Cerebelo: tem como função basica coordenar os movimentos como, inicio e planejamento, coordenação e correção, equilibrio e postura, controle do tonus muscular e plasticidade motora e aprendizado.

Encefalo: tem como função receber as mensagens recolhidas pelo receptores e processa-las, interpretar, classificar, produzir uma resposta e transmitir ordens aos musculos e glandulas.

• Qual a importancia da medula espinhal e do tronco encefalico?

A medula espinhal recebe impulsos sensoriais de receptores e envia impulsos motores e efetuadores tanto somatico quanto vicerais, ela pode atuar em reflexos dependente ou independentemente do encefalo.

No tronco encefalico encontran-se nucleos que presidem os mecanismos homeostaticos mais basicos como ritmo cardiaco a respiração e a dor.

• Quais as estruturas do cerebelo e do diencefalo?

Diencefalo: talamo, hipotalamo, subtalamo e epitalamo.

Cerebelo: hemisferios cerebelares, fissuras do cerebelo, corpo medular do cerebelo e cortex cerebelar.

• Quais são as meninges, qual a importancia do liquor e da vascularização do SNC, be

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com