TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO EM SAUDE PUBLICA

Casos: RELATORIO DE ESTAGIO EM SAUDE PUBLICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  9.653 Palavras (39 Páginas)  •  5.060 Visualizações

Página 1 de 39

1. Introdução

A saúde pública é a disciplina que trata da proteção da saúde a nível populacional. Neste sentido, procura melhorar as condições de saúde das comunidades através da promoção de estilos de vida saudáveis, das campanhas de sensibilização, da educação e da investigação. O desenvolvimento da saúde pública depende dos governos, que elaboram diversos programas de saúde para obedecer aos respectivos objetivos. Das várias funções da saúde pública, destacam-se a prevenção epidemio-patológica (com vacinações gratuitas), a proteção sanitária (controlo do meio ambiente e da contaminação), a promoção sanitária (através da educação) e a restauração sanitária (para recuperar a saúde).Os órgãos de saúde pública devem avaliar as necessidades de saúde da população, investigar o surgimento de riscos para a saúde e analisar os determinantes de tais riscos. De acordo com o que for detectado, devem estabelecer as prioridades e desenvolver programas e planos que permitam responder a essas necessidades. A saúde pública também deve gerir os recursos para assegurar que os seus serviços cheguem à maior quantidade de pessoas possível. A saúde pública não pode oferecer serviços de vanguarda para determinadas pessoas e descuidar das condições de saúde das restantes, já que parte de um princípio comunitário e não pessoal. Ao depender do Estado, a saúde pública não deve fazer quaisquer descriminações entre os habitantes de uma mesma região. A saúde publica esta inserira no SUS e suas leis são bem claras quanto a isso

Segundo a lei 8080,lei orgânica do SUS Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. § 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. § 2º O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.) O estagio supervisionado em saúde publica foi realizado na unidade básica de saúde Deodato de Miranda Leão onde foram desenvolvidas atividades para a comunidade de acordo com o que a preceptora determinava obedecendo sempre as regras da UBS, visando o bem esta da comunidade em geral.

2. Justificativa

O farmacêutico é um profissional que atua diretamente na saúde publica, prestando assistência farmacêutica, orientado pacientes para que não cometam erros na hora de tomar suas medicações, os pacientes que frequentam a unidade básica de saúde são pessoas leigas e sem acesso informações dependendo de profissionais qualificados para orienta-los.

3. Objetivo Geral

O objetivo do estagio supervisionado é levar o acadêmico a conhecer a saúde publica na pratica, conhecendo a atuação do farmacêutico nos Serviços Públicos , mostrando que o mesmo é fundamental nessa área, proporcionando a interação do estudante com as equipes de trabalho e a população em geral.

3.1. Objetivo Especifico

• Promover a integração do acadêmico ao mundo de trabalho e sua futura profissão.

• Prestar assistência farmacêutica aos pacientes da UBS Deodato de Miranda Leão.

• Demonstra como o farmacêutico atua na saúde publica.

• Adquirir conhecimento pratico na sua área de atuação.

4.Caracterizaçao do Local de Estagio

Figura 01 : Vista panorâmica da UBS

Fonte:panoramico.com

Nome: UBS Deodato de Miranda Leão.

Nome Empresarial: Secretaria municipal de Saúde.

Logradouro: AV Presidente Dutra.

Tipo de Estabelecimento: Centro de Saúde/Unidade Básica.

Natureza da Organização: Administração Direta da Saúde.

Numero de Alvará: 0776

Bairro: Gloria.

CEP: 69030000

Esfera Administrativa: Municipal

CNES: 2013479

Numero: S/N

Município: Manaus-IBGE-130260

Dependência: mantida

Data de Expedição: 02/09/2004

Telefone: 3671-5722

Horário de funcionamento: das 07 as 17 horas

UF: AM

4.1. Figura 02: Layout da UBS.

4.2 Figura 03 : Organograma da UBS

Fonte : SILVA.J,R

4.3Figura 04 :Fluxograma de Atividades

Fonte: SILVA.J,R

4.4. Tabela 01 : Quadro de Funcionários da UBS turno vespertino.

SETOR CARGO N° DE FUNCIONARIOS

IMUNOLOGIA 2. TECNICO EM ENFERMAGEM

1. AUXILIAR DE ENFERMAGEM 3

NEBULIZAÇAO 1. AUXILIAR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com