TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Saúde Pública

Por:   •  16/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  6.431 Palavras (26 Páginas)  •  1.481 Visualizações

Página 1 de 26

INTRODUÇÃO

A alimentação é essencial para o homem desde seu nascimento.  Do primeiro leite materno, o colostro, até a última refeição realizada é dela que retiramos todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

A alimentação terá diferente importância nos diversos ciclos da vida.

Na gestação, a nutrição será importante para um bom desenvolvimento fetal, obtido com o bom estado nutricional da mãe e a qualidade de sua dieta. Esse binômio também afetará a etapa seguinte, a lactação.

Na infância a nutrição será importante para um bom crescimento e desenvolvimento da criança.

Os adolescentes com seu estirão do crescimento e amadurecimento sexual influenciarão esse desenvolvimento com uma alimentação de maus hábitos alimentares e estilo de vida típicos desta fase. Os distúrbios alimentares como anorexia e bulimia também já aparecem nesta fase.

A nutrição na idade adulta herdará os hábitos alimentares desenvolvidos na infância e adolescência, quer sejam eles maus ou bons. Porém nesta idade as co-morbidades de uma alimentação de maus hábitos alimentares começaram a se repercutir (quando não se manifestaram precocemente) com desenvolvimento de patologias como diabetes, obesidade, hipertensão arterial.  

Na terceira idade a nutrição terá que se adaptar e adequar a uma série de complicações  fisiológicas e orgânicas presentes nesta fase.

A saúde pública visa à promoção de saúde em todos os ciclos citados. E para cada um destes ciclos a Nutrição terá sua importância.

No presente trabalho será abordado dois aspectos deste ciclo da vida, a infância e a terceira idade.

A primeira foi abordada com visitas a uma escola da rede municipal de ensino, o CMEI a fim de avaliar sua merenda escolar, o estado nutricional dos educandos, a educação nutricional por meio de palestra educativas.

A segunda foi realizada no asilo, um lar de idosos, onde foi realizado o atendimento ambulatorial, com aplicação de questionários e aconselhamento nutricional para os residentes desta instituição.    

  1. OBJETIVOS

Objetivo geral: Desenvolver a prática dos conhecimentos teóricos de Nutrição em saúde pública, visando à prevenção de doenças, a promoção e manutenção da saúde e qualidade de vida da população.

Objetivos específicos:

  • Avaliar o estado nutricional de pré-escolares utilizando indicadores antropométricos;
  • Promover palestras de educação nutricional e saúde para os educandos do CMEI;
  • Conhecer e avaliar a merenda escolar dos educandos.
  • Averiguar o estado nutricional dos residentes do asilo fornecendo o diagnóstico nutricional e orientações dietéticas;

2- NUTRIÇÃO INFANTIL

2.1- A criança pré-escolar

        A pré-escola é o período que abrange crianças de dois a seis anos de idade. Este período é marcado por grande desenvolvimento e aquisição de habilidades e segundo a teoria do desenvolvimento humano de PIAGET apud BOCK & et al, este é o período pré-operatório. A criança aprende a andar, falar, a ter coordenação motora fina para escrever e se torna um ser social.

        Com relação a sua alimentação e desenvolvimento, de acordo com KELTS & JONES (1988) o padrão de crescimento pôndero-estatural é irregular. Isto é bastante comum na criança pré-escolar. Neste grupo etário, o aumento médio de estatura é de 12 centímetros durante o segundo ano de vida, 8 a 9 centímetros durante o terceiro ano e 7 centímetros por ano, durante os anos consecutivos. O aumento médio de peso, nesse grupo etário, é de 2 a 2,5 quilos por ano.

        Como o crescimento é mais lento, seu apetite também é diminui.

        “As crianças têm menos interesses nos alimentos e um interesse crescente no mundo ao seu redor” afirma MAHAN & ESCOTT-STUMP (2005, p. 259).

        Algumas características fisiológicas e comportamentais são comuns a essa faixa etária. Seu volume gástrico é pequeno, apresentando um apetite inconstante. Assim essas crianças comem melhor com porções pequenas de alimentos oferecidas várias vezes no dia. Segundo MAHAN & ESCOTT-STUMP “A maioria das crianças alimenta-se de quatro a seis vezes ao dia tornado os lanches tão importantes quantos as refeições na contribuição para ingestão total diárias dos nutrientes”. MAHAN & ESCOTT-STUMP (2005, p. 259).

        Com relação as suas necessidades energéticas, glicídicas, protéicas, lipídicas, vitamínicas e minerais, segundo ACCIOLY (2005), o cálculo dos nutrientes citados para pré-escolares deve ser feito da seguinte forma:

        Valor energético total: é obtido através do produto do peso em quilogramas e a recomendação energética por unidade de peso, conforme a faixa etária. Nos casos dos pré-escolares de 2 a 6 anos essas recomendações são : 2 a 3 anos:104 kcal/kg para meninos e 102 kcal/kg para meninas; 3 a 4 anos: 99 kcal/kg para meninos e 95 kcal/kg para meninas; de 4 a 5 anos: 95kcal/kg para meninos e 92kcal/kg para as meninas e de 5 a 6 anos: 92kcal/kg para meninos e 95kcal/kg e 88kcal/kg para meninas.

        Proteínas: também obtida pelo produto do peso em quilogramas e a recomendação por unidade de peso, conforme a faixa etária. Para meninos e meninas pré-escolares essas recomendações são: 2 a 3 anos:1,13 g/kcal/dia,  de 3 a 4 anos: 1,09 g/kcal/dia; de 4 a 5 anos: 1,06 g/kcal/dia e de 5 a 6 anos: 1,02 g/kcal/dia.

        As fontes energéticas, glicídios e lipídeos, devem prover um total de 55% do valor energético total (VET) da dieta vinda dos carboitrados e até 30% do VET de lipídeos, porém evitando os açucares simples e as gorduras saturadas.

        Os micronutrientes devem ser dados uma especial atenção àqueles cujas recomendações são mais expressivas ou cuja disponibilidade dependa de outros fatores dietéticos como é o caso do cálcio, ferro, zinco, ácido ascórbico e vitamina A.

Cada um desses micronutrientes terá um importante papel a desempenhar no organismo infantil. Segundo OLIVEIRA & MANCHINNI (1998), a vitamina A é mais conhecida em participar dos processos visuais. Já o ácido ascórbico tem múltiplas funções, como o papel de atioxidante e atuará na oxi-redução do ferro sérico. O zinco terá muitas funções tais como estrutural nos órgãos ou cabelos ou de importante papel junto às enzimas. Já o cálcio terá papel no crescimento infantil, pois estão diretamente relacionados à formação dos ossos e dos dentes, e ferro tem principal função de elemento estrutural do grupo heme da hemoglobina (OLIVEIRA E MARCHINI, 1998, p.134; p.144; p.147 p.173; p.204).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.7 Kb)   pdf (605.3 Kb)   docx (185.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com