TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO PIESC

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.074 Palavras (17 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

A criança é um ser biopsicossocial em crescimento e desenvolvimento e, como tal, deve ser atendida em  toda  a  sua  individualidade,  nas  suas  necessidades básicas  de:  nutrição,  educação,  socialização,  afetividade. Durante o processo de desenvolvimento e crescimento, a criança está sujeita à apresentar  afecções patológicas, que necessitam de uma atenção especial." (AUGUSTO;  NODA, 1978).

O bloco de Saúde da Criança, vinculado ao PIESC, é pautado na concepção de  uma assistência  integral  ao  indivíduo,  com ênfase no aperfeiçoamento  de  métodos,  técnicas,  normas  e  rotinas,  com  a  finalidade  de  atingir  o  seu  objetivo  primordial:  o bem estar da criança e sua reabilitação num tempo mais breve possível.

De maneira geral, as atividades desenvolvidas nesse bloco nortearam-se por temas essenciais para a pediatria, incluindo: as doenças respiratórias mais prevalentes na infância, as doenças exantemáticas, bem como os aspectos da alimentação em menores de um ano, entre outras temáticas relevantes para a pediatria.

Portanto, neste relatório consta a descrição e reflexão acerca das práticas realizadas no bloco, por meio do relato das consultas individuais, consultas coletivas e sala de espera desenvolvidas na Unidade de Saúde da Família Aurivaldo Sampaio no bairro São Lourenço, no município de Itabuna - BA, associando a vivência e experiências adquiridas com as teorias.

NARRATIVA DAS ATIVIDADES

SALA DE ESPERA

Tema abordado: Alimentação até os 2 anos de idade

Objetivos: dialogar com as mães e usuários presentes a cerca da alimentação em crianças menores de 2 anos, com o intuito de orientar sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida, bem como os 10 passos para uma alimentação saudável.

Planejamento/metodologia: Optou-se por fazer uma apresentação oral, abordando os benefícios do aleitamento materno, posteriormente falou-se sobre a alimentação (importância de uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras), enfatizando os 10 passos para uma alimentação saudável (IMAGEM 1). Por fim, finalizou-se abordando os malefícios de alimentos industrializados (biscoitos doces, refrigerantes, miojo, entre outros), que não devem ser introduzidos na alimentação das crianças.

Resultados: houve uma boa participação, embora a sala de espera não estivesse cheia. Os usuários que ali estavam demonstraram interesse e participaram de forma satisfatória da discussão. Alguns demonstraram ter um certo conhecimento sobre a temática.

Comentários e conclusões: conclui-se que a tarefa foi bem realizada. As informações e orientações importantes sobre a alimentação em menores de 2 anos foram explanadas de forma clara e objetiva, que é objetivo da sala de espera.

Impacto sobre o aprendizado: elaborar essa sala de espera ajudou para consolidar o conhecimento sobre essa temática. Além disso, a realização de uma sala de espera é sempre uma oportunidade para exercitar a comunicação e a educação em saúde.

[pic 1]

CONSULTA COLETIVA

Tema abordado: Cuidados com as crianças menores de um ano

Objetivos: orientar as usuárias sobre os cuidados com as crianças menores de um ano, enfatizando os aspectos da alimentação, crescimento e desenvolvimento, higiene e imunização.

Planejamento/metodologia: Foi realizada em dupla. A temática abordada envolveu diversos pontos importantes da saúde da criança, estiveram presentes 3 pacientes. Foi feita inicialmente a apresentação dos alunos responsáveis e depois da atividade que seria realizada, sendo seguido um roteiro pré- elaborado pelo grupos, com perguntas que envolviam higiene, alimentação, vacinação, crescimento e desenvolvimento e cartão da criança.

Resultados: Os participantes, em geral as mães, respondiam cada questão e discutíamos as respostas, valorizando as suas falas. No segundo momento, foi realizada uma intervenção individual com os participantes, priorizando: aferição das medidas antropométrica e o registro no cartão da criança. Por fim, foram passadas orientações individuais. 

No segundo momento, foi atendida uma criança:

1º criança: N.R.S.S, feminino, 2 meses, acompanhada da genitora que referiu que a lactente vem apresentando cólica, porém mantem dejeções normais. Utiliza Luftal. Relata ainda aleitamento materno inexistente, segundo a mãe não há leite. Utiliza mingau de arroz com leite ninho. Medidas antropométricas: 6,300 KG e 54 cm de altura.

Conduta: orientada a mudar a alimentação, introduzir o aleitamento materno. Prescrito Adtil 02 gotas ao dia ou Purivit ADE 01 gota ao dia, Luftal 04 gotas ao dia. Para a genitora foi prescrito Plasil para estimular a lactação e orientação para comer alimentos ricos em milho. Foi agendada para retorno com uma semana para avaliar se houve mudança da alimentação.

Comentários e conclusões: conclui-se que a tarefa foi bem realizada. As informações e orientações importantes sobre alimentação, higiene e imunização foram explanadas de forma clara e objetiva. Ademais, a realização de uma consulta coletiva permite dialogar com as mães e orientar a cerca de aspectos que são fundamentais para o bem estar das crianças.

Impacto na aprendizagem: a realização de uma consulta coletiva possibilita que o aluno melhore sua comunicação, bem como incentiva o aluno a estudar, a fim de estar preparado para esclarecer as possíveis duvidas das mães no decorrer da consulta.

CONSULTAS INDIVIDUAIS

CONSULTA INDIVIDUAL 1

IDENTIFICAÇÃO:

SJA, sexo masculino, cor parda, 1 ano e 7 meses,  nascido e domiciliado em Itabuna –BA.

Informante: Mãe.

QUEIXA PRINCIPAL (QP):

Catarro no nariz há 3 dias.

HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL (HDA):

Mãe refere que há 3 dias a criança apresenta rinorréia seromucosa bilateralmente. Informa também que a criança não apresenta nenhum outro sintoma associado, como espirro, tosse e dispnéia e relata que esse quadro não tem repercutido no estado geral da criança e que esta continua se alimentando normalmente. A rinorréia se exacerba à noite, no entanto, a mãe diz não haver obstrução nasal. Não se observa fatores de melhora. Nenhum medicamento foi utilizado, para o quadro, até o momento e não faz uso de outras medicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (240.9 Kb)   docx (98.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com