TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Artigo "Educação Alimentar Na Obesidade: Adesão E Resultados Antropométricos."

Monografias: Resenha Do Artigo "Educação Alimentar Na Obesidade: Adesão E Resultados Antropométricos.". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A obesidade atualmente é conhecida como uma epidemia tendenciosa, a pandemia em todo o mundo. Há uma estimativa que hoje exista em torno de 1 bilhão de sobre peso e 300 milhões de obesos no mundo, no Brasil o sobre peso atinge 41% dos homens e 40% das mulheres, enquanto a obesidade se dá em 8,9% entre os homens e 13,5% entre mulheres.

A obesidade é complexa esta ligada com fatores sociais, econômicos, endócrinos, metabólicos e psiquiátricos, seu tratamento vai muito alem da perda de peso, deve ser feito por meio de mudanças no estilo de vida, associado á pratica de exercícios físicos e educação em nutrição e alimentação.

O processo de redução de peso através da reeducação alimentar é longo, se comparado as dietas malucas que tem por ai, porem sempre será mais seguro, além de formar valores de prazer, de responsabilidade, atitude critica e a liberdade, já que prevê novos hábitos e comportamentos.

Metodologia

O estudo foi realizado com 116 pessoas de ambos os sexos, com idade entre 20 e 59 anos, por um período de 10 semanas, os critérios para a exclusão foram: abandono do programa, gravidez, mais de 25% de falta no programa e deficiência física.

O projeto foi realizado em 2005 no Centro Multidisciplinar de Promoção á Saúde e prevenção de Doenças da Coordenadoria do Campus de Ribeirão Preto-USP, a equipe multidisciplinar foi composta por nutricionistas, psicólogo, educador físico, e alunos de graduação do curso de enfermagem.

Os encontros entre os participantes eram realizados com um encontro semanal para orientação alimentar, onde se abordava temas como: pirâmide alimentar, grupos alimentares e porções, sugestão de cardápio, ingestão de água, fibras, gorduras, fracionamento das refeições, entre outros e três encontros semanais para realização de atividade física.

Os interessados procuraram o programa de forma voluntaria, foram coletados dados dos mesmos como: idade, sexo, estado civil e escolaridade.

Para a avaliação antropométrica foi realizado mensuração de peso no inicio, utilizando uma balança portátil digital eletrônica Welmy, com capacidade de 200kg, a estatura foi aferida com um antropometro acoplado na balança, de altura máxima de 2m, e circunferência de cintura aferida com uma fita métrica inextensível.

Resultados

Permaneceram até o fim do programa cerca de 50% dos voluntários, a maioria dos que desistiram foram mulheres, casadas, em torno de 39 anos e com grau de escolaridade incompleto (ensino médio), já os que permaneceram também em grande parte mulheres casadas com ensino médio completo.

Observou-se que no inicio do programa 39,9% dos voluntários apresentaram sobre peso e 60,1% eram obesos, e no final do programa a porcentagem de não obesos foi de 55,2% e de obesos foi reduzido para 44,8%.

Em relação a perda de peso, 37,9% tiveram perda de peso maior ou igual a 5%, 44,8% menos de 5% e 17,2% não tiveram redução no peso, já a circunferência da cintura antes do programa era em media de 102,1cm e depois do programa 98,6cm.

Discussão

O projeto foi realizado com o intuito de combinar a reeducação e restrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com