TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RO ELATORIO DE ESTAGIO

Por:   •  8/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO:

O SUS (Sistema Único de Saúde) é um programa criado pela constituição Federal no ano de 1988, destinados para todos os brasileiros que necessitem de acesso a Saúde. Em um contexto civil a saúde é um direito histórico, financiado pela constituição (1988). Faz parte de uma luta em busca da redemocratização. Antes só com carteira assinada é que se tinha direito à saúde. Na ditadura militar ocorre uma demolição da dimensão pública. A partir de 1988 a saúde passou a ser é um dever do estado e direito de todos.  O Conselho Municipal de Saúde é um órgão de autoridade e de fiscalização que decide sobre as orientações que vão ser executadas em termos de saúde. LEI 8080 - Uma das principais leis que regulamentam o SUS. Para a alegria nacional o SUS conseguiu uma grande evolução, porém, ainda é o foco de algumas criticas que se baseiam na demora de atendimentos e na ausência de possíveis profissionais que deveriam atender a qualquer minuto, mais as demandas de pessoas são grandes e realmente é muito  difícil poder atender a todos, o fato é que as pessoas criticam tudo o que vêem mais não param pra pensar que é difícil poder atender no mesmo minuto esta quantidade imensa de pessoas a todo o momento.

 Muitas pessoas necessitam do SUS quando não se tem um convênio ou, embora o atendimento seja um pouco demorado dependendo do caso, é possível afirmar que os atendimentos são eficazes. Algumas pessoas que tem convênios que só funcionam em algumas cidades e se mudam para outras, acabam não podendo usar o convenio e acabam tendo que usar o SUS, aumentando ainda mais a quantidade de pessoas que utilizam este sistema.

Antes que o SUS fosse decretado de vez, a atuação do Ministério da Saúde era baseada em pequenas ações de informações como a prevenção de doenças as campanhas de vacinação ou também através de promoções de saúde que eram as campanhas feitas para que toda a população se mantivesse sempre em alerta. Estas ações de informações e prevenções eram feitas em caráter universal, e toda a assistência médico-hospitalar para algumas poucas doenças serviam as pessoas que eram indigentes, ou seja, às pessoas que não tinham acesso a nenhum tipo de atendimento pelo (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social) denominado pela sigla INAMPS, estas pessoas raramente tiveram oportunidade de se curar dessas doenças contraídas sem ao menos terem informações do “por que”. Nas épocas de inverno a demanda de pessoas com doenças normais como as  gripes era muito maior, e com o agravo da situação algumas pessoas que não recebiam o tratamento chegavam a óbito  por falta de atendimento. O INAMPS foi Instruído justamente para que grande parte disto acabasse ele foi criado pelo regime militar no ano de 1974, devido a Cessação e desagregação do INPS denominado Instituto Nacional de Previdência Social, que hoje é popularmente chamado de Instituto Nacional de Seguridade Social sigla (INSS). Era um instituto que se auto comandava e também era filiado ao Ministério da Previdência e Assistência Social atualmente conhecido só por  Ministério da Previdência Social, e tinha como uma das primeiras finalidades a ação de prestar  serviços a todos que se dedicavam  a Previdência Social, como já dito anteriormente. Concluindo todos estes serviços, a maioria das pessoas que possuíam a carteira assinada legalmente por alguma empresa tinha a suas disposições os serviços do INAMPS que possuía seus próprios estabelecimentos, porém, a maior parte deste atendimento era feita pela iniciativa privada, estas realizações estabeleciam o contato entre os empregados e o sistema, além de contar com os convênios que conseguiam remunerar cada procedimento realizado e conseqüentemente tinham preferências.

Para compreender melhor SUS é necessário que voltemos um pouco no passado e acompanhar estas evoluções de saúde que vieram acontecendo no Brasil ao longo da história.  Lá em 1970 houve o “Movimento da Reforma Sanitária” que surgiu em meio acadêmico no início da década, e todas estas intenções se baseavam nas oposições políticas e técnicas contra o regime militar, que acabou sendo abraçado por alguns setores da sociedade que não se imaginava na época, além de contar com outros partidos de oposições desta mesma época agitada.

Ao fim desta situação denominada agitada, chegamos à década de 1980, onde o INAMPS estaria prestes a passar por algumas mudanças radicais em seu sistema como a universalização progressista do atendimento, o que já era considerado uma grande transição ao SUS. Diante destes fatores históricos podemos ver que o regime militar conseguiu atrasar os planos relacionados à saúde da população brasileira, que conseguiu reagir rapidamente e, através de novos manifestos, se instalaram em uma posição melhor diante da burocracia que era feita antigamente. O SUS se tornou um objetivo das autoridades e a todo custo visavam a sua realização, entretanto, alguns contratempos influenciou para que o projeto finalmente fosse decretado. De acordo com o decorrer do Sistema Único de Saúde, o programa foi bem aceito por todos e até hoje trás grandes benefícios a população de um modo geral. De fato é possível afirmar que boa parte das pessoas que o utilizam o SUS com maior freqüência são as pessoas um pouco mais carentes consideradas de baixa renda. Hoje em dia ter um plano de saúde é algo primordial dentro de uma família, seja ela uma família recém-montada ou uma família já com alguns anos de estadia. Muitas empresas oferecem planos de saúde aos funcionários como parte de bonificação salarial ou algo assim, então isso livra ainda mais alguns trabalhadores de ter que enfrentar a fila do SUS.

 Cada vez mais as preocupações brasileiras são aplaudidas de pé e fazem sempre com que novas oportunidades e possibilidades aparecem. Infelizmente o SUS não atende a todas as emergências com rapidez e eficiência, entretanto, é sempre importante que tenha a carteirinha do SUS em mãos sempre para que sobre atendimento ao invés de faltar, afinal, nunca devemos arriscar nenhum palpite quando o assunto é saúde. A política pública social adotada pelo Brasil é acessível a toda população, sem distinção de ser ou não contribuinte da previdência. Antigamente, antes do SUS, só tinha acesso ao serviço de saúde pública quem era segurado da previdência. Quem não era tinha que apelar para a indigência em geral. E se os serviços de quem contribuía já eram deficientes, imagine o prestado aos indigentes. O SUS está longe de ser o modelo perfeito, de ser um serviço de qualidade.Há determinados tipos de procedimentos que demoram meses para serem realizados. Mas, diante da realidade econômica do País, é o melhor modelo já adotado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com