TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO E CURSO PORTO VELHO/RO

Por:   •  23/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

RENATO IGOR SOUSA SILVA

        

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO E CURSO

PORTO VELHO/RO

2017

[pic 2]

CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

COORDENADORA: NILCILENE ALENCAR DA COSTA

DISCENTE: RENATO IGOR SILVA SOUSA

TURMA: 2016 ‘’A’’

        

RENATO IGOR SILVA SOUSA

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO E CURSO

USADO COMO CRITÉRIO AVALIATIVO DO CUSO

TÉCNICO EM RADIOLOGIA.

PORTO VELHO/RO

2017

AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar ao meu eterno DEUS, que é responsável por mais esta benção em minha vida, pois me fez forte, otimista e capaz de realizar este curso e conclui-lo. Segundo, a minha família, meus professores, aos meus colegas de sala, aos técnicos com quais estagiei e me passaram grande aprendizado e a toda equipe do IESB junto a instituição á qual me concedeu tudo que era necessário.


INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade apresentar as duas etapas do estágio supervisionado e todos os procedimentos realizados, informara o nome das unidades cedentes do estágio, os exames realizados e a quantidade de carga horária.

FASE ADMINISTRATIVA

O estágio teve início no dia 20 de agosto de 2017 na unidade de pronto atendimento da zona sul, fase na qual comecei os primeiros procedimentos de aprendizagem.

  1.  APRESENTAÇÃO NA UNIDADE CEDENTE

Apresentei-me no estágio no horário correto de entrada com meu crachá, vestido adequadamente com roupas brancas, inclusive com jaleco e com meu dosímetro, que é um dispositivo indispensável para medir a quantidade de radiação a qual estou sendo exposto.

  1.  CONHECIMENTO INTERNO DA SALA DE EXAMES

O técnico detalhadamente me informou sobre a mesa de comandos, mesa de exames, ampola de raio x, negatoscópio e a máquina processadora CR no qual eu aprendi a processar a imagem obtida no receptor de imagem.

  1.  EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

Nesta área de atuação que é a de radiologia, é muito importante o uso dos equipamentos de segurança. No local do estágio havia o avental plumbífero que é de chumbo, o protetor de tireoide e o protetor de gônodas. Sempre usei meu EPI que é o dosímetro e também fiz a proteção do paciente exposto a radiação.

  1.  ATIVIDADES REALIZADAS NA FASE ADMINISTRATIVA

Realizei o cadastro dos pacientes, colocando o nome deles corretamente, a data de nascimento, o sexo correspondente e o nome da incidência a ser realizada. Além disso, auxiliei na chamada do paciente para dentro da sala de exames.

  1.  TÉCNICAS DE POSICIONAMENTOS

O preparo da sala de exames era feito antes do paciente entrar porque isso facilita o trabalho. O alinhamento do raio central é fundamental sendo na estativa ou mesa de exames.

Em seguida, informava ao paciente sobre a retirada dos acessórios que era necessário para que impedissem na qualidade da imagem e principalmente no diagnóstico do exame, e entregava o avental para que o mesmo vestisse. Orientava para que não se movimentasse durante o processo do exame, a partir daí prosseguia com o posicionamento cuidadoso dessa forma colocando em prática tudo que aprendi em sala de aula.

Fazia ajuste da distância que é o DFOFI, da angulação (dependendo do exame), e da colimação necessária. Para não deixar muita radiação espalhada, colimava somente a área de interesse, por isso, a aula de anatomia foi fundamental e indispensável.

  1.  FATORES DE EXPOSIÇÃO

O técnico ensinou-me como manusear e introduzir corretamente as técnicas dos fatores de exposição, fatores esses que dão a qualidade no exame, por isso, o uso adequado produz efeitos específicos sobre a qualidade da imagem. E para cada paciente antes de inserir as técnicas era observado o biótipo corretamente e tais fatores são os seguintes: KV, MA e MAS.

Já o paciente posicionado corretamente, feito a colimação necessária, e a introdução dos fatores então era feito o disparo do raio x sempre atrás do biombo.

  1.  ÉTICA PROFISSIONAL

Toda profissão exige ética profissional, assim como no campo da radiologia, que é uma área da saúde onde estamos cuidando de vidas. Tratar com educação e profissionalismo os pacientes, não ficar fazendo perguntas e nem comentários indevidos, ter sempre postura respeitosa.

  1.  OBSERVAÇÕES

Meu estágio foi muito proveitoso principalmente já no final onde meus conhecimentos estavam mais aprimorados e a quantidade de exames eram maior na policlínica DRº RAFAEL VAZ SILVA onde eu atingi o melhor da minha capacidade técnica e professional e finalizei o estágio com a carga horária mínima de 400 horas respeitando o limite semanal que é de 24 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com