TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO DESENVOLVIDO DURANTE O ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Por:   •  26/9/2018  •  Tese  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

        NOME:LINDINALDO DOS SANTOS SILVA    RA:5083688394

ATIVIDADE EXTRA-PROJETO

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO DESENVOLVIDO DURANTE O ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN)

  1. Introdução

Este trabalho tem a importância de levar ao colaborador o máximo de conhecimento sobre a importância do uso das etiquetas, para sua identificação, uma das principais exigências da legislação em relação aos alimentos manipulados é a sua procedência, seu destino, sua data de manipulação e a sua validade. A forma que utilizamos para que a legislação seja atendida é o uso das Etiquetas de Identificação dos Alimentos. O seu uso é obrigatório e dessa forma cabe ao empregador disponibilizar gratuitamente aos seus colaboradores. A utilização da etiqueta torna a identificação do alimento seguro e saudável, evitando assim consequências maléficas.

O etiqueta de alimento manipulado é o instrumento ou produto utilizado pelo manipulador que se destina à identificação, prazo de validade .

Conforme Norma Regulamentadora a empresa é obrigada a fornecer a seus funcionários gratuitamente as etiquetas os seus funcionários de acordo com as funções que se fazem necessária à manipulação de tais alimentos minimizando os riscos de doenças para quem os consomem.

O prazo de validade indica o período de tempo no qual os alimentos são conservados de modo a manter suas características nutricionais, sensoriais, físico-químicas e microbiológicas próprias para o consumo, desde que sejam mantidos nas condições indicadas pelo produtor (tempo, temperatura ao abrigo da luz etc.). Nesse sentido, é importante ressaltar que a partir do momento em que ocorre a abertura da embalagem original, perde-se imediatamente o prazo de validade informado pelo fabricante. Sendo assim, os alimentos pós-manipulados requerem o estabelecimento de um novo prazo para serem utilizados em condições seguras. Tal prazo é chamado de recomendações de uso. Para os produtos industrializados, deve-se respeitar o prazo de validade informado pelo fabricante em suas embalagens originais. Entretanto, para os produtos pós-manipulados, devem-se respeitar as recomendações de uso.

  1. Objetivo

Este trabalho tem a finalidade de mostrar a real importância do uso das etiquetas em alimentos manipulados, com um treinamento dinâmico e explicativo, onde esclarece a importância do uso do mesmo. O objetivo é trazer ao colaborador informações importantes sobre uso que é necessário e obrigatório por lei. 

As etiquetas tem o objetivo de informar para qualquer manipulador que for utilizar aquele alimento, quando o mesmo foi manipulado e qual a sua validade. Informar ainda o seu fornecedor do alimento e a sua designação também é muito importante.

  1. Desenvolvimento

Foi elaborado um treinamento dinâmico e explicativo, onde mostra passo a passo a importância do uso das etiquetas, o treinamento constitui se no processo de ajudar os colaboradores a adquirir eficiência no seu trabalho, através de hábitos simples que são rotineiros.

Para um bom e seguro desenvolvimento das tarefas executadas dentro do ambiente de uma cozinha industrial ou em uma unidade de alimentação e nutrição é imprescindível o uso de etiquetas de identificação do alimento manipulado para os funcionários envolvidos em suas áreas específicas de trabalho tais como: no pré-preparo, preparo, cocção, distribuição dos alimentos, higienização, armazenamento (estoque frio e seco).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (648.6 Kb)   docx (880.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com