TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Drogaria

Monografias: Relatorio Drogaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Atualmente o ramo de farmácias e drogarias no Brasil está em expansão, elas representam o principal canal de distribuição de medicamentos do país, vendendo a maioria da produção da indústria farmacêutica, razão pela qual se classifica como um excelente negócio. Hoje a farmácia tem por objetivo a promoção da saúde através da personalização da relação de confiança entre médico-farmacêutico-paciente. Depois do Plano Real, com a estabilidade da moeda, muita gente que antes consumia menos medicamentos, passou a cuidar um pouco mais da saúde. Stress, hábitos alimentares incorretos, poluição, doenças do trabalho, são problemas que levam cada vez mais pessoas às farmácias/drogarias em busca de medicamentos contribuindo para a abertura da economia brasileira. Segundo a Abifarma, citado pelo Sebrae (2003) existe um enorme potencial de crescimento para produtos farmacêuticos, considerando que o mercado consumidor real no Brasil é de apenas 30 milhões para uma população de 150 milhões, por isso este mercado ainda não está saturado.

A Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, estabelece que o processo de dispensação de medicamentos na farmácia está sob a responsabilidade do profissional farmacêutico (Brasil, 1973). Com o passar dos anos houve o surgimento de novas definições das atividades farmacêuticas, tais como, a Atenção Farmacêutica apresentada por Hepler e Strand (1990), as quais têm influenciado cada vez mais estes profissionais a assumir um papel ativo de promoção da saúde. Segundo Petty (2003), a profissão farmacêutica está mudando da simples oferta de medicamentos para uma função clínica de fornecimento de informações.

1. HISTÓRICO.

A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir do século X com as boticas ou apotecas, como eram conhecidas na época. Neste período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão.

Na Espanha e na França, a partir do século X, foram criadas as primeiras boticas. Esse pioneirismo, mais tarde, originaria o modelo das farmácias atuais.

A Drogaria palácio dos remédios tem 9 anos e apenas uma filial,localizada em Santo André.

2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO

Durante o período do estagio pude avaliar a importância da presença do farmacêutico,pude observar suas funções que são extremamente restrita a eles,principalmente na hora da entrega do medicamento onde eram esclarecidas as duvidas do cliente em relação ao medicamento.

As atividades que exerci e acompanhei foram:

 Dispensação de medicamentos;

 Atendimento ao cliente com receitas médicas;

 Informação de como usar este medicamento;

 Entrada e conferencia de nota fiscal dos medicamentos;

 Aferição de pressão artéria;

 Glicemia capilar;

 Programa farmácia popular com medicamentos grátis para hipertensão, diabetes e asma. Atendimento para estes pacientes, onde eram necessárias receitas com validade de até 4 meses, necessitavam de documento e assinatura do paciente. Tudo era feito no sistema do programa DATASUS.

3. ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Atenção Farmacêutica, prática recente da atividade farmacêutica, prioriza a orientação e o acompanhamento farmacoterapêutico e a relação direta entre o farmacêutico e o usuário de medicamentos. Na maioria dos países desenvolvidos a Atenção Farmacêutica já é realidade e tem demonstrado ser eficaz na redução de agravamentos dos portadores de patologias crônicas e de custos para o sistema de saúde.

Essa transformações foram desencadeadas pelo desenvolvimento e mecanização da indústria farmacêutica, aliada à padronização de formulações para a produção de medicamentos em larga escala e à descoberta de novos fármacos, sempre considerados de eficácia superior pela indústria farmacêutica, resultado da pesquisa farmacêutica de alta complexidade.

tes avanços levaram à quase obsolescência os laboratórios magistrais das farmácias, até então atividade primária do farmacêutico, definida pela sociedade e pelo âmbito profissional (Freitas et al., 2002).

Diante desta condição tecnológica mais avançada, o farmacêutico, na farmácia, passou a ser visto pela sociedade como um mero vendedor de medicamentos. A insatisfação provocada por esta condição levou, na década de 1960, estudantes e professores da Universidade de São Francisco (EUA) à profunda reflexão, a qual resultou no movimento denominado "Farmácia Clínica". Esta nova atividade objetivava a aproximação do farmacêutico ao paciente e à equipe de saúde, possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à farmacoterapia (Menezes, 2000).

Após o movimento da Farmácia Clínica, em meados da década de 1970, alguns autores se empenharam em redefinir o papel do farmacêutico em relação ao paciente, pois segundo eles a Farmácia Clínica estava restrita ao ambiente hospitalar e voltada principalmente para a análise da farmacoterapia dos pacientes, sendo que o farmacêutico ficava próximo apenas à equipe de saúde.

Dessa forma, visando nortear e estender a atuação do profissional farmacêutico para as ações de atenção primária em saúde, tendo o medicamento como insumo estratégico e o paciente como foco principal, Mikel et al. (1975) iniciaram a construção inconsciente do conceito de Atenção Farmacêutica, que só viria a receber essa terminologia no final da década de 1980. Nesse artigo, os autores afirmavam que o farmacêutico deveria prestar"a atenção que um dado paciente requer e recebe com garantias do uso seguro e racional dos medicamentos".

Posteriormente, a definição proposta por Mikel et al. foi ampliada e adaptada por Brodie, Parish e Poston (1980), que sugeriu incorporar a ela que o farmacêutico deveria oferecer e realizar todos os serviços necessários para um tratamento farmacoterapêutico eficaz.

O termo Atenção Farmacêutica foi adotado e oficializado no Brasil, a partir de discussões lideradas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), OMS, Ministério da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com