TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Ecológicas

Dissertações: Relações Ecológicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Relações ecológicas

Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. As relações ecológicas ocorrem dentro da mesma população (isto é, entre indivíduos da mesma espécie), ou entre populações diferentes (entre indivíduos de espécies diferentes). Essas relações estabelecem-se na busca por alimento, água, espaço, abrigo, luz ou parceiros para reprodução.

Exemplos dessas relações:

Relações Harmônicas: quando os indivíduos que se relacionam (pode ser um casal ou mais) não se prejudicam com essa relação, podendo ser beneficiado ou não.

Relações Desarmônicas: Há prejuízo de ambos ou de um dos indivíduos.

As relações podem ser intraespecíficas, quando a relação ou as relações ocorrem entre indivíduos da mesma espécie;

As relações podem ser interespecíficas quando as relações ou a relação ocorre entre indivíduos de espécies distintas.

Nas relações harmônicas intraespecíficas, envolvem dois tipos de relações:

Colônia trata da relação de indivíduos da mesma espécie que estão unidas anatomicamente podendo existir a divisão do trabalho ou não, por exemplo, a Caravela que é formada por diversos organismos denominados pólipos, ao qual se esse pólipo saísse da caravela não conseguiria sobreviver, pois existem grupos responsáveis pela captura de alimento e outros pela produção de gametas.

Sociedade trata da relação entre seres vivos da mesma espécie, mas que não estão unidos anatomicamente, mas existi a divisão do trabalho, por exemplo, as formigas, ao qual tem as responsáveis pela captura de alimento, outras pela reprodução (Rainha), fecundação, entre outros.

Nas relações harmônicas interespecíficas, envolvem cinco tipos de relações:

Mutualismo trata da relação obrigatória, onde um ser vivo depende do outro para sobreviver, como por exemplo, Abelhas, beija-flores e borboletas são alguns animais que se alimentam do néctar das flores. O néctar é produzido na base das pétalas das flores e é um produto rico em açucares. Quando abelhas, borboletas e beija-flores colhem o néctar, grãos de pólen se depositam em seu corpo. O pólen contém células reprodutoras masculinas da planta. Pousando em outra flor, esses insetos deixam cair o pólen na parte feminina da planta. As duas células reprodutoras - a masculina e a feminina - irão então se unir e dar origem ao embrião (contido dentro da semente).

Protocooperação trata da associação facultativa entre indivíduos, em que ambos se beneficiam, como por exemplo, anêmona do Mar pega carona no paguro para se alimentar e o mesmo consegue se Proteger dos predadores, gado onde o anum faz a limpeza dos carrapatos, crocodilo africano onde a ave palito faz a higiene bucal.

Comensalismo trata da associação em que um indivíduo aproveita restos de alimentos do outro, ou seja, só um indivíduo se beneficia sem prejudicar o outro, como por exemplo, Tubarão e Rêmoras, Leão e a Hiena, Urubu e o Homem, onde um se alimenta, no caso, tubarão, leão e humano e deixa os restos para, rêmoras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com