TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Aspectos Biopsicossociais da Prática Médica

Por:   •  4/6/2019  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

VITÓRIA BARBOSA TERRA VIEIRA

RESENHA CRÍTICA DA DISCIPLINA ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA PRÁTICA MÉDICA I

DOCENTE

KÁTIA POLES

LAVRAS-MG

2019

DESENVOLVIMENTO

O livro “Cartas aos estudantes de Medicina” (Guanabara Koogan,2014), escrito pelo médico Celmo Celeno Porto, e o artigo “Impressões de pacientes, médicos e estudantes de medicina quanto a aparência dos médicos” (Yonekura, 2013) apresentam os aspectos de desenvolvimento de habilidades de um médico de excelência, enfatizando a importância da vestimenta e aparência do profissional em sua prática clínica. O assunto abordado pelo livro é de suma importância para nós estudantes que estamos no início dos conhecimentos acerca da prática clínica, iniciando os atendimentos com os professores e começando a estabelecer a relação médico-paciente.

O livro começa abordando o tema dos primeiros encontros com o paciente, em que são ressaltadas as qualidades humanas fundamentais na relação médico-paciente: integridade, respeito e compaixão. Assim, vemos que um bom médico precisa ter não só uma boa base de aprendizado semiotécnico, mas também outras características como essas qualidades humanas fundamentais e a empatia. É preciso que o médico saiba se colocar no lugar do paciente, sendo empático, e apresentando uma abordagem humanizada e especifica para cada paciente. Dessa forma, a anamense não deve se limitar a uma série de perguntas feitas ao paciente, apenas seguindo o roteiro, mas a um tratamento diferencial, que se adequa a cada caso e objetiva também o estabelecimento de um vínculo de cuidado e cumplicidade entre o médico e o paciente. O médico deve então, objetivar prezar pela individualidade, cumplicidade, continuidade e privacidade no relacionamento com o paciente, buscando um bom relacionamento com o mesmo.

Outro aspecto interessante abordado no início do livro, é que nem sempre o conhecimento pré-estabelecido será suficiente na prática clínica, em algumas situações como por exemplo a melhor maneira de lidar com o tema da morte, nós mesmos precisaremos aprender com a nossa prática e se adequar a situação. As vezes a situação vai exigir apenas uma presença silenciosa, um gesto de apoio ou uma palavra de conforto, de nada adiantando nosso conhecimento técnico. Assim, como o próprio autor definiu no livro, o lado mais belo da medicina é o lado humano, e esse não tem livro ou artigo nenhum que ensine o médico a ser e a aprender a lidar com as diversas situações adversas que irão se apresentar.

Além disso, um ponto abordado pelo livro e que foi o tema do artigo, é sobre a aparência do médico e do estudante de medicina. Em ambos, foi destacado como a aparência do médico, suas vestimentas e acessórios interferem na sua relação com o paciente. As vestes brancas e o jaleco branco possuem um significado simbólico que demonstram certo profissionalismo e ocupação com a limpeza e higiene, sendo um elemento essencial para muitos dos pacientes. É preciso também, que o profissional apresente uma fisionomia tranquila, em que nunca deverá se apresentar para uma consulta de mau humor ou demasiadamente alegre. A aparência agradável do médico, envolve também, um asseio corporal, unhas aparadas, cabelos penteados, barba feita, poucos acessórios, além das vestimentas limpas que confiram um aspecto saudável. Tatuagens e piercings também possuem uma conotação cultural negativa para muitos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com