TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO, ASPECTOS FÍSICOS DO SOLO DE SITEMAS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA, DE ALAN J. FRANZLUEBBERS

Por:   •  14/6/2019  •  Resenha  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


O artigo de Alan J. Franzluebbers, Aspectos Físicos do Solo de Sistemas Integrados de Lavoura- Pecuária, discute as respostas físicas e condições ecológicas em Sistemas Integrados de Lavoura-Pecuária. Descreve de inicio, as estruturas fundamentais para reestabelecer a matéria orgânica do solo em sua ideal constituição, sendo necessária, a presença de chuvas, escoamento de água (minimizado, para evitar complicações como a erosão do solo),raízes, microrganismos e a produção de culturas (sendo configurada de acordo com as limitações ambientais e local).

Ressalta, a prática da integração de hastes na lavoura-pecuária que contribui agro -ecologicamente com a diversificação dos sistemas de cultivo durante o ano ou em épocas perenes, fornecendo adubos animais diretamente no solo, aumentando sua fertilidade e evitando erosões. O autor faz menção as forragens perenes como um componente importante para o sistema pastoreio de gado devido a rotação de culturas diversificada, forrageiras perenes oferecem benefícios, como no controle da erosão. O texto apresenta as consequências de uma erosão de solo fértil, podendo destruir muitas propriedades do solo, incluindo densidade a granel, capacidade de retenção de água disponível e pH do solo, na cultura pode ocorrer baixa produtividade mesmo com ingestão de alta fertilidade.

Faz um levantamento áimportância de um sistema de agropecuária correto, pois o gado afeta também a soloqualidade técnica, oferecendo uma pressão de carga no solo causado por grandes animais, como vacas leiteiras. Ressalta, que cada animal pode variar sua sobrecarga sobre a terra, sendo assim a pressão pode variar de acordo com o peso e idade do animal, terra inclinação e extensão do movimento.

Como uma das categorias mencionadas pelo texto sobre os aspectos físicos do solo no sistema de integração Lavoura-Pecuária, o ambiente de enraizamento se divide em três aspectos: A agregação do solo (muito importante, para criar uma superfície de estabilização do solo, evitando a erosão, criando porosidade para retenção e transporte de água, e protegendo o solo, organismos de predação e a rápida decomposição de matéria orgânica.),nela o gado em condições normais de estocagem tem pouco impacto na estabilidade da agregação do solo, a presença de raízes e restos detritos  na superfície do solo é mais importante para agregação do que a presença de animais em pastejo; Densidade Aparente ( Densidade de Grenel se refere ao nível de compactação do solo, sendo a densidade de um solo compactado analisado por sua textura e agregação e matéria orgânica presente. Solos de textura grossa tendem a ter alta densidade, sendo que solos de textura fina tendem a ser mais agregados e apresentam menores densidades), o sistema de pastagem pode gerar em um solo com menor densidade por conta do pisoteio, porém isso é dependente do teor de agua no solo, vigor da recuperação do crescimento das plantas após o pastoreio levando em conta sua taxa de lotação, a extensão de compactação do pastoreio pode ser mitigada.; Resistencia a penetração no solo ( é uma das propriedades mais adequadas para expressar o grau de compactação do solo, consequentemente, a facilidade de penetração das raízes) , à medida que a densidade aparente aumenta e o solo, o conteúdo de água diminui, e a resistência à penetração aumenta.

Sob a Disponibilidade da água nos sistemas de integração lavoura-pecuária, o texto divide em dois aspectos: O Teor da água no solo, depende das condições meteorológicas como temperatura e precipitação, textura do solo, drenagem e taxa e extensão de absorção das plantas. O principal apontamento a ser discutido em relação a esse sistema de integração, é tentar potencializar a eficiência do uso da água, evitando escoamentos e permitindo que a precipitação de infiltre na terra; A Infiltração da água, plantas de pequeno porte como gramíneas perenes e legumes aumentam a infiltração de agua e a diminuição da perda do solo. Segundo uma pesquisa realizada no artigo, a infiltração de água em relação ao sistema pastoreio foi reduzida pelo pisoteio do gado no solo argiloso e foi atribuída à baixa resistência mecânica e amassamento, efeitos em combinação com alto teor de água durante o estresse, bem como redução da porosidade de solo superficial no limo arenoso.

Finaliza os aspectos físicos, com a Disponibilidade de Nutrientes que se divide em duas categorias: Matéria orgânica do solo, no Sistema lavoura-pecuária, a rotação é de grande importância para restaurar a fertilidade do solo, interrompendo ciclos de doenças e pragas, com isso é possível melhorar as características físicas do solo, a rotação de cultura sendo realizada no tempo certo pode resultar um aumento no solo orgânico. O sistema de plantio direto por sua vez, mantém a cobertura da matéria orgânica para melhorar o processo de infiltração da água no solo, permite o desenvolvimento de bioporos em toda extensão de terra e facilita para o trafego ao longo do ano. O autor menciona, que as culturas de cobertura fornece uma grande oportunidade de curta rotação e fornece forragem de alta qualidade em cultivos, coberturas de leguminosas pode fornecer ‘’N’’suficientes para as colheitas seguintes alcançarem rendimento máximo como pouco ou nenhum fertilizante ‘’N’’ adicional (segundo a uma pesquisa mencionada no artigo.). É possível ocasionar uma redução nos fertilizantes nitrogenados no solo por meio de culturas subsequentes de fase de pastagem e reposição de nutrientes ligados organicamente na matéria orgânica do solo; A Estratificação do perfil da matéria orgânica e nutrientes, é comum em área cultivada sob lavoura de conservação de longo prazo. A superfície do solo é responsável por receber grande parte dos fertilizantes e pesticidas aplicados, impactos da chuva e o fluxos de gases dentro e fora da terra, sendo assim a estratificação do solo pode ser de grande importância para medir o grau da qualidade do solo e o funcionamento do ecossistema, isso porque a matéria orgânica é essencial para o controle da erosão, infiltração da agua e conservação de nutrientes. O acumulo da matéria orgânica no solo, segundo os estudos mencionados nas pesquisas, ajuda a diminuir a mineralização de nutrientes orgânicos, tamponar a superfície dos efeitos de compactação do trafego de animais e maquinas e protege o solo da erosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com