TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha dos Textos “Aspectos metodológicos de um estudo de caso de psicose”, de Sandra P. Oliveira e “Homossexual e deprimido”, de Jack Drescher

Por:   •  6/11/2023  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Textos: “Aspectos metodológicos de um estudo de caso de psicose”, de Sandra P. Oliveira e “Homossexual e deprimido”, de Jack Drescher

Aluna: Laura de Oliveira Marangoni

        No primeiro texto, escrito por Sandra Paula Oliveira, apresenta um estudo de caso de um rapaz com diagnóstico de esquizofrenia. Os instrumentos utilizados nessa pesquisa são condizentes com a abordagem psicodinâmica, na qual pretende medir as forças e fragilidades do Ego, como nos testes de “Integração do Superego”, “Impulsividade”, “Qualidade das Relações Objetais” e demais.        

        Na análise do estudo, assim como em outros trechos do texto, demonstra a importância que essa teoria psicodinâmica dá aos pensamentos, considerando, aparentemente, a “confusão mental” ainda presente no paciente como a causa da sua psicose. Outro exemplo, também, seria com relação à tentativa de suicídio de Filipe, que consideraram essa atitude como um enfrentamento ao aumento de lucidez, que é uma forte intolerância à dor psíquica e nível elevado de ansiedade.  

        Quanto ao segundo texto, de Jack Drescher, essa característica da psicodinâmica da importância ao diálogo, de trabalhar os pensamentos, principalmente aqueles recorrentes da infância, sendo essas grandes influenciadoras, foi também destaque. No caso desse adulto homossexual e deprimido, somente com o tratamento que pudesse assumir seus pensamentos, lembranças e conflitos, sem julgamento, tornou-se possível a melhora da depressão e possibilidade de uma vida social mais estável. Em ambos os textos, também, não descartam o tratamento com psicofármacos como auxiliador para melhora do paciente. Inclusive, auxiliaria para que esse se “acalmasse” o suficiente para que pudesse lidar conscientemente com suas questões psíquicas, nas quais não seria possível em outra condição (não conscientemente).

        Dessa forma, poderia resumir que a teoria trabalhada em ambos os textos, a psicodinâmica, compreende os quadros clínicos como resultantes dos conflitos entre os processos mentais, normalmente de forma inconsciente ao afetado, envolvendo as estruturas do ego, id e superego, tendo como proposta de intervenção a recuperação das suas lembranças e pensamentos conflitantes, tornando-os visíveis e passíveis de mudança ao indivíduo, além de contar com o apoio de psicotrópicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com