TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO: ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA CIRURGIA DE AMPUTAÇÃO

Por:   •  18/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

Eliandra de Loreto Carvalho

Resenha do artigo: Aspectos psicológicos da cirurgia de amputação

Morfofisiologia e comportamento Humano

Laura Machado

Cachoeira do Sul, 08 de abril  de 2017.

RESENHA:

Esse artigo trata de pacientes que de alguma forma necessitam da amputação de algum membro do corpo.

Segundo os autores relatam que geralmente pacientes amputados ocorre isso por a maioria ser diabéticos. Não necessariamente só por isso, no artigo descreve diversas doenças que acarretam nisso, mais a principal é a diabete.

É relatado também que todo médico precisa conversar com seu grupo e depois chegar ao paciente para saber se estará de acordo ou não com a cirurgia de amputação.

A maioria  dos pacientes de alguma maneira acabam aceitando a cirurgia, mas a pior parte é lidar depois da cirurgia, porque os pacientes acabam ficando depressivos, isolados, não querendo se socializar e tendo vergonha de si próprio por pensar que sempre dependerá de alguém para ajuda- lo no seu cotidiano, e isso tudo acaba causando incomodo e não aceitação.

Claro que depois da cirurgia um tempo depois, os pacientes podem colocar próteses e voltar a ter uma vida normal e saudável, mais para isso necessitam de muito tratamento físico e psicológico, para conseguir chegar num estado de equilíbrio e aceitação.

E também contém no artigo a parte da dor fantasma que conforme o enfrentamento daquele paciente ele pode sentir muita dor depois da amputação, que geralmente é isso que ocorre, ou não.

Mais a maioria sente porque alem de sentir falta daquele membro a pessoa fica as vezes até anos sentindo dor naquele local, porque o corpo estranha a falta daquele membro e acaba fazendo com que sintam dor, mais com o tempo quando colocam prótese a maioria se adapta e consegue ter sua vida normal com aquela prótese, claro que nem todos conseguem, muitos acabam rejeitando a prótese, o corpo rejeita e não aceita, são com poucos mais acontece.

E o psicólogo dentro disso é o órgão mais importante porque é nele que o paciente coloca todas suas dificuldades e enfrentamentos.

E também a maioria das vezes precisa a vida inteira do psicólogo, porque pode ocorrer desse paciente nunca aceitar isso, saber viver, seguir em frente, mais nunca conseguir superar o que passou, muitos conseguem e com o tempo tiram de letra, mais muitos não.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (66.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com