TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: óelos De Lorenzo

Pesquisas Acadêmicas: Resenha: óelos De Lorenzo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “óleos de Lorenzo” dirigido por George Miller, foi lançado em 15 de janeiro de 1993. Foi baseado na história real de Lorenzo Odone, que aos oito anos começou a demonstrar os sintomas de uma doença rara, a adrenoleucodistrofia (ADL).

A adrenoleucodistrofia é uma doença recessiva ligada ao sexo, causada por um distúrbio nos peroxissomos, com conseqüente aumento dos ácidos graxos de cadeia muito longa. (LACERDA,2003, p.1).

Maestrelli e Ferrari (2006, p. 35) dizem que a adrenoleucodistrofia (ALD) causa dano à bainha de mielina dos neurônios. Os portadores dessa doença acumulam altos níveis de ácidos graxos de cadeia longa, devido a ausência da enzima responsável pela sua degradação.

Augusto Odone, pai de Lorenzo, usou como exemplo uma pia com duas torneiras, a pia seria o organismo de Lorenzo. Uma torneira chegava com os óleos dos alimentos e a outra era a entrada de óleos pela biossíntese. O ralo da pia representa a enzima que degrada os ácidos graxos, o ralo de Lorenzo estava defeituoso e não degradava as gorduras, afetando a bainha de mielina. As analogias são comparações e sua função pode ser explicativa ou criativa (Monteiro e Justi, 2000, p.68). No exemplo de Odone foi usada uma analogia explicativa, pois se propunha a explicar a doença de Lorenzo.

O pai de Lorenzo observou que através do consumo diário de óleos que forneciam a enzima responsável pela degradação dos ácidos graxos de cadeia longa, derivados dos ácidos oleícos e erúcico, a progressão da doença era interrompida, o que era um grande avanço.

Porém, após descobrir uma forma de impedir a progressão da doença, percebeu-se que os danos já causados até ali eram irreversíveis, então Augusto Odone volta as pesquisas para descobrir o que poderia ser feito a respeito. Depois de muitas pesquisas ele usou clipes de papel para representar a biossíntese e degradação das cadeias longas de ácidos graxos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com