TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME: O ELO PERDIDO (MAN TO MAN) – 2005.

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  3.806 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL

PROFESSOR: EMMANUEL BASTOS

ALUNO: GILMARCOS DA SILVA NUNES

RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME: O ELO PERDIDO (MAN TO MAN) – 2005.

        Lançado em 2005 e dirigido por Régis Wargnier, o filme O Elo Perdido aborda sobre a questão do etnocentrismo, trazendo à reflexão a questão das consequências da desumanização do “outro”, que por sua vez é enxergado como o “diferente” e por isso, é tratado como inferior. O filme é uma ótima produção que retrata uma pesquisa específica que aconteceu no século XIX, em meados de 1870.

        A pesquisa tinha como finalidade explicar a origem humana, para isso três cientistas, Jamie Dodd, Alexander Auchinleck e Fraser McBride investiam todos os seus esforços para estudar um casal de pigmeus, Toko e Likola, que foram capturados após uma perseguição em uma floresta, onde foram capturados por Dodd e uma antropóloga, Elena Van Den End.

        A pesquisa supracitada, quer encontrar alguma resposta que venha reforçar a teoria do Evolucionismo, acreditando que os pigmeus são o elo perdido na evolução humana.

        Para fundamentar a teoria, os cientistas começas pesquisar as medidas faciais e do crânio dos “objetos de estudo”.

        A partir do seu relacionamento próximo aos pigmeus, Dodd acaba se apegando a Toko e a Likola, o que gera um desentendimento com seus outros dois colegas de pesquisa, pois para Dodd os pigmeus demonstraram inteligência e sentimentos humanos. De imediato, ele se torna vítima da segregação dos amigos e do escárnio da comunidade científica da época. O que não é muito diferente dos dias de hoje, no meio acadêmico, científico e outros que, quando querem e não conseguem refutar alguma teoria ou lei, ou até mesmo um posicionamento contrário, isolam, separam, segregam.

        Os personagens que representam o mundo científico no filme, reproduzem as influências do contexto histórico da época, o que também se mostra na busca pela origem humana, que tem sua influência e base na teoria da evolução de Darwin, que modificada e aplicada à sociedade, justificava pesquisas e métodos desumanos como os sofridos por Toko e Likola. Nesse contexto, até mesmo o imperialismo econômico exercido pela Europa está justificado nesse darwinismo social, pois como há neste uma escala para evolução humana, a superioridade, obviamente, é atribuída a quem e pelos olhos de quem constrói tal teoria, enquanto que a inferioridade na classificação das sociedades humanas, e até mesmo a origem dessa escala, é direcionada ao “exótico”, como é demonstrado no filme ao se buscar pelo elo perdido em outro continente.

        A ciência também é demonstrada como tendo grande importância, vemos isso através da atitude de Alexander e Fraser, que para não arriscarem perder a apresentação à academia, novamente aprisionam Toko e Likola durante a noite para apresenta-los acorrentados, o que também atenderia à imagem de selvagens por eles atribuída. Diante disso, vemos que para seus fins, a ciência ultrapassava qualquer limite, incluindo o dos direitos humanos, o que resultava a crueldade aplicada no caso dos pigmeus, tudo em nome do dito avanço científico. Seria avanço mesmo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com