TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Filme o Óleo de Lorenzo

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  7.609 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica: Filme “ O Óleo de Lorenzo”

        O filme “O óleo de Lorenzo” conta a história da família Odone, Augusto e Michaela, que após um período de três anos na Africa, retornam para os Estados Unidos e de repente veem suas vidas, até então, “normais” mudar com a mudança de comportamento do menino Lorenzo, que a época tinha apenas 6 anos de idade.

        A doença vai fazendo que cada vez mais o menino perca suas funções motoras corporais e diante desta situação, seus pais entram numa intensa busca pela compreensão e cura da doença, procurando vários médicos, porém a medicina ainda não possui conhecimentos suficientes para curar essa doença. Após a realização de exames, o diagnóstico aponta para uma doença degenerativa rara chamada Adrenoleucodistrofia (ALD).

        Diante da situação, Michaela Odone, mãe do menino Lorenzo, se desespera e sente-se culpada, pois descobre que a doença é hereditária, transmitida de mãe para filho, assim, Lorenzo a herdou dela. A decepção torna-se ainda maior quando os pais de Lorenzo descobrem que não há remédios para a doença.

        É possível identificar na medicina da época, a ausência de conhecimentos sobre aquela doença, isso indica que, naquele momento, a medicina não era suficiente, fato que não poucas vezes se repete. Isto pode mostrar o quanto o conhecimento científico, em parte, é insuficiente para solucionar problemas da humanidade. Por outro lado, surge a problemática e com ela a necessidade de obter-se mais conhecimentos. Assim, o casal Odone, procura com suas próprias forças e recursos, a cura para a doença de Lorenzo.

        O trabalho em busca da cura leva o casal a realizar pesquisas e descobertas, há também, um momento em que eles visitam uma ONG, mas percebem que ali as pessoas estão preocupadas apenas em consolar os familiares de pessoas com a doença, amenizando assim a dor e facilitando a aceitação do problema, consequentemente morte.

        Percebendo que dietas e tratamentos indicados pelos médicos, não tem produzido bons resultados, Augusto Odone começa então sua saga em busca da cura da ALD. Augusto entende que é preciso compreender a forma de atuação da doença e vai em busca de qualquer literatura para obter conhecimento científico útil que o ajude a entender a doença e sua atuação sobre o corpo humano. Aqui é possível perceber a busca pela racionalização (ciência), mas antes de buscar a ciência, ele usa a observação dos resultados da dieta receitada pelos médicos.

        Ainda usando a racionalização, método científico, ele formula hipóteses e vai à busca de respostas para os questionamentos gerados. A primeira “hipótese” formulada, foi gerada a partir de uma pia, por ela, ele pode entender que mesmo depois de cortar as gorduras saturadas da alimentação, os níveis de gorduras saturadas no sangue não diminuíam, havia uma maior produção de gordura, impossibilitando a normalidade dos níveis. Depois, através de clips, ele percebeu que as enzimas eram iguais e realizou a experimentação, unindo clips, caracterizando a segunda hipótese. Finalmente foi em busca da regeneração da mielina, a partir de células nervosas.

        Durante as pesquisas Augusto descobre um óleo a base de oliva e faz a experimentação na tia do menino e posteriormente no próprio Lorenzo, mas descobre que o óleo não cura a doença, apenas estabiliza os níveis de gorduras.

        Finalmente ele consegue uma mistura de ácidos que diminui os efeitos da doença e faz com que seu filho retome alguns comandos como comunicação através de sinais e engolir a sua própria saliva.

        Através deste filme podemos compreender um pouco da investigação científica e apropriação do conhecimento. Os métodos adotados no estudo, foram os caminhos utilizados para alcançar o objetivo, isto é, a cura. No caso apresentado, o problema tornou-se maior por não haver medicamentos e pela ineficiência da ciência medicinal, o que nos mostra que a medicina, assim como qualquer outra ciência, é limitada e falível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com