TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

El Salvador

Artigo: El Salvador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

El Salvador

El Salvador ou oficialmente República de El Salvador, é um país da América Central. Faz fronteira com o Oceano Pacífico, a sul, a Guatemala a oeste e Honduras para o norte e leste. Sua região oriental fica na costa do Golfo de Fonseca, em frente a Nicarágua. É o menor país da América Central. Sua capital e maior cidade é San Salvador.

O território de El Salvador compreende o que antes era a província de Sonsonate, o qual juntou-se ao município de San Salvador, formando a maior parte do território atual do país. Ambas as províncias ganharam a independência da Espanha, em 1821, pela Capitania-geral da Guatemala, e em 1824 se fundiram para formar o "Estado de El Salvador", como parte dos Estados Unidos da América Central. Em tempos pré-colombianos, houve um importante núcleo indígena conhecido como o Senhorio de Cuzcatlán, que significa "Lugar de jóias ou colares", na língua nahuatl.

Economia

Apesar de ser o menor país da América Central em termos geográficos, El Salvador possui a terceira maior economia da região. Com um PIB per capita aproximado em 7.300 dólares americanos, o país pertence à faixa de renda média-baixa. A inflação em 2010 foi em torno de 0,8% e a taxa de desemprego em torno de 7%. De acordo com o Banco Mundial El Salvador ocupa o 86° lugar para se fazer negócios. A economia do país se concentra primordialmente em serviços 60%, industria 29% e agricultura 11%.

Demografia

A população de El Salvador gira em torno de 6,2 milhões de pessoas. Cerca de 90% é mestiça (mistura de ameríndios e espanhóis), uns 9% são brancos, e somente 1% são indígenas puros. Poucos ameríndios mantiveram seus costumes, tradições e línguas.

A língua espanhola é virtualmente falada por todos os habitantes. A maioria da população salvadorenha é católica romana (57% da população, apesar do crescimento dos grupos protestantes (atualmente em 21%).

A capital do país, San Salvador, tem cerca de 2,1 milhões de pessoas. 64% da população vive em áreas urbanas, este número crescendo a uma taxa de 1,4% / ano.

Pirâmide etária (est. 2010)

• 0-14 anos: 31%

• 15-64 anos: 63%

• 65 anos ou mais: 6%

Taxa de crescimento demográfico anual: 0,318% (est. 2011)

Religião

Percentagem da população do El Salvador por afiliação religiosa:

Católicos Protestantes Sem/Outras

57,1 % 21,2 % 2,3 %

Cultura

Data Nome em português Nome local Observações

1 de Janeiro

Ano Novo

Año nuevo Início do novo ano civil

1 de Maio Dia do trabalho Día del trabajo Em honra às pessoas trabalhadoras da nação

Primeira semana de Agosto Festas de Agosto Fiestas agostínas

15 de Setembro

Dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com