TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SGA- Ambiental

Dissertações: SGA- Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECO

(UNOCHAPECÓ)

Engenharia Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental

Igor Antonio Zanella

Chapecó – SC, Agosto de 2014

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ

(UNOCHAPECÓ)

Curso: Engenharia Mecânica

Disciplina: Engenharia Ambiental

Professora: Sidinei Wottrich

Engenharia Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental

Trabalho entregue ao Professor Sidinei Wottrich da disciplina de Engenharia Ambiental.

Chapecó – SC, Agosto de 2014.

1. Introdução

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) surgiu pela necessidade do ser humano organizar melhor suas diversas formas de se relacionar com o meio ambiente. O termo gestão ambiental é bastante abrangente, é utilizado para definir ações ambientais em determinados espaços geográficos, como por exemplo: gestão ambiental de bacias hidrográficas, gestão ambiental de parques e reservas florestais, gestão de áreas de proteção ambiental, gestão ambiental de reservas de biosfera e outras tantas modalidades de gestão que incluam aspectos ambientais.

A sociedade a cada dia que passa se preocupa com a questão ambiental e com a utilização dos recursos naturais que com o tempo irão extinguir, por isso vem à necessidade de elaboração de leis ambientais que restringem não só as empresas, mas o ser humano que se conscientize com a emissão de poluentes, disposição de resíduos sólidos e líquidos, à emissão de ruídos entre outros.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um processo voltado a resolver e prevenir os problemas de caráter ambiental, com o objetivo de desenvolvimento sustentável.

Segundo a NBR ISO 14001, como a parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e recurso para aplicar, elaborar, revisar e manter a política ambiental da empresa.

2. Sistema de Gestão Ambiental ISO 1400/ 14001

A norma ISO 14000 - inicialmente elaborada visa o manejo ambiental, que significa o que a organização faz para minimizar os efeitos nocivos ao ambiente causados pelas suas atividades. O objetivo da ISO 14000 é fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental. Ela é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais.

Um SGA oferece ordem e consistência para os esforços organizacionais no atendimento às preocupações ambientais através de alocação de recursos, definição de responsabilidades, avaliações correntes das práticas, procedimentos e processos.

O processo de implementação de um SGA, consta em 4 fases:

• Definição;

• Planejamento;

• Instalação;

• Auditoria e certificação;

Os Sistemas de Gestão Ambiental permitem as empresas, de forma imediata:

• Segurança, na forma de redução de riscos de acidentes, de sanções legais, etc;

• Qualidade dos produtos, serviços e processos;

• Economia e/ou redução no consumo de matérias-primas, água e energia;

• Mercado, com a finalidade de captar novos clientes;

• Melhora na imagem;

• Melhora no processo;

• Possibilidade de futuro e a permanência da empresa;

Um dos princípios fundamentais da Produção Limpa é a prevenção de poluição. Como exemplo da ênfase dada pelo modelo de gerenciamento da ISO 14001 no controle de poluição. Segundo a ISO 14001, prevenção de poluição é o "uso de processos, práticas, materiais ou produtos que evitem, reduzam ou controlem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com