TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seqüências de mutações

Tese: Seqüências de mutações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

vConsequências das mutações

Um dos mecanismos que permitem a acção da selecção natural – concentrar em uma população indivíduos com uma maior frequência de genes favoráveis é as mutações.

As mutações provocam uma variação genética que fornece novas características que, se forem vantajosas vão acumular-se resultando em mudanças evolutivas adaptativas, se forem prejudiciais a sua frequência será cada vez mais reduzidas ao longo das gerações. São as mutações juntamente com a separação aleatória de cromossomas homólogos e fenómenos de crossing-over que permitem variações dentro de uma mesma espécie, por exemplo, tamanhos diferentes de asas, diversidade de cores, etc.

Hoje em dia, as mutações são a causa da maior parte dos nados-mortos e de alguns nados-vivos. Elas causaram organismos inexequíveis à vida humana ou indivíduos com várias alterações fenotípicas.

O que causa as mutações?

As mutações podem ser espontâneas, ou seja, quando as causas que deram origem à mudança no DNA são desconhecidas, ou induzidas e neste caso as razões que causaram a modificação no DNA são conhecidas. As mutações espontâneas ocorrem numa proporção de 1/106 a 1/105 por cento; no entanto se conseguirmos provocar uma mutação ela irá ocorrer numa frequência superior porém, ainda não é possível direccioná-la no sentido desejado.

As mutações podem ser causadas por agentes mutagénicos. Estes podem ser de origem química ou física.

Os agentes de origem física podem ser: a temperatura – a “simples” variação de 10ºC pode aumentar a taxa de mutação em certos seres vivos – as radiações – são exemplos os raios X, alfa, beta e gama.

Quais são os diferentes tipos de mutações?

Podemos dividir as mutações em dois tipos: mutações cromossómicas ou génicas. Quando as mutações envolvem apenas um gene ou um grupo restrito de genes chamam-se mutações génicas. Quando as mutações envolvem a estrutura ou o número de cromossomas designam-se mutações cromossómicas.

Dentro das mutações cromossómicas temos as estruturais e as numéricas. Nas mutações cromossómicas estruturais há a manutenção do número de cromossomas, alterando-se apenas o arranjo e/ou os números de genes. As mutações cromossómicas numéricas podem ser poliploidias ou aneuploidias. Nas poliploidias há uma multiplicação de todos os cromossomas, no entanto, nas aneuploidias os erros da separação de cromossomas envolvem apenas um determinado par de homólogos.

As mutações podem ser consideradas silenciosas, maléficas ou benéficas.

As mutações silenciosas são mutações no DNA que não resultam numa mudança da sequencia de aminoácidos de uma proteína. Elas podem ocorrer numa região não-codificante ou num exão, de modo a não alterar a sequência amino-acídica final.

As mutações maléficas são aquelas que causam erros da sequência das proteínas, criando proteínas incompletas que podem ser parcial ou completamente não funcionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com