TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sessões Patológicas ósseas - RX

Trabalho Escolar: Sessões Patológicas ósseas - RX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 6

Sessões Patológicas Ósseas – Raio X

André Henrique C. Pereira 01310811

Larissa Cardoso Reis Cleto 50141086

Luciana Azevedo de Oliveira 01310141

Maria Maxillene de Araujo Andrade 50141124

Thais Carvalho Faria 01310787

Patologias Ósseas e Articulares

O sistema musculoesquelético é formado por músculos, ossos, articulações e estruturas como tendões e ligamentos que possibilitam o movimento do corpo e de suas partes isoladamente. As principais funções desse sistema são a sustentação do corpo, o movimento, e a proteção de órgãos internos vitais.

O sistema ósseo e articular, como parte do sistema musculoesquelético, podem sofrer com diversas patologias causadoras de deformidades que interferem diretamente na estrutura desse sistema. Em geral, podem ser causadas por deficiência de nutrientes, reações autoimunes, má formação congênita, entre outras.

Dentre as principais patologias que acometem os ossos e articulações, pode-se citar a Escoliose, caracterizada pelo desvio da coluna vertebral, a Artrite Reumatóide, resultante de reações autoimunes causando inflamação das articulações sinuviais e periféricas, e o Raquitismo, doença causada principalmente por deficiência de vitamina D essencial para fixação do cálcio na matriz mineral dos ossos.

Escoliose

É um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de “S” ou “C”. É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade. A giba costal é devido a essa rotação da vértebra com elevação da costela na convexidade da curva. O termo escoliose deriva do grego “ESKOLIOSIS” que significa "curvatura".

Essa deformidade na curvatura lateral da coluna pode ocorrer em crianças ou adolescentes previamente saudáveis e para qual ainda não há etiologia definida. Nestas crianças não há evidências de alterações neurológicas e/ou distúrbios musculares e nas radiografias não são observadas anormalidades vertebrais como aquelas escolioses congênitas, como barra ou hemivertebras.

Importante diferenciar a escoliose estrutural da atitude escoliótica. Na escoliose estrutural há uma rotação da coluna além do desvio lateral da coluna. Na atitude escoliótica não ocorre essa rotação da coluna nem a gibosidade costal apenas um desvio lateral da coluna, uma das causas por exemplo pode ser alteração do comprimento dos membros inferiores.

Radiografia da coluna:

Exames de raios X indicam se as curvaturas da escoliose são estruturais (principais) ou não estruturais (secundários). O paciente fica em pé para expor toda a extensão da coluna para a imagem de raios X em PA (posterior/anterior, ou frente e costas) e lateral (lado). Algumas vezes são utilizados raios X de curvatura lateral AP para avaliar a flexibilidade da coluna.

Diagnósticos por imagens

Uma principal finalidade da radiografia da coluna, além de avaliar toda anormalidade, faz uma análise no eixo da coluna vertebral, para detectar possíveis escolioses, verificando o tipo e medidas, que mostrarão informações sobre sua curvatura que será útil para acompanhamento da escoliose. Geralmente o Rx é o suficiente para avaliação e seguimento da escoliose, porém, exames como a Tomografia Computadorizada TC e a Ressonância Magnética RM eventualmente podem ser necessários.

.

Raquitismo

É uma doença causada pela falta de vitamina D, cálcio ou fosfato, causando desproporção entre as matrizes orgânica e mineral dos ossos e, consequentemente, um quadro de enfraquecimento e/ou amolecimento dos mesmos.

A vitamina D ajuda o corpo a controlar os níveis de cálcio e fosfato. Se os níveis desses minerais no sangue tornam-se muito baixos, o corpo, através de estímulo de feedback negativo, libera hormônios que estimulam a retirada de cálcio e fosfato dos ossos. Tal processo leva baixa taxa de mineralização dos ossos, tornando-os fracos e frágeis.

A vitamina D é absorvida através de alimentos ou sintetizada a partir de precursores produzidos na pele sob ação da luz ultravioleta que são transportados até os rins onde atuam enzimas responsáveis por converter a forma inerte da vitamina D em sua forma ativa.

A deficiência de vitamina D pode ocorrer devido a intolerância à lactose, baixo consumo leite e derivados, fatores genéticos, reduzida exposição à luz solar e síndromes de má absorção.

O raquitismo pode ser causado devido à má nutrição, com dietas com baixas quantidades de vitamina D e cálcio, pode ser causado como consequência direta de patologias que levem a baixa absorção intestinal de nutrientes relacionados à formação óssea, e também de forma hereditário, passando-se de geração a geração.

As manifestações clínicas do raquitismo dependem da etiologia, da idade de início e da intensidade, manifestando-se desde a infância até a adolescência, quando há fusão da placa de crescimento dos ossos. Os sintomas iniciais costumam ser inespecíficos, incluindo retardo ponderal, estatural, e da erupção dentária a irritabilidade, infecções de vias aéreas e sudorese cefálica são relatadas. Numa fase posterior, as deformidades ósseas são notadas nos membros inferiores, submetidos às maiores cargas, geralmente mais intensas nos lactentes do que nas crianças. Dentre outros sintomas pode-se citar fraqueza progressiva, crescimento comprometido, cãibras musculares, suscetibilidade à ocorrência de fraturas ósseas.

Para o diagnóstico dessa patologia, o médico deve relacionar o exame físico, observando se há sensibilidade ou dor nos ossos, mas não nas articulações ou músculos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com