TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Finanças Corporativas Empresa RX

Por:   •  28/12/2020  •  Artigo  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Finanças Corporativas

Módulo: On-line

Aluno: Wesley Paulino

Turma: ONL016GA-ZOGEBH08T1

Tarefa: Analisar a viabilidade econômica de um projeto e contribuir para o processo de tomada de decisão sobre o investimento nesse projeto.

Introdução

A empresa RX Investimentos está negociando o projeto de construção de um shopping center de altíssimo padrão no terreno de uma igreja. Segundo os termos da transação, a igreja cederia o terreno (que é da sua propriedade), e a empresa assumiria as despesas da construção do shopping com capital próprio, tendo o direito de explorar o empreendimento por 6 anos – pois 2 anos serão de construção, e não haverá lucro nesse período. Essa exploração só poderá ocorrer por meio do aluguel das unidades, que serão idênticas e renderão, portanto, o mesmo valor – ou seja, a RX não poderá vender as lojas (unidades).

O objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade econômica do projeto e contribuir para a tomada de decisão sobre o investimento a ser realizado.

Desenvolvimento – análise da viabilidade do projeto de construção do shopping 

Para analisar o projeto em questão, além do uso do software EXCEL, foi utilizado as funções da calculadora financeira HP 12C.

No primeiro momento, houve a disposição dos dados para entendimento da real situação colocada no problema, conforme figura 01.

[pic 2]

Figura 1 - Dados iniciais para consolidação das informações

O primeiro passo para realizar a análise dos dados foi o cálculo do VPL e da TIR utilizando a calculadora HP 12C.

Passo

Auxiliar

Função

1

-16.800.000

CHS g

CFo

2

0

g

CFj

3

24

g

Nj

4

2.656.250,00

g

CFj

5

72

g

Nj

6

4,35

i

NPV

7

f

NPV

8

f

IRR

Seguindo o passo descrito na tabela acima, encontramos o Valor presente líquido de R$4.152.134. A priori, o VPL positivo é um indicativo muito bom, e nos informa que, tendo seu valor positivo, o projeto é lucrativo. Já salta os olhos para a continuidade do estudo.

Ainda no passo demonstrado na Tabela 01, temos como taxa interna de retorno (TIR) de 4,88%.

Esse valor, se comparado ao ERM (Expectativa de Retorno do Mercado de 4,35% - calculado utilizando 1,5% + 2 + dois últimos dígitos do CPF do autor/100), é maior. A TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa gerados em cada período. Sendo usada em análise de investimentos, significa a taxa de retorno de um projeto, que neste caso é maior que a taxa praticada pelo mercado. Esses dois valores tornam o projeto em questão, bem interessante.

Como consequência desses dois valores positivos, e para corroborar com a análise, calcula-se o ILL (índice de lucratividade).

O cálculo desde índice, realizado no Excel, trata-se de uma divisão simples entre o Valor Recebido (obtido do cálculo anterior com a calculadora Financeira HP 12C) pelo custo do investimento. Teoricamente, valores maiores que 1, indicam que o projeto é viável.

No Excel, utilizamos uma função simples de divisão: “=20952134/16800000”. O retorno desta função adimensional tem valor de 1,25. Afirma-se que neste caso, o projeto é economicamente viável.

Em continuidade, usando o valor presente para realização do payback descontado, entende-se que o projeto se paga após 52,3 meses do investimento inicial, ou seja, 1,5 semana depois do 28° mês de operação das lojas do shopping.

Considerações finais

Com todos os indicadores: VPL, TIR e ILL sendo positivos e payback após o 58° mês após o investimento inicial, recomenda-se à empresa RX a realizar o investimento no negócio imobiliário.

Referências bibliográficas

ABREU FILHO, José Carlos Franco de. Finanças Corporativas – 11. Ed. – Rio de Janeiro. Editora FGV, 2012.

BRIGHAM, Eugene. EHRHARDT, Michael. Administração Financeira- Teoria e prática. São Paulo. Pioneira Thomson Learning, 2006.

FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro: produtos e serviços. QUALITIMARK. 2005.

SECURATO, José Roberto. Decisões financeiras em condição de risco. São Paulo: SAINT PAUL, 2ª edição. 2003.  

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (794.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com