TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Similonogia medica estudo dirigido 2

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

Semiologia Médica

Estudo Dirigido: Sistema Cardiovascular

(aula 2)

Ausculta normal e patológica

1) Em relação a fisiologia e anatomia cardíaca, quais conhecimentos são indispensáveis para entender a semiologia do mesmo sistema?

R: Fases do ciclo cardíaco(onda PQRST) associadas ao sentido do fluxo cardíaco; localização das vávulas (átrio-ventriculares: D-tricúspide; E-mitral); Locais anatômicos das aa. Aorta e pulmonar; Saber a localização do coração e suas estruturas na caixa torácica(lembrando que ele é móvel).

2) Quais são os 5 pontos ou foco auscultatórios básico? Cite e descreva a localização correspondente. (#fica a dica; pode ser um ex IMG!//ex radiio- de IT!)

R: Foco aórtico(segundo espaço intercostal direito); Foco pulmonar(segundo espaço intercostal esquerdo);Foco aórtico acessório(terceiro espaço intercostal esquerdo)*Foco tricúspide(quinto espaço intercostal esquerdo paraesternal) e Foco Mitral(quinto espaço intercostal esquerdo no ictus cordis ou linhaghemiclavicular esquerda).

)*[diferentão= não é vaso sg nem válvula ;]

Obs: o foco é o local onde se ouve melhor(após a estrutura) e não nela mesmo-li ke as caiza de som- é onda mecânica!

3) Quais são os pontos auscultatórios de maior irradiação? Cite o destino de cada um deles.

R: São o foco auscultatório aórtico, que irradia para região(ou ponto de irradiação) borda esternal esquerda, subclávia e carotídea e o foco auscultatório mitral, o qual irradia para a região axilar.

4) Explique anato e fisiologicamente(fisicamente) porque há irradiação do foco aórtico e do foco mitral de modo mais intenso.**

Isso acontece porque o som da pulsação aórtica(onda mecânica originada pela força da parede da artéria no sangue=Pressão!=F/A) se propaga até deus ramos(A. subclávia, A.mamária e e Aa carótidas). Enquanto a isrradiação proveniste da mitrla decorre da passagem de ondamecÂnica dentro da cavidade toráxica até axiala(o que aumenta em decúbito lateral). RIGHT?????

3) Cite as manobras de amplificação do som.

As manobras são decúbito lateral esquerdo para amplificar o som as válvula mitral e colocar o paciente sentado para as válvulas seminulares**

**Why??

4) Sistematicamente, o que se avalia na técnica de ausculta? **

Ritmo, frequência, bulhas, ruídos adicionais, sopros cardíacos e atritos pericárdio.

5) Em relação a cada item de 4) o que é preciso avalirr?

3) Cite as manobras de amplificação do som.

As manobras são decúbito lateral esquerdo para amplificar o som as válvula mitral e colocar o paciente sentado para as válvulas seminulares**

**Why??

4) Sistematicamente, o que se avalia na técnica de ausculta? **

Ritmo, frequência, bulhas, ruídos adicionais, sopros cardíacos e atritos pericárdio.

-SOPRO AMANHÃ!

Em relação a cada item de 4) o que é preciso avaliar?

5) Em relação ao ritmo cardíaco o que é preciso avaliar?

R: Sempre comparando ausculta com o pulso (junto, certo? ) , preciso verificar de ele é regular ou irregular. Além disso, se ele for irregular preciso identificar se modifica com a respiração (arritmia respiratória), se a falta de ritmo tem um padrão (extrassistolia) ou se não há padrão na irregularidade do ritmo(arritmia arrítmica).

6) Em relação à frequência cardíaca o que é preciso avaliar?

R: Devo medir a frequência cardíaca e a de pulso, sendo que devem ser iguais, cujo valores de referência são: regular(150 a 30 seg) e irregular 1-2 min???????

Isto é taquicárdico com frequência de

E bradicárdico com frequência de

FC normal 60 e 100 batidas por minuto*

7) Em relação Às bulhas cardíacas o que é preciso avaliar? Preciso saber identificar o tipo de bulha (e caracterizá-la portanto), avaliar se há variação de intensidade na bulha(compará-la nos diferentes focos ou região do precórdio*-> foi o que o Lucas destacou em aula cujo foco era aausculta, mas também devemos ver se mudou a forma e espessura e se há variação fisiológica que pode interferir na ausculta, isto é, a ausculta de variações da bulha por si só, dificilmente definirá um sintoma de alguma doença sozinha).

8) Diferencie a identificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com