TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindromé de Má Absorção

Por:   •  19/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Clínico

I.A.P., de 9 anos de idade apresenta vômitos há 5 dias. Sua irmã, que tem doença celíaca, já teve sintomas semelhantes. O crescimento dele tem sido normal, e ele não apresenta nenhum outro possível sintoma da doença celíaca, exceto constipação intermitente. O título da imunoglobulina A-transglutaminase tecidual está 5 vezes acima do limite superior do normal.

Hipótese diagnóstica?

 Doença celíaca

Exames complementares?

 IgA quantitativa

 IgG peptídeo de gliadina desamidada (DGP)

 Hemograma completo

 tipagem do antígeno leucocitário humano (HLA)

 teste de provocação com glúten

 videoendoscopia por cápsula

Diagnósticos diferenciais?

 Duodenite péptica

 Doença de Crohn

 Giardíase

 Supercrescimento bacteriano

 Espru Tropical

 Sensibilidade não celíaca ao Glúten

 Etc.

O que é Síndrome de má absorção?

Síndrome de má absorção intestinal é uma terminologia empregada para descrever o resultado, tanto de uma hidrólise ineficiente de nutrientes, a má digestão em si), quanto de defeitos na absorção intestinal pela mucosa ou no transporte de nutrientes para a circulação sanguínea e linfática.

Manifestações clínicas:

O QC é bastante variável, justamente por conta da diversificada Etiologia.

Os sintomas podem ir de manifestações clássicas, como Diarreia, Esteatorreia, Emagrecimento e Desnutrição, até manifestações mais discretas, como Flatulências e Distensão abdominal. é importante observar que também pode haver sintomas extra-intestinais, como, Anemia Ferropriva, Perda óssea, Hipodesenvolvimento Ponderoestatural e Distúrbios de Menstruação.

Resumo da Etiologia:

Podemos começar falando que, basicamente, a digestão e absorção ocorrem em 3 etapas: fase luminal, fase mucosa e fase de transporte.

Na primeira, é onde ocorrem os processos de digestão intraluminal, ou seja, na luz intestinal, na segunda fase, é onde se observam os processos de digestão complementar por enzimas na borda em escova e a absorção pela mucosa intestinal e por fim, na terceira fase, é onde os nutrientes absorvidos são transportados para a circulação sanguínea ou linfática. Portanto, a Síndrome da má absorção é uma condição que afeta uma ou mais dessas 3 fases.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com