TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Circulatório

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Circulatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 10

1- O que é mediastino? O mediastino é uma das três cavidades em que está dividida a cavidade torácica. É o espaço entre as regiões pleuropulmonares e se estende no sentido crânio caudal da abertura torácica superior (ou anterior) ao diafragma.O mediastino contém: o coração, as partes torácicas dos grandes vasos e outras estruturas importantes (por exemplo, as partes torácicas da traquéia, do esôfago, o timo, a parte do sistema nervoso autônomo e sistema linfático).O mediastino compreende em um superior, acima do nível do pericárdio, e três divisões inferiores, denominadas anterior, média e posterior. O mediastino médio contém o pericárdio e o coração. O mediastino anterior está localizado na frente do pericárdio e atrás do esterno, sendo seu principal componente o timo. O mediastino posterior está situado atrás do pericárdio. Contém entre outras estruturas o esôfago e a aorta torácica. O mediastino superior contém o esôfago e a traquéia posteriormente e anteriormente o timo e entre eles os grandes vasos relacionados ao coração e ao pericárdio.

2- Qual é a orientação do ápice do coração?

A extremidade pontuda do coração é o ápice, dirigida para frente, para baixo e para a esquerda.

3- O que é pericárdio? Qual a sua divisão e a sua função?

É um saco fibro-seroso de parede dupla, através do qual relaciona-se com o coração e as raízes de seus grandes vasos. O pericárdio é constituído por duas lâminas: a parietal e a visceral. A primeira apresenta uma porção externa e resistente, chamada de pericárdio fibroso, que é praticamente inextensível, sendo composta por uma densa camada de feixes coláge­nos e fibras elásticas.

O pericárdio parietal é revestido internamente por uma serosa. Ele envolve o coração como se fosse uma bolsa desde o ápice até a base, onde se funde com a adventícia dos grandes vasos. Inferiormente, o pericárdio fibroso confunde-se com o centro tendíneo do diafragma, ao qual está firmemente aderido formando o ligamento frenopericárdico. O pericárdio fibroso, posteriormente, é fixado por tecido conectivo frouxo às estruturas do mediastino superior, relacionando-se com a aorta torácica e com o esôfago. Em suas faces laterais adere à pleura mediastinal, exceto quando dela separado pelos nervos frênicos, formando a membrana pleuropericárdica.

A lâmina visceral ou epicárdio, está densamente aderida à superfície das câmaras cardíacas. O pericárdio seroso é um saco fechado e invaginado, sendo normalmente virtual a cavidade delimitada entre suas duas lâminas, a qual contém líquido pericárdico que lubrifica as superfícies, diminuindo o atrito durante os movimentos cardíacos.

4- O que são vasos da base?

São as principais veias e artérias do coração. Tais como veia cava superior e a veia cava inferior, artéria pulmonar direita e esquerda e artéria aorta.

5- Relacione os vasos da base com as cavidades cardíacas.

No átrio direito desemboca a veia cava superior e a veia cava inferior. No átrio esquerdo desembocam as veias pulmonares, em número de quatro (duas de cada pulmão).

Do ventriculo direito sai o tronco pulmonar, que após curto trajeto bifurca- se em artéria pulmonar direita e esquerda para os respectivos pulmões. Do ventriculo esquerdo sai a artéria aorta, que se dirige inicialmente para cima e depois para trás e para esquerda, formando assim o arco aórtico.

6- Cite as partes da artéria aorta com seus respectivos ramos.

Aorta é o nome dado à maior e mais importante artéria do sistema circulatório do corpo humano. Dela se derivam todas as outras artérias do organismo. A aorta se inicia no coração, na base do ventrículo esquerdo, e termina à altura da quarta vértebra lombar, onde se divide nas artérias ilíacas comuns. Ela leva sangue oxigenado para todas partes do corpo através da circulação sistêmica.

Aorta ascendente: é uma pequena porção desta artéria, que se inicia com a raiz da aorta (esta por sua vez comunica-se com o ventrículo esquerdo do coração), e segue até a altura do ângulo esternal, onde se inicia o arco da aorta. São ramos da aorta ascendente as artérias coronárias direita e esquerda.

Arco da aorta (ou arco aórtico): é o trecho da aorta no qual seu trajeto muda de ascendente para descendente. Neste trecho. o tronco braquiocefálico, a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda se originam.

Aorta descendente: a porção terminal da aorta, vai do arco da aorta até seu final.

Aorta torácica: vai do arco da aorta até aproximadamente o nível da 12ª vértebra torácica, onde atravessa o hiato aórtico do diafragma e se torna a aorta abdominal. Emite vários ramos, classificados em parietais e viscerais.

Aorta abdominal: inicia-se no nível da 12ª vertebra torácica e termina à altura da quarta vértebra lombar, quando se divide nas artérias ilíacas comuns direita e esquerda. Durante seu trajeto, possui várias ramificações, que também podem ser divididas em ramos parietais (artérias frênicas inferiores, lombares, ilíacas comuns e sacral mediana) e viscerais (artérias supra-renais, renais, gonadais e tronco celíaco, artérias mesentéricas superior e inferior).

7- Estabeleça diferenças entre os átrios e os ventrículos.

A principal diferença entre átrio e ventrículo está relacionada com a função desempenhada por elas. Os átrios, esquerdo ou direito são responsáveis pelo bombeamento do sangue para os ventrículos, enquanto que os ventrículos são responsáveis por bombear o sangue para os pulmões e para os demais tecidos do corpo.

8- Diferencie átrio direito e esquerdo.

O átrio direito forma a borda direita do coração e recebe sangue rico em dióxido de carbono (venoso) de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. A veia cava superior, recolhe sangue da cabeça e parte superior do corpo, já a inferior recebe sangue das partes mais inferiores do corpo (abdômen e membros inferiores) e o seio coronário recebe o sangue que nutriu o miocárdio e leva o sangue ao átrio direito. Enquanto a parede posterior do átrio direito é lisa, a parede anterior é rugosa, devido a presença de cristas musculares, chamados músculos pectinados. O sangue passa do átrio direito para ventrículo direito através de uma válvula chamada tricúspide (formada por três folhetos - válvulas ou cúspides). Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com