TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestório

Ensaios: Sistema Digestório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  8.168 Palavras (33 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 33

SISTEMA DIGESTÓRIO

INTRODUÇÃO

Após uma refeição, os nutrientes presentes nos alimentos devem chegar às células. No entanto, a maioria deles não as atinge diretamente. Precisam ser transformadas para então, nutrir o nosso corpo. Isto porque as células só conseguem absorver nutrientes simples e esse processo de “simplificação” recebe o nome de digestão.

O sistema digestório, compreende os órgãos relacionados à ingestão e assimilação de alimentos. Esses órgãos incluem:

a- O tubo digestório, um longo tudo que se estende da boca até o ânus;

b- Uma série de glândulas a ele relacionadas.

O alimento que entra no tubo digestório é triturado e decomposto em moléculas por enzimas digestivas. Depois, é absorvido, ou seja, passa para o sangue, o que ocorre na parede do tudo. A parte não digerida é eliminada. Este é o processo da digestão. Para que possa executar estas funções, o tubo digestório é constituído por uma camada interna, mucosa, de tecido epitelial, o qual contém numerosas glândulas. Estas glândulas produzem muco e partes das enzimas digestivas necessárias. Outra parte é produzida pelas glândulas anexas. O tubo contém também em sua parede uma túnica muscular, que promove os movimentos necessários para misturar o alimento e as enzimas e para a progressão do material alimentar. Além disso, o alimento deve permanecer tempos diferentes na várias partes do tubo. Assim sendo, em alguns pontos do tubo, a musculatura circular se espessa e forma os chamados esfíncteres, os quais funcionam como comportas que podem abrir e fechar, controlando o trânsito ao longo do tubo.

O tubo digestório pode ser dividido em várias partes: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. As glândulas relacionadas ao tubo digestório são: glândulas salivares, fígado e pâncreas.

Uma parte dos órgãos do sistema digestório está situada acima do músculo diafragma. É a parte supradiafranmática do tubo digestório. Esta parte compreende: boca, faringe e esôfago, além das glândulas salivares.

BOCA

A boca é a primeira parte do tubo digestório. A cavidade da boca é dividida em duas partes, o vestíbulo e a cavidade própria da boca. O vestíbulo é uma fissura limitada externamente pelos lábios e pelas bochechas e, internamente, pelas gengivas e dentes. As bochechas são constituídas principalmente pelo músculo bucinador. A cavidade própria da boca tem como limite anterior e laterais, os dente, gengivas e alvéolos dentários. Posteriormente, limita-se com a faringe, através de uma abertura, o istmo da garganta ou istmo da fauces. Seu teto é palato. O assoalho da boca é formado por um músculo chamado milo-hióideo. Ele vai do osso hioide até a mandíbula.

O palato consiste de duas partes, uma anterior, o palato duro é formado pelos ossos maxilas e palatinos. O palato mole é constituído por músculos. Da sua margem posterior, uma parte chamada úvula pende para baixo em direção á língua. O palato mole separa parcialmente a parte nasal da faringe da sua parte oral. O palato mole auxilia a fechar o istmo da faringe durante a deglutição e a formação. Ele se continua para baixo, com duas pregas denominadas arcos palatoglosso palatofaríngeo.

A cavidade da boca contém a língua e os dentes. As glândulas salivares aí desembocam.

LÍNGUA

A língua é um órgão constituído essencialmente por músculos, è coberta também por mucosa. A língua apresenta: ápice, margens, dorso, face inferior e raiz. O ápice repousa sobre os dentes incisivos. O dorso tem duas partes, a parte oral (dois terços anteriores) e a parte faríngea ( terço posterior). Na mucosa da parte oral do dorso da língua existem numerosas papilas. Estas são de quatro tipos:

1- Foliadas, inconstantes;

2- Filiformes, altas e estreitas;

3- Fungiformes, baixas e largas;

4- Valadas, largas e rodeadas, cada uma, por uma vala profunda.

As papilas valadas são em numero de 12 ou 13 somente e arranjadas em forma de V como ápice para a raiz da língua. Os órgãos do gosto, denominados botões gustativos, estão espalhados pela superfície da língua, mas são mais facilmente encontrados nas paredes laterais das papilas valadas.

Na parte faríngea do dorso existem, na submucosa, folículos linfáticos, que constituem, em conjunto, a tonsila lingual. Da parte faríngea sai uma prega mediana, em direção à apiglote, a prega glossoepiglótica. De cada lado desta prega, fica um espaço denominado valécula epiglótica.

A face inferior da língua se une ao asoalho da boca por uma prega, o frênulo da língua. A raiz da língua está presa à mandíbula e ao osso hioide. Todos os músculos extrínsecos, vasos e nervos que entram ou saem da língua o fazem através de sua raiz.

O músculo da língua são divididos em dois grupos, denominados mm. extrínsecos e mm. intrínsecos. Todos são bilaterais.

Os mm. extrínsecos são os que tem origem em outras partes e se fixam na língua. Os músculos extrínsecos são os seguintes: genioglosso, hioglosso, estiloglosso e palatoglosso. Estes músculos fixam a língua ao osso hióide, à mandíbula, aos processos estiloides do osso temporal e a faringe.

Os mm. intrínsecos da língua têm origem e se inserem na própria língua. São responsáveis pelas mudanças na forma geral do órgão. Seus feixes correm em direção longitudinal e transversal.

No assoalho da boca, na parte anterior da língua, há uma dobra ou prega na linha média denominada frênulo da língua.

A língua tem várias funções importantes: tem papel na gustação, mastigação, deglutição e fonação.

DENTES

Os dentes auxiliam o sistema digestório cortando, perfurando, triturando e dilacerando os alimentos para sua posterior digestão.

Cada dente se sobressai através dos alvéolos localizados no osso da maxila e na mandíbula. A gengiva recobre esses alvéolos ajudando, também na proteção e fixação dos dentes.

A porção de cada dente que se sobressai é chamada de coroa. Uma ou mais raízes ancoram o dente no alvéolo. Entre a coroa e a raiz existe uma parte chamada colo. Cada dente é composto na sua maior parte de uma substância calcificada camada dentina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com