TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestório

Dissertações: Sistema Digestório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 3

Vamos começar pelos componentes deste sistema? Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso (apêndice, cólon e reto).

Fonte: Sistema, 2014

Resumidamente: um indivíduo se alimenta, mastiga, o bolo alimentar passa para a faringe e é direcionado para o esôfago. Em seguida vai para o estômago e depois intestino delgado, intestino grosso e é eliminado pelas fezes. Mas durante este processo estão envolvidos diversos hormônios, enzimas, processos químicos, movimentos específicos, entre outros. Vamos estudar?

O trato alimentar abastece o corpo com um suprimento contínuo de água, eletrólitos e nutrientes. Isto requer movimentação dos alimentos pelo trato alimentar, secreção de soluções digestivas e digestão dos alimentos, absorção de água, diversos eletrólitos e produtos da digestão, circulação de sangue através dos órgãos gastrointestinais para transporte das substâncias absorvidas, e controle de todas essas funções pelos sistemas nervoso e hormonal local.

Para que vocês possam entender melhor o sistema digestório, vamos abordar sobre a anatomia e fisiologia do estômago. Ele é dividido em duas partes principais: corpo e antro.

Em termos fisiológicos, ele se divide em: porção oral, abrangendo aproximadamente os primeiros dois terços do corpo, e porção caudal, abrangendo o restante do corpo mais o antro.

Quando o alimento entra no estômago, o alimento mais recente fica mais próximo da abertura esofágica e o alimento mais antigo fica mais próximo da parede externa do estômago. Normalmente, quando o alimento distende o estômago, um reflexo específico dele reduz o tônus da parede muscular do corpo do estômago de maneira que a parede se distende, acomodando mais e mais alimento até o limite, que é de 0,8 a 1,5 litro no estômago completamente relaxado.

O estômago produz sucos digestivos, que são secretados pelas glândulas gástricas, presentes em quase toda a extensão da parede do corpo do estômago. Essas secreções entram imediatamente em contato com a porção do alimento armazenado nas proximidades da mucosa do estômago. Lembrando que enquanto o alimento estiver no estômago, ocorrem movimentos peristálticos para caminhar com ele.

Depois que o alimento presente no estômago foi bem misturado com as secreções estomacais, a mistura que passa para o intestino é denominada quimo. O grau de fluidez do quimo [que deixa o estômago] depende das quantidades relativas de alimento, água e secreções estomacais [e do grau de digestão em que tudo isso ocorreu]. A consistência do quimo deve ser semilíquida a pastosa. (ASCOLI, 2014)

Existe também outro tipo de contração intensa em nosso estômago – são contrações de fome. Estas contrações acontecem:

...Quando o estômago fica vazio por várias horas. Trata-se de contrações peristálticas rítmicas no corpo do estômago e quando estas contrações sucessivas se tornam extremamente fortes, normalmente elas se fundem em uma contração tetânica que às vezes dura por dois a três minutos.

As contrações da fome são mais intensas em indivíduos jovens, sadios, com tônus gastrointestinal elevado, e são também aumentadas quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com