TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestório

Casos: Sistema Digestório. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.534 Palavras (11 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DIGESTÓRIO

O sistema digestivo é formado por um conjunto de órgãos responsáveis pelo desdobramento e aproveitamento de substâncias alimentares que vão promover, no organismo, a manutenção das funções vitais. A esplancnologia é o estudo das vísceras.

As funções do sistema digestivo são: ingestão, que consiste na introdução do alimento; mastigação e desdobramento dos alimentos em partículas menores; secreção de sucos digestivos, responsáveis pela digestão das substâncias alimentares; absorção, passagem de partículas alimentares para a corrente sanguínea; assimilação, aproveitamento das substâncias nutritivas pelas células e eliminação dos resíduos alimentares.

O tubo digestivo está dividido em canal alimentar que compreende: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, e glândulas anexas representadas pelo fígado, pâncreas e glândulas salivares.

A boca ocupa a porção mais inferior da face estando dividida em vestíbulo e cavidade bucal propriamente dita.

O vestíbulo oral está limitado anteriormente pelos lábios, lateralmente pelas bochechas e póstero-medialmente pelos dentes e gengivas. Os lábios estão separados pela rima oral e unindo-se nas extremidades pelas comissuras labiais.

A cavidade bucal está limitada antero-lateralmente pelas arcadas dentárias, superiormente pelo palato duro, inferiormente pelo soalho da boca e posteriormente pelo palato mole que é fibro-muscular.

Observando a boca aberta numa vista anterior identificamos o palato duro que é formado pelos processos palatinos da maxila e laminas horizontais do osso palatino. O palato mole tem uma projeção mediana, a úvula palatina de onde partem dois arcos, um em direção a base da língua que é o arco palatoglosso ou pilar anterior e o outro em direção a faringe que é o arco palato-faríngeo ou pilar posterior, entre estes arcos fica situada a tonsila palatina. Entre os arcos palatofaringeos identificamos uma abertura que é o istmo das fauces que comunica a boca com a faringe.

No soalho da boca a língua é um órgão muscular que participa da deglutição, gosto, mastigação e fala, nela identificamos: face dorsal, face ventral, margens direita e esquerda e ápice. Está dividida pelo sulco terminal em uma porção posterior denominada raiz e uma porção anterior que corresponde ao dorso. O sulco terminal tem a forma de um V e no vértice deste encontramos o forame cego. Localizadas na porção posterior do dorso da língua estão às tonsilas linguais formadas por nódulos linfóides agrupados. Na porção anterior encontramos uma série de projeções que são as papilas linguais que podem ser de quatro tipos: papilas valadas dispõem-se em forma de V anteriormente ao sulco terminal com função ligada ao sabor; papilas fungiformes, no dorso e margens da língua, com função interligada ao sabor; filiformes, distribuídas pelo dorso, sua função parece ser a de aumentar a fricção entre a língua e a comida; e folheadas, nas margens da língua, com função indefinida. Na face ventral encontramos uma prega mediana que é o freio da língua.

Os dentes são órgãos formados por tecido duro, estão implantados nos alvéolos dentários dos maxilares e da mandíbula. Os dentes são divididos em raiz, coroa e colo. A espécie humana é difiodonte com uma dentição temporária, 20 dentes e outra permanente com 32 dentes. Os dentes são classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares.

As gengivas são estruturas muco periósticas de grande importância na vitalidade dos dentes.

A faringe é um órgão músculo-membranoso que está localizada posteriormente as fossas nasais, boca e laringe, e anteriormente à coluna vertebral em sua região cervical, continuando-se depois com o esôfago. Estende-se da base do crânio até a altura da sexta vértebra cervical dividindo-se em três porções:

Naso-faringe - limita-se da base do crânio até a altura do palato. Nessa região encontramos os seguintes acidentes anatômicos: óstio faríngeo da tuba auditiva, tórus tubário, pregas: salpingo-palatina e salpingo-faríngea, tonsilas faríngeas e o recesso faríngeo. O naso-faringe comunica-se com as fossas nasais através das coanas, com a oro-faringe através do istmo faríngeo e com a orelha média por meio da tuba auditiva.

Oro-faringe - vai do palato até o nível da margem superior da cartilagem epiglote. Nele encontramos: prega palatoglossa, prega palato-faríngea, fossa tonsilar, tonsila palatina, pregas glosso-epiglóticas, mediana e laterais e as valéculas glosso-epiglóticas. Comunica-se com a cavidade bucal através do istmo das fauces e inferiormente com a laringo-faringe.

Laringo-faringe - vai da epiglote até a altura da sexta vértebra cervical (margem inferior da cartilagem cricóide) e neste segmento identificamos os recessos piriformes. A laringo-faringe comunica-se com a laringe através do ádito e inferiormente vai se comunicar com o esôfago.

O esôfago é um órgão tubular que se inicia na altura da sexta vértebra cervical, atravessando o músculo diafragma ao nível de T11 ou T12 até se comunicar diretamente com o estômago através do óstio cárdia. Em seu trajeto passa pelas regiões cervical, torácica e diafragmática até penetrar no abdômen. Mede em média 25 cm de comprimento e em seu trajeto apresenta regiões estreitadas devido à compressão sofrida por órgãos vizinhos que formam os estreitamentos cricóideo, aórtico-brônquico, diafragmático e cárdico.

Separando o tórax do abdome encontramos o músculo diafragma que forma um verdadeiro septo. Os órgãos abdominais são revestidos por uma membrana serosa que é o peritônio que se desdobra em duas folhas, uma que reveste a parede abdominal, peritônio parietal e, outra que reveste a superfície das vísceras que é o peritônio visceral, as duas camadas são contínuas e entre elas encontramos uma cavidade virtual. Algumas vísceras encontram-se fixas a parede abdominal posterior por trás do peritônio parietal, são estruturas retro-peritoneais como é o caso do pâncreas e dos rins. Nas vísceras que se destacam dentro da cavidade peritoneal o peritônio que as reveste as acompanha formando uma prega peritoneal denominada de meso, por onde passam estruturas que vão irrigar e nutrir o órgão.

Dividindo-se o abdome em quadrantes, o estômago está localizado na área correspondente ao hipocôndrio esquerdo. Víscera oca ímpar sendo constituída por musculatura lisa, funcionando como bolsa reguladora da transferência do alimento ingerido para o duodeno. Sua superfície, lisa e brilhante, é devido à presença de uma membrana serosa que o envolve denominado peritônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com