TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestório - Galinha

Artigo: Sistema Digestório - Galinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  2.248 Visualizações

Página 1 de 6

Sistema Digestório

É através da ingestão de alimentos que nosso organismo retira os nutrientes necessários para construção de novos tecido e para a manutenção dos tecidos danificados esse processo só é possível graças ao sistema digestório, que é responsável por transformar os alimentos em partículas pequenas tornando possível a penetração em nossas células.

O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso e de glândulas anexas como as glândulas salivares, pâncreas e o fígado.

O processo de digestão envolve fenômenos físicos e químicos.

Os fenômenos físicos compreendem a trituração do alimento em partículas menores e seu transporte ao longo do tubo digestório. Os fenômenos químicos transformam os alimentos em seus constituintes básicos. A ação conjunta desses processos resulta em uma solução aquosa de moléculas alimentares.

A digestão tem inicio na boca onde o alimento é triturado pelos dentes e umedecido pela saliva, o sabor dos alimentos é determinado pelas papilas gustativas, localizadas na língua. Em seguida o bolo alimentar segue pela faringe, que o empurra para o esôfago, esse através de seus movimentos peristálticos empurra o alimento para o estômago. Entre o estômago e o intestino delgado existe o esfíncter pilórico, que controla a passagem entre o estômago e o duodeno, impedindo o retorno do alimento parcialmente digerido. A porção do intestino delgado localizado logo após o duodeno é chamado de jejuno e a porção anterior ao ceco, primeira parte do intestino delgado, é chamado de íleo. No estômago o alimento é dissolvido pelo suco gástrico, o bolo segue para o intestino delgado onde os nutrientes serão reduzidos a moléculas muito pequenas através do processo de digestão, apenas 5 % do processo digestivo ocorre no estômago. Para realizar todo esse processo o corpo utiliza em media 10 litros de água é através do intestino grosso que a maior parte dessa água é reabsorvida, apenas uma pequena parte dessa água é utilizada para ajudar no deslizamento do bolo fecal.

Órgãos que formam o tubo digestivo

O tubo digestivo é formado por:

o Boca

o Faringe

o Esôfago

o Estômago

o Intestino delgado

o Intestino grosso

o Ânus

As glândulas anexas são formadas por:

o Glândulas salivais

o Pâncreas

o Fígado

Boca

É a abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo. Na boca encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.

No interior e nas laterais da cavidade bucal encontra-se as glândulas salivares. Há três tipos de glândulas salivares : as parótidas ,as submandibulares e as sublinguais .elas são responsáveis pela produção diárias de cerca de um litro e meio de saliva ,que, juntamente com a mastigação ,realiza a primeira etapa da digestão .

Faringe

É um órgão comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório ou seja, pela faringe, tanto pode passar o ar durante a respiração, como os alimentos na digestão.

O fluxo de ar ou de alimentos é controlado por uma cartilagem chamada epiglote. A epiglote funciona como uma espécie de válvula da laringe, que é um dos órgãos do aparelho respiratório.

Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto que a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe e permitindo a passagem do alimento para o esôfago.

Durante a respiração, a epiglote se eleva, mantendo a laringe aberta e permitindo a passagem do ar.

Esôfago

É um tubo membranoso formado por músculos lisos e involuntários, que empurram delicadamente o bolo para o estômago por meio de contrações e relaxamentos (movimentos peristálticos). Esses movimentos ajudam a misturar os alimentos com os sucos digestivos que atuam na digestão.

Estômago

O estômago é um órgão que tem forma e volume variável. O estômago, o alimento sofre a são de pepsina, enzima digestiva produzida por glândulas da parede do estômago, que atua sobre as proteínas, transformando em moléculas menores. As glândulas da parede do estômago também produzem o acido clorídrico, responsável pelo PH ácido do estômago, esse ácido também pode matar os microorganismos que são ingeridos junto com o alimento. No estômago também há a produção de muco, responsável por proteger a parede do estômago contra a ação do suco gástrico.

A transformação química que ocorre no estômago é chamada de quimificação, processo que transforma o bolo alimentar em outra massa, denominada quimo.

Os movimentos peristálticos do estômago facilitam a atuação do suco gástrico e empurram o quimo para o intestino delgado.

Intestino delgado

O comprimento do intestino delgado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com