TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso Central

Monografias: Sistema Nervoso Central. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA NERVOSO

O sistema nervosos central capacita o organismo a perceber variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo. São os sistemas envolvidos na coordenação e das regulações das funções corporais.

O sistema nervoso e central é constituído de encéfalo e medula espinal, é responsável por processar informações. O sistema periférico é constituído por nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessa informação pelo corpo.

http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-nervoso.htm

A estrutura cerebelar possui um córtex cerebelar e substância branca, semelhante ao cérebro, contendo núcleos cerebelares.

O cerebelo processa tanto informações motoras como sensoriais no seu córtex. Ele modula a atividade motora mediante codificação de alterações da frequência de descarga de potenciais de ação dos núcleos cerebelares.

O diencéfalo atua como estação retransmissora de impulsos nervosos para o córtex cerebral. Ele é responsável pela condução dos impulsos às regiões apropriadas do cérebro onde eles devem ser processados. O tálamo também está relacionado com alterações no comportamento emocional; que decorre, não só da própria atividade, mas também de conexões com outras estruturas do sistema límbico (que regula as emoções).

O córtex cerebral, um tecido fino com uma espessura entre 1 e 4 mm e uma estrutura laminar formada por 6 camadas distintas de diferentes tipos de corpos celulares, é constituído por células neuroglias e neurônios. Além de nutrir, isolar e proteger os neurônios, as células neurôglias são tão críticas para certas funções corticais quanto os neurônios, ao contrário do que se pensavam alguns anos atrás.

As principais funções do córtex são pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção.

http://www.guia.heu.nom.br/cerebelo.htm

Meninges são o sistema das membranas que revestem e protegem o Sistema nervoso central, medula espinal, tronco encefálico e o encéfalo. A meninge consiste de três camadas: a Dura-máter, a Aracnoide, e a Pia-máter. A função primária das menínges e do Líquido cefalorraquidiano é proteger o Sistema nervoso central.

Nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura específica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal.

As fibras motoras ou eferentes dos nervos cranianos originam-se de grupos de neurônios no encéfalo, que são seus núcleos de origem.

Eles estão ligados com o córtex do cérebro pelas fibras corticonucleares que se originam dos neurônios das áreas motoras do córtex, descendo principalmente na parte genicular da cápsula interna até o tronco do encéfalo.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com