TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso Central

Trabalho Universitário: Sistema Nervoso Central. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2015  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

Definição de Sistema Nervoso Central

O Sistema Nervoso Central é o conjunto do encéfalo e da medula espinhal. Com o sistema nervoso periférico forma o sistema nervoso, e tem como função controlar o corpo. É para o SNC que vão as informações relacionadas com os sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato) e é dele que partem as ordens para os músculos e glândulas. Em anatomia, chama-se sistema nervoso central (SNC), ou neuro eixo, ao conjunto do encéfalo e da medula espinhal dos vertebrados. Forma, junto com o sistema nervoso periférico, o sistema nervoso, e tem um papel fundamental no controlo do corpo. É no SNC que chegam as informações relacionadas aos sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato) e é dele que partem ordens destinadas aos músculos e glândulas.

Definição de via superior

A via superior do Sistema Nervoso Central é o sistema nervoso parassimpático que é a parte do sistema nervoso autónomo em que os neurônios estão no tronco cerebral. Costuma ser essencialmente utilizado nas situações de relaxamento e de descanso, como por exemplo o sono.

Cerebelo: O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e pelo controle do tônus muscular e dos movimentos involuntários, bem como pela aprendizagem motora. Dependemos do cerebelo para andar, correr, pular, andar de bicicleta, entre outras atividades. É formado por 2 hemisférios - os hemisférios cerebelares, e por uma parte central, chamada de Vermis.

Bulbo: Bulbo raquidiano, bolbo raquidiano, medula oblongata, medula oblonga, ou simplesmente bulbo é a porção inferior do tronco encefálico, juntamente com outros órgãos como o mesencéfalo e a ponte, que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. A forma do bulbo lembra um cone cortado, no qual a substância branca é externa e a cinzenta interna. É um órgão condutor de impulsos nervosos. Relaciona-se também com funções vitais como a respiração, os batimentos do coração e a pressão arterial, e com alguns tipos de reflexos como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito (mais específico da área postrema). Por isso uma pancada nessa área ou a sua compressão por parte do cerebelo, que se encontra posteriormente, pode causar morte instantânea, paralisando os movimentos respiratórios e cardíacos.

Córtex Cerebral: O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios e o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. O córtex humano tem 2-4mm de espessura, com uma área de 0,22m² (se fosse disposto num plano) e desempenha um papel central em funções complexas do cérebro como na memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento. O córtex é o local de representações simbólicas, o que ele recebe é processado e integrado, respondendo com uma ação.

Hipotálamo: O hipotálamo é uma região do encéfalo dos mamífero (tamanho aproximado ao de uma amêndoa) localizado sob o tálamo, formando uma importante área na região central do diencéfalo, tendo como função regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas. O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuro hormônios sendo necessário no controle da secreção de hormônios da glândula pituitária — entre eles, liberação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com