TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Respiratório

Artigo: Sistema Respiratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Respiração é o termo utilizado para se referir ao processo de intercâmbio gasoso entre a atmosfera e o organismo. Por seu intermédio se assegura a provisão de oxigênio molecular necessário para os processos metabólicos nos organismo superiores e a eliminação do anidrido carbônico produzido nos tecidos.

Este intercâmbio gasoso se denomina hematose, para sua realização o aparelho respiratório possui um sistema de vias de condução ou vias respiratórias, uma porção respiratória a cujo nível se realizam os intercâmbios gasosos e um aparelho musculo-elástico que assegura o transporte dos gases. Aparelho respiratório humano é composto por: Vias respiratórias que compreendem as fossas nasais, a nasofaringe, a laringe, a traquéia, e a árvore brônquio-bronquiolar.

Estas estruturas esquentam, umedecem e filtram o ar inspirado antes de sua chegada à porção respiratória pulmonar. Porção respiratória do pulmão: é constituída pelo pulmão onde se encontram os bronquíolos respiratórios, os alveólos e o tecido intersticial. Nasofaringe: Na faringe se entrecruzam os condutos dos aparelhos digestivo e respiratório.

Os alimentos passam da faringe ao esôfago e daí ao estômago. O ar passa pela laringe e traquéia aos pulmões. Para evitar que os alimentos penetrem nos condutos da respiração, sempre que se deglute se aplica ao orifício superior da laringe, a nasofaringe, uma espécie de válvula chamada epiglote (movimento reflexo). Traquéia: é um tubo oco que se origina na base da laringe e termina dividindo-se ou transformando-se nos dois brônquios principais.

Sua parede consta de uma capa interna epitelial, uma capa externa de tecido conjuntivo, e uma meia capa onde se encontram os anéis cartilaginosos da traquéia, que lhe serve de sustento a fim de que a luz traquial esteja sempre aberta. Porção respiratória do pulmão: constituída pelo pulmão onde se encontram os bronquíolos respiratórios, os alvéolos e o tecido intersticial.

Dinâmica da respiração no ser humano, o processo de respiração consta de três fases. Inspiração, transporte pela corrente sangüínea e exalação. Os movimentos respiratórios de inspiração e exalação são os processos mecânicos que permitem o transporte do ar do exterior do organismo ao seu interior (inspiração) e vice-versa (exalação).

O ar penetra pelas janelas do nariz, que se abrem na cavidade nasal. Segue em frente pela faringe, laringe (contém as cordas vocais). Traquéia: a traquéia se divide em dois brônquios cartilaginosos, cada um dirigido a cada pulmão. No interior do mesmo, cada brônquio se subdivide em bronquíolos ,os quais porém, voltam a dividir-se em condutos de diâmetro cada vez menores, até as cavidades finais chamadas sacos aéreos ou alvéolos.

Nas paredes dos vasos menores e dos sacos aéreos se encontram umas cavidades diminutas chamadas alvéolos, por fora das quais se dispõe túpidas redes de capilares sangüíneos.

Nos pulmões o oxigênio passa dos alvéolos aos capilares pulmonares e o dióxido de carbono se desloca, em sentido oposto, dos capilares pulmonares ao interior dos alvéolos. Isto ocorre simplesmente pelo fenômeno físico da difusão (cada gás vai de uma região onde está mais concentrado a outras de menor concentração). Nos capilares de todos os tecidos do corpo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com