TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Respiratório Doenças Restritivas E Obstrutivas

Ensaio: Sistema Respiratório Doenças Restritivas E Obstrutivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Ensaio  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

)Defina o que ocorre com a complacência e resistência das vias aéreas no caso:

a) Da asma

b) Da pneumonia

c) Enfisema

d) Fibrose cística

Termos e entendimentos gerais sobre o assunto:

complacência pulmonar representa a capacidade que o pulmão tem para se expandir. Sendo ele um tecido elástico, esta sujeito a propriedade fundamental de toda estrutura elástica que é oferecer resistência a deformação.

Na definição clássica, a complacência se trata de uma relação entre pressão e volume. O quanto este pulmão consegue se distender para acomodar o volume de entra que esta adentrando as vias respiratórias.

Acontece que este ar em sua sequência de entrada, vai passar pelas vias e em cada um dos trajetos vai encontrar uma resistência diferente, seja pela própria conformidade da via que possui tubulação de diâmetros diferentes ou por algum empecilho causado por patologias.

a) Na asma

A asma é caracterizada por uma resistência nas vias aéreas respiratórias (de menor calibre) e pode ter um padrão obstrutivo contínuo e períodos de agravamento.

Não se sabe ao certo a causa, mais esta muito relacionado a alergias e a uma reação imunológica mais sabe-se que se trata de uma inflamação nos brônquios que então irão oferecer resistência ao fluxo na saída de ar (ar represado)

O ar vai entrar na via, mais na hora da saída o ponto de igual pressão estará ainda nas vias que não possuem cartilagens em forma de anel e então a via vai colabar antes da saída deste acontecendo o represamento.

b) Pneumonia

É uma patologia causada por um agente infeccioso ou irritante que adentra a via seja pela boca, narina ou corrente sanguínea (bactéria, fungos, vírus ou produtos químicos) e pode se instalar na região dos alvéolos ou entre eles (na região intersticial).

Durante o quadro de pneumonia, os pulmões ficaram cheios de catarro e pus e então subsequente diminuição nas trocas gasosa.

c) Enfisema

É caracterizado quando os septos inter alveolares (região de trocas entre os alvéolos) são destruídos. Neste caso, o indivíduo apresenta alvéolo bem ampliado, mais com área de troca gasosa diminuída e como característica alta complacência (complacência patológica) pela destruição da fibras colágenas e elásticas dos septos citados acima e então se perde a elasticidade. Existe a expansão mais não existe o retorno, sendo então um problema mecânico podendo ser medido no fluxo.

d) Fibrose cística

Doença hereditária onde a pessoa produz excesso de muco e este vai se acumular nas passagens respiratórias dos pulmões (obstruindo as vias respiratórias) e no pâncreas, órgão que ajuda a decompor e absorver o alimento.

2) Diferencie doenças pulmonares restritivas de obstrutivas.

Existem diferenças importantes entre elas e esta diferença é determinante para entender o que esta acometendo o paciente e qual o melhor método a ser empregado.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com